Esculturas de Frutas

Uma técnica que nasceu na Tailândia e tem muito mais tempo do que podemos imaginar. Essa arte milenar de esculturas de frutas e legumes vem passando de geração para geração e hoje existem até cursos para quem quer aprender as técnicas.

As esculturas de frutas e legumes desde de sempre serviram para enfeitar a mesa, agora, tem virado também objeto de decoração divertido e já existem até concursos para fazer bem feito e no menor tempo possível.

Normalmente, quem está querendo transformar esculturas de frutas e legumes em uma profissão, porque dá sim para fazer isso como trabalho, procura um curso para aprender a desenvolver melhor a técnica.

Como é Um Curso de Esculturas de Frutas e Legumes

O curso é bem completo e todo ele é feito direcionado para entender e aprender a usar as técnicas usadas pelos tailandesas para fazer as esculturas de frutas e legumes. A ideia central é de transformar um alimento em uma obra de arte e para isso é necessário saber fazer ornamentação de legumes e frutas.

As esculturas de frutas e legumes são usadas para enfeitar mesas, principalmente em eventos como festas de aniversário, casamento e também em restaurantes, em ocasiões especiais.

Os cursos de esculturas de frutas e legumes é ministrado por chefs de cozinha e não se trata de nada impossível de aprender, mas também não pode ser considerado simples. É preciso ter muita atenção, paciência e paixão. De fato é se tornar um artista, porque no final são obras de arte que se consegue.

Dicas Para Quem Quer Fazer Escultura de Frutas

Para fazer uma escultura de frutas ou com legumes é sempre bom ter ótimas facas, além de palitos de dentes e descascador de legumes. Quanto maior for a sua variedade de facas, com lâminas de formas diferentes também, mais fácil será para fazer as esculturas.

Em alguns casos é necessário tirar a casca, em outros, só parte dela ou nem retirá-la. Na verdade, a casca pode ajudar a dar formas e texturas no que você pretende fazer.

O primeiro passo para quem quer fazer esculturas de frutas e legumes é aprender bem como se descasca e corta os alimentos. Vá praticando nos mais variados possíveis e também aprenda a observar bem os alimentos para pensar o que pode sair de cada um deles.

O curso serve principalmente para que o aluno ganhe mais habilidade para usar as facas. É muito importante ter segurança ao fazer os cortes.

Quem não pode fazer um curso ou não tem um por perto, encontra muitos vídeos no YouTube com ótimas dicas de esculturas de frutas e legumes, mostrando o passo a passo. Procure vídeos da escola “Carving Net School”.

Você também pode conseguir material impresso na internet que vai ajudar na compreensão da técnica, experimente o “Temple of Thai”, disponível em PDF.

Ainda falando de vídeo, tem uma aula gratuita para iniciantes no site – www.vegetablefruitcarving.com. Além de cursos em vídeo, online, a pagamento.

A Arte de Fazer Esculturas de Frutas e Legumes

No Brasil, entre muitas pessoas que praticam a escultura de frutas e legumes, algumas pessoas já começam a se destacar como verdadeiros artistas. É o caso de Milton Nisti e Marta Torres, dois chefs que entre frutas, legumes, cascas fazem fisionomias, castelos, pássaros, paisagens e tudo o mais que a criatividade deles permitem.

No caso de Marta tudo começou quando sendo dona de bufê, ela se viu obrigada a fazer decoração com frutas na mesa e foi então, através de pesquisas, que ela descobriu a arte tailandesa. Fazendo as esculturas, ela descobriu que tinha ganho um diferencial para a sua empresa.

Para se aprimorar, Marte fez um curso de Escultura em Frutas e Legumes do Senac. Ela costuma contar que a família foi obrigada a tomar muito suco por conta das esculturas que não funcionavam e para não mandar a fruta para o lixo …

Tanto prática, tantas tentativas, transformaram Marta na bicampeã brasileira de “Master Carving”, no quesito “esculturas em melancias”. Ela levou o troféu em dois anos consecutivos, 2013 e 2014.

Atualmente, Marta faz esculturas especialmente para festas, eventos de empresas e casamentos. Além de dar aulas para iniciantes. O conselho dela para quem está começando é que fazer esculturas de frutas e legumes exige muita concentração para os detalhes. Não se pode ter pressa, afirma Marta, que diz que costuma demorar entre 3 a 4 horas para esculpir em uma melancia. Na hora de dizer com qual alimento gosta mais de trabalhar ela diz que com a abóbora madura.

Milton fez um percurso diferente de Marta, pois nasceu em família de artistas, o pai é pintor de quadros e quando criança aprendeu a fazer esculturas na areia. No mundo da escultura feita com alimentos tudo começou quando ele resolveu fazer um curso de gastronomia e percebeu que podia unir sua paixão pelas esculturas. Ele costuma dizer que aplicou na gastronomia o modo de pintar quadros no uso dos temperos.

O trabalho nas frutas demorou um pouco mais e teve início quando ele foi trabalhar como chef de cozinha de cruzeiros. Com a oportunidade de trabalhar com pessoas de outros países, aprendeu com os colegas a técnica de escultura de frutas.

De volta ao Brasil, Nisti resolveu que queria se aprofundar na técnica tailandesa e acrescentar as suas habilidades. E apesar de já ser um escultor de areia, ele conta que as primeiras peças ficaram horríveis.

Outro empecilho para Milton era o preço do material, as facas necessárias, que depois ele acabou descobrindo uma ótima alternativa, um material com apelo ecológico desenvolvido no Brasil.

Atualmente, Milton Nisti divide o seu tempo entre as salas de aula, ele é professor do ensino fundamental e médio, e fazendo esculturas em frutas para eventos de redes de hotéis.

Milton se destacou entre os escultores de frutas, pois foi o primeiro a ganhar o concurso nacional “Master Carving”, fazendo escultura em melancias. Na edição seguinte, ele foi convidado a fazer parte do júri.

Quando falamos que a arte não tem fronteiras é no sentido de que tudo pode ser expresso através dela, e ainda mais além, todo tipo de matéria pode ser usado como base para o desenvolvimento de uma escultura, por exemplo. Desta vez o material em questão são frutas de verdade, onde pessoas com certo dom artístico conseguem fazer coisas extremamente incríveis com o uso delas.

Além das frutas, os legumes e as verduras também podem fazer parte de algumas esculturas. Estas servem como bom enfeite para mesas de frutas em festas, por exemplo. Animais, flores e outros objetos podem ser reproduzidos sem problemas quando uma habilidade legal se junta com a criatividade. Veja a seguir algumas fotos de esculturas feitas com frutas:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *