Quais as Bases e Concepções da Teoria Evolucionista da Antropologia?

Hoje vamos falar de algo pelo qual se pode e se deve ter como base em nossas discussões que consiste na forma com que se foi possível, se desenvolver a chamada teoria evolucionista, que foi um grande achado que foi feito pelo cientista Charles Darwin e que mudou radicalmente o mundo como se conhece.

Esta teoria trouxe uma série de concepções, que julgo ser muito importante e até mesmo muito necessária para o desenvolvimento de uma concepção evolucionista, sobre a questão do conceito de evolucionismo que veio justamente para isto.

O que é Teoria Evolucionista?

A teoria evolucionista, pode ser dada como uma das bases pelas quais se deve ter em mente como uma essência da antropologia moderna, pela qual se pode perceber uma facilidade no processo de desenvolvimento de concepções pelas quais se pode ter como base para o desenvolvimento de ideias culturais de desenvolvimento.

A teoria evolucionista, sob a concepção da antropologia segue a todo um processo epistemológico pelo qual se pode e alias se deve ter como forma de desenvolvimento pleno e absoluta a ideia de um processo de aculturamento com base nas chamadas teorias evolucionistas que revolucionaram campos como a própria antropologia.

Esta teoria, traz por diversas concepções que são considerados como vitais para a antropologia, pelas quais se pode e até mesmo se deve ter como base uma série de conceitos e ideias que devem ser entendidos, como algo considerado como uma verdadeira referência sobre os mais diversos e variados aspectos culturais que envolve toda a teoria evolucionista.

A teoria evolucionista, é importante que se diga que se trata de um conjunto de teorias pelos quais foram baseados nos estudos e nas descobertas feitas por Charles Darwin, que revolucionou a humanidade com suas descobertas pelas quais teve impacto não somente na biologia, como também em diversas áreas como, por exemplo na área social.

A teoria evolucionista, se divide em duas vertentes teóricas, pelas quais podemos analisar para ter uma boa base teórica de como podemos desenvolver uma ideia concreta a respeito desta teoria, temos basicamente como vertentes desta teoria:

O evolucionismo biológico, quando o cientista fez as suas observações ele notou algo que aparentemente parecia ser muito importante e que mudaria a concepções de que se tem com relação a estrutura biológica até então trata-se da questão da evolução das espécies, com base nisto se elaborou o chamado evolucionismo social.

Evolucionismo social, trata-se de uma vertente pela qual se mostra como sendo algo muito importante e até mesmo de vital necessidade que se pense, principalmente quando apelamos para o estudo da antropologia, que é uma área que tem toda uma estrutura de pesquisa voltada basicamente para o social.

Como o Evolucionismo Impactou na Teoria Antropológica?

Quando falamos em termos de evolucionismo, estamos falando basicamente de uma ideia ou mesmo de conceito que foi e ainda é muito debatido nos dias de hoje trata-se do chamado evolucionismo social, que é uma das teorias mais interessantes do momento atual trazendo assim uma série de questões que podem ser tratadas como, por exemplo temos o caso de:

  1. -Questões profunda de relacionamento humano; A teoria do evolucionismo social trouxe uma série de concepções que podem ser colocadas como um verdadeiro divisor de águas dentro dos mais diversos pontos e aspectos de diversas áreas de conhecimento. 
  2. -Quando falamos em termos de evolucionismo social, estamos partindo de ideias que serviram de base para a inspiração de grandes nomes como por exemplo Marx, que se inspirou neste tipo de ideia para desenvolver o sistema marxista que influência até mesmo grande parte das chamadas repúblicas comunistas.
  3. -Sistema antropológico; Com o sistema antropológico atual, podemos dizer que o evolucionismo social, foi um grande influenciador da questão de um novo desenvolvimento da antropologia moderna que tende a ser fortemente desenvolvida após a descoberta e o desenvolvimento de um sistema ideológico antropológico consistente.

Enfim esta ideia do evolucionismo social, foi uma ideia que influenciou de maneira muito importante e até mesmo eficiente a questão de toda a concepções antropológica e socioantropológica, que se tem do momento atual trazendo várias melhorias a curto e médio prazo e ainda traz uma série de melhorias e mudanças que podem influenciar de maneira direta e indireta não somente a concepção da antropologia como de outras áreas do conhecimento.

Comente!!!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Antropologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *