Exemplo de Particularismo Histórico

Como o Particularismo Influenciou o Marxismo na Política?

Com tempo o particularismo histórico no ambiente politico, foi se tornando uma corrente mundialmente conhecida e que passou a influenciar por diversos pensadores na época, o próprio Karl Marx, foi fortemente influenciado por esta corrente cultural que mudou a maneira com que se pensava e que se pensa em termos de politica em toda a parte do mundo.

Como o Particularismo Influenciou o Marxismo na Política?

Como o Particularismo Influenciou o Marxismo na Política?

As ideias de Marx, eram ideias altamente revolucionarias e que tenha como base por diversos pensadores dentre eles Franz, por isso se diz que o particularismo histórico, influenciou fortemente o meio politico e também influenciou a forma com que o marxismo se desenvolveu influenciando pessoas como Lenin e Mao Tsé-Tung  que fundaram em seus países por republicas comunistas e m seus respectivos locais.

Qual a Relação que Existe Entre o Marxismo e o Particularismo Histórico?

Uma das principais características que podemos ver com relação ao pensamento marxista e ao chamado particularismo histórico, está na questão da proposta como a sociedade sob a visão de Marx e Edgel achavam que deveria ser organizada.

Uma das características, pelas quais podemos conceituar em termos de particularismo histórico de modo especial quando falamos em termos de politica, é a questão do relativismo pela qual o pensador fortemente colocou em suas analises culturais.

Karl Marx, propunha em seus estudos que a sociedade fosse uma sociedade unida e distribuída por meio de categorias pre-estabelecidas , assim se supunha que ele tivera contato com Franz antes mesmo de desenvolver na filosofia, sob a visão do sistema do materialismo dialético, por isso se imagina que suas linhas filosóficas tenham sim se baseado no particularismo histórico e cultural ou culturalismo proposto anteriormente por Franz.

Como o Particularismo Histórico Influenciou nas Concepções Políticas de Karl Marx?

Karl Marx, para desenvolver por suas concepções históricas e culturais sobre a questão do socialismo que seria a base para desenvolvimento de uma nova visão cultural, que mudaria o mundo com que se conhece se baseou em diversas correntes culturais sendo que a que mais teria influenciado na formação de suas ideias de modo especial em se falando de politica teria sido o particularismo histórico.

Ao contrário do que muita gente imagina as ideias de Marx, remetiam justamente ao que se chamava e se justificava co mo sendo o particularismo politico, porém com as ideias de Franz em alta esta nova concepção foi sensivelmente afetada criando assim uma nova concepção politica e cultural.

Assim o particularismo histórico, afetou de forma muito sensível a cultura politica do marxismo trazendo assim uma nova mentalidade que seria mais tarde a base para o sistema comunista, que mudou radicalmente o mundo como se conhece bem como as suas concepções.

Por isso, se diz que este movimento cultural tão importante teve como base sem sua influencia a chamada cultura politica, que mudou de forma muito  intensa graças a as contribuições que este movimento propôs ao longo do século XXI.

Entendendo o Particularismo Histórico:

O particularismo histórico foi um movimento que foi fortemente desenvolvido e até mesmo feito com a intenção de discutir a questão do chamado relativismo e deu um novo formato ao chamado conceito Darwista de evolução, permitindo que o ser humano possa se desenvolver naturalmente como ser humano e permitindo que ele possa se desenvolver e mudar conforme o tempo e a história.

Este movimento, que também era conhecido como culturalismo era um movimento extremamente conservador que foi desenvolvido com a intenção de propor por uma discussão pela qual se gerou vários impactos na politica como se conhece.

Você deve estar se perguntando:

Hora Por Que que o Particularismo Histórico Afetou a Política?

A politica com toda a certeza foi o setor cultural ao qual foi mais afetado por meio deste movimento e que tem como principal característica de ser um movimento que parte do principio da existência de uma cultura e ao mesmo tem de ser um movimento pelo qual se parte da necessidade de se mudar constantemente.

Até mesmo o próprio marxismo, previa uma forte evolução neste sentido e com base nisto e nas ideias do particularismo histórico podemos estabelecer uma ligação cultural entre o particularismo histórico e a ideia do comunismo que foi proposta por Marx em seu livro o capital.

Qual a Relação das Críticas de Karl Marx com Relação a Particularismo Histórico?

Quando falamos em termos de Karl Marx, bem como em termos de criticas com relação ao particularismo histórico estamos falando basicamente de um processo critico pelo qual Karl Marx, teria feito severas criticas ao capitalismo de modo especial em seu livro o capital.

Estas criticas de Karl Marx, se baseiam justamente na ideia principal pela qual temos de particularismo histórico ou seja da necessidade cultural de se mudar quando Marx, propõe uma severa mudança no sistema capitalista como se conhece este filosofo então passa a usar a ideia do particularismo histórico.

Existe um debate muito grande nas mídias sociais, sobre o uso do particularismo ou do universalismo que é outra corrente cultural e como estas duas correntes culturais teriam sido influenciadoras do marxismo.

Antes de fazermos uma analogia entre a influencia do universalismo e particularismo no sistema ideológico marxista, é importante e até mesmo de vital necessidade que quando procuram desenvolver a ideia de particularismo histórico, que você compreenda que boa parte das criticas de deste pensador que se baseiam justamente nesta questão do desenvolvimento da ideia do particularismo histórico.

Por isso, podemos dizer que este movimento cultural o particularismo histórico, influenciou de forma muito importante o desenvolvimento da chamada cultura comunista, que é uma cultura mais fechada e baseada em ideias de coletivização, que na prática nunca tomaram nenhum tipo de forma e nunca foi aplicada em nenhum pais comunista do tempo atual.

Toda a cultura comunista, pela qual o marxismo se baseia foi então influenciada pelas ideias de particularismo histórico, pois ao mesmo tempo que se procurou por desenvolver por uma cultura de isolamento e renuncia a todos os bens materiais, se procurou por desenvolver uma cultura relativista com base em um sistema em constante mutação como por exemplo temos o caso do sistema comunista chinês.

Assim, o particularismo histórico foi a base para o desenvolvimento de diversos sistemas comunistas como se conhecem servindo portanto como um elemento pelo qual se considera como sendo de vital importância, para o desenvolvimento moderno da cultura politica.

Como o Comunismo Afetou a Chamada Cultura Política?

É importante salientar, que quando falamos de cultura politica basicamente estamos falando de uma visão cultural e histórica da questão da politica, enquanto ciência, portanto esqueça todas as ideias de corrupção ou coisa assim que você leu por ai.

O comunismo, impactou de forma extremamente violenta na questão do desenvolvimento da chamada cultura politica, trazendo uma nova ideia de desenvolvimento cultural politico com base em uma melhoria de maneira muito importante e significativa do sistema político da forma e como podemos conceituar por sistema.

Antes do comunismo subir o poder em 1917, com a Revolução Russa, basicamente o mundo era governado mediante a uma concepção cultural extremamente tradicional imposta por reis e imperadores que foram perdendo espaço no mundo de modo especial quando o comunismo foi colocado em prática na Rússia.

Com esta experiência social, esta cultura extremamente tradicional que era imposta por reis e imperadores e reis absolutistas da época e foi sendo substituída por elementos particularista históricos propostos pelo pensador e que foram sendo modificados com o tempo e a história.

Com isto se criou uma nova mentalidade em termos de cultura politica que passou a ser algo mais flexível, principalmente depois do chamado conflito ideológico entre URSS(União das Republicas Socialistas) e EUA(Estados Unidos da América), que produziu bases para formação da cultura politica como conhecemos nos dias de hoje, trazendo uma série de mudanças que foram baseadas na linha cultural de Franz.

Mesmo hoje, que não existe mais a ameaça comunista, o particularismo histórico continua influenciando de maneira muito importante e até mesmo relevante da chamada cultura comunista de países como China e Vietnã.

O Universalismo:

O universalismo, é uma corrente cultural que influenciou em menor escala a questão da formação ideológica e filosófica do marxismo trazendo uma série de implicações, na realidade esta corrente que foi a base para a formação pratica do comunismo que de nada tinha haver com as ideias que Marx apontou.

O universalismo, basicamente é o oposto do particularismo histórico que propõe ao invés de uma relativização de tudo, uma universalização ou seja que crie uma mentalidade tradicionalista extrema, trazendo uma série de problemas e danos a questão ideológica do marxismo que foi fortemente impactada com esta mentalidade.

Outra questão, pela qual também se deve ter em mente é que o universalismo é uma corrente teórica e cultural, que foi muito desenvolvida e até mesmo debatida entre os sovietes, que eram conselhos populares que foram a base para a Revolução Russa.

Uma outra questão, importante é que esta corrente se baseia em ideias e mentalidades pelas quais sempre foram defendidas pelas castas imperiais, que estavam começando a ruir na época em que o comunismo começo a ser implantado trazendo assim uma série de danos para a chamada cultura politica atual.

Por isso, que se diz que a ideia do universalismo é tida como uma ideia extremamente ultrapassada.

Universalismo X Particularismo Histórico:

Hoje em dia, com certeza as correntes culturais que mais influenciam na cultura politica atual seria o particularismo e o universalismo.

Existe nos dias de hoje uma verdadeira discussão, em torno do debate ideológico e filosófico do que representa de um lado os que defendem o universalismo ou seja a universalização da cultura como se conhece e de um outro lado os que defendem o chamado particularismo ou seja o questionamento cultural da questão toda.

Esta questão é de suma importância que passamos a analisar por se tratar de algo que ultrapassa todas as dimensões e portanto algo que afeta de forma muito significativa o desenvolvimento cultura  policito global.

A grande verdade é que tanto o universalismo, como o particularismo são correntes culturais pelas quais devem ser tidas como de vital importância para a formação e aplicação pelo menos nos dias de hoje de sistemas marxistas, gerando assim o se chama por sistema formador cultural.

A cultura comunista, após o fim da União Soviética, passou por um processo de redesenhamento, que foi feito inicialmente pelo líder chines nos anos 70, que fez reformas econômicas significativas, tornando assim a China o gigante asiático, que é hoje e mantendo o sistema comunista em pleno e total funcionamento.

Dentre estas mudanças, pelas quais podemos ressaltar e deixar como de fundamental importância está justamente a questão do desenvolvimento de uma mentalidade de forte mudança continua que o comunismo que é a  base ideológica do comunismo e uma das propostas que Marx fez em seus estudos filosóficos.

Então, para justificar tanto o uso do universalismo como do particularismo, podemos dizer que os sistemas comunistas usam a melhoria para o povo para desenvolver por sistemas comunistas cada vez mais sólidos e mais diversificados.

E o Particularismo Hoje, Como Ele Influencia os Sistemas Marxistas Modernos?

Vamos conceituar, aqui que sistema marxista seria sistema comunista:

Os sistemas comunistas atuais, são sistemas extremamente consolidados devido a uma série de negócios, que foram criados e sistemas que foram implementados com base na ideia do socialismo de mercado, que a União Soviética não fez, mas a China que segundo fontes dizem teria assumido isto e feito.

O particularismo histórico, afeta de maneira muito especial a sistemas comunistas propondo mudanças periódicas e um debate de maneira continua de ideias e ideologias, assim mesmo hoje, os sistemas comunistas modernos são baseados na nesta linha cultural teórica trazendo uma série de melhorias para a cultura do comunismo

Ainda hoje, o sistema cultural do particularismo histórico afeta e é usado como justificativa em muitos aspectos para o desenvolvimento de discussões intensas, sobre questões de mudanças como teve recentemente na China, quando se oficializou uma série de mudanças pelas quais se deve esperar da Cina na questão da economia.

Mesmo em outros países, como por exemplo na própria Coreia do Norte o particularismo se faz presente mesmo apesar do engessamento politico histórico e cultural, que remete a um atraso o particularismo histórico é presente na questão da cultura comunista e também na questão da cultua politica.

Assim, se pode dizer que o comunismo e o particularismo histórico, tem se mostrado como um excelente casal para que se promova uma série de mudanças, que devem ter em mente trata-se do chamado particularismo histórico e suas implicações na questão cultura da politica moderna mesmo até para a construção de sistemas políticos eficientes.

Desta Forma se Pode Concluir que:

  1. O particularismo cultural, é algo extremamente ligado ao Marxismo;
  2. A cultura comunista, é baseada no particularismo;

Comente!!!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Antropologia

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *