Bustos Famosos e Suas Origens

Quando uma pessoa se destaca de alguma maneira, seja política, artística ou em outro segmento, é natural que receba homenagens. Uma das maneiras mais tradicionais de reverenciar essas pessoas é através da criação de bustos. Os bustos são estátuas de personalidades que possuem cabeça, pescoço e parte do busto.

A origem desse tipo de estátua data da Grécia Antiga, em torno de 650 a.C. Os bustos representavam os valores daquela sociedade, ou seja, a valorização daqueles que tinham dado uma grande contribuição para a comunidade. A Grécia Antiga produziu inúmeros bustos que possuem um elevado valor histórico embora poucas pessoas os conheçam.

Devido ao passar do tempo as estátuas enfrentam diversas intempéries de forma a ficarem um pouco desfiguradas e assim dificilmente se reconhecer nelas as personalidades que se tentou homenagear. Muitas histórias de pessoas que possuem bustos foram se perdendo junto com as suas feições na pedra caindo assim no esquecimento.

A Importância dos Bustos

Os bustos, atualmente, são pouco valorizados pelas pessoas que circulam por praças e locais em que eles estão colocados. Em geral essa falta de apego para com as estátuas se dá por serem objetos que falam de um passado que muitas vezes é remoto e talvez até se queira esquecer.

Não se pode negar que os bustos têm importância histórica e também artísticas já que de alguma forma servem de registro de personalidades que impactaram a sociedade. Grande parte dos bustos que temos no Brasil foi construída no período da República (1889 a 1930) em todo o país e tinha como objetivo tornar o sistema republicano mais forte uma vez que a figura do imperador era muito popular ainda nessa época.

Valor de Obra de Arte

Para algumas pessoas ainda parece confuso como os bustos podem ter valor de obra de arte, porém, esse valor existe na medida que se tratam de peças num estilo que não se faz mais. O estilo dessas estátuas é chamado de acadêmico pelo fato de ser inspirado em escolas europeias e tem como principal característica se aproximar o máximo possível das feições das pessoas retratadas.

Os bustos que estão expostos nas ruas podem ser entendidos como um tipo de democratização da arte uma vez que permitem que mais pessoas tenham acesso a ela. Também podemos classificar os bustos como tipos de guardiões dos espaços públicos de maneira a impedir que haja especulação imobiliária em várias áreas que permanecem mais restritas.

Personalidades Históricas que Tem Bustos em São Paulo

A maior cidade do Brasil, São Paulo, conta com uma grande variedade de bustos espalhados pelos seus bairros e locais mais visitados. Entretanto, se você pergunta para as pessoas de quem são esses bustos dificilmente a pessoa saberá o que te responder. Os bustos são chamados, inclusive, de famosos anônimos. A seguir vamos esclarecer de quem são algumas dessas estátuas, da próxima vez que avistar uma delas já saberá.

Busto na Avenida Paulista com Consolação – Sebastián Francisco Miranda Rodríguez

O busto que pode ser visto na famosa Avenida Paulista com Consolação é de Sebastián Francisco Miranda Rodríguez que foi um militar venezuelano que viveu no período de 1750 a 1816 e que teve uma influência muito grande no processo de independência da América Espanhola. Seu busto foi colocado em São Paulo como uma homenagem ao Presidente da Venezuela, Carlos Andréz Pérez em 1978.

Busto Próximo do Parque do Ibirapuera (Zona Sul) – Gibran Khalil Gibran

Um importante escritor libanês que foi homenageado em 2010, porém, ele não morou em nosso país e aparentemente não tem nenhuma ligação conosco. A estátua que é feita de bronze foi um presente da Instituição Brasil-Líbano para a cidade.

Busto na Avenida Brigadeiro Faria Lima – José Vicente Faria Lima

Além de engenheiro civil e aeronáutico, José Vicente Faria Lima, também foi prefeito de São Paulo no ano de 1960.

Busto de John Kennedy – Barbalha, Ceará e Brasil

O presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, foi assassinado em 1963 e devido a isso recebeu homenagens, através de bustos espalhados em vários locais do mundo. No Brasil existem diversas cidades que tem bustos de Kennedy, dentre esses se destaca a da praça que leva seu nome em Barbalha, no Ceará em que vândalos estão sempre desfigurando o rosto da estátua.

O Busto Encontrado de Nefertiti

A origem e o papel que desempenhou no Antigo Egito é um mistério que ainda permanece. Entretanto o que se sabe é que Nefertiti foi rainha da XVIII dinastia e principal esposa do faraó Amenófis IV, conhecido como Aquenáton. No dia 06 de dezembro de 1912 encontraram o busto perdido da rainha Nefertiti em Amarna.

Esse busto também é chamado de “busto de Berlim” por ter sido encontrado na capital alemã. A descoberta do busto foi de responsabilidade de uma equipe da Sociedade Oriental Alemã (Deutsche Orient Gesellchaft) que era liderada por Ludwig Borchardt (1863-1938). O busto foi encontrado na zona residencial do bairro sul da cidade na casa e oficina de um escultor chamado Tutmés.

O busto da rainha egípcia tem 50 cm de altura e é uma obra inacabada, o que fica evidente quando se observa que a escultura não possui córnea incrustada. Acredita-se que essa córnea nunca foi colocada para não causar inveja as deusas.

Polêmica do Busto de Nefertiti

Quando o busto de Nefertiti foi encontrado as regras em relação aos achados de escavações diziam que as peças encontradas deveriam ser partilhadas entre o Egito e aqueles que possuíam a licença para escavar. O busto de Nefertiti foi enviado para a Alemanha depois de ser encontrada de uma maneira que nunca ficou muito clara. O Egito alega que Borchardt, responsável pela escavação, escondeu essa peça de forma a ter retirado a mesma de maneira ilegal.

Já o pesquisador argumenta que os responsáveis pela verificação dos achados não deram importância ao busto. No ano de 1920 esse busto foi doado para o Museu Egípcio de Berlim no qual passou a ser exibido a partir de 1923 se tornando uma das principais atrações. O busto se tornou uma referência para muitas mulheres em bailes de máscaras.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *