Esculturas de Gelo

Os casamentos tendem a chamar nossa atenção pela decoração,  comidas, e ainda pelo vestido da noiva e de suas madrinhas. Mas, os casamentos atuais têm vindo repletos de novidades, como os fingerfoods., que são aquelas comidas que pode-se comer sem usar cadeiras e mesas e ainda as manias diferenciadas de decoração, como aquelas esculturas de gelo, por exemplo.

Quando resolveu e casar, certamente não pensou em decorar sua festa com esculturas de gelo, como aquelas encontradas em filmes, não é? Há empresas especializadas nessas esculturas, como a Arte em Gelo, que executa um incrível trabalho com gelo, fazendo esculturas de todos os tipos que o cliente quiser, de jarros e animais com detalhes até nomes completos.

Como é Feito o Trabalho

Independente do estilo ou tamanho de escultura que a pessoa tenha interesse em ter, as empresas têm a responsabilidade de entregá-las embaladas e fazer o transporte em veículos refrigerados a uma temperatura de 15 graus negativos. A Arte em Gelo instala as peças em formas com reservatórios d’água, e ainda contando com uma iluminação própria. De acordo com o tamanho será a durante das esculturas, além de influir também a iluminação e o ambiente, podendo durar até 12 horas.

O Que Pode Ser Feito

As empresas responsáveis pelas esculturas em gelo elaboram peças diversas. No caso dos casamentos, costuma-se criar vasos franceses que serão decorados com folhagens e flores, bolo de gelo, casal de cisnes, bar de gelo, corações, coqueteleiras, taças, golfinhos, champanheiras, portas-garrafas letras, estátuas, e muito mais. A Arte em Gelo, por exemplo, ainda faz o aluguel de máquinas de gelo seco que trazem uma beleza a mais para sua pista de dança.

Onde Encontrar

Na cidade de São Paulo, no Bairro do Tatuapé há a Empresa Arte em Gelo, as demais podem ser encontradas via internet.

Ideia de Escultura

Além das ideias de esculturas já citadas, podemos indicar uma bem inusitada, diferente e legal: uma escultura que vem acoplada nela um tubinho interno o qual a bebida percorre. O caminho a ser percorrido pela bebida é bastante extenso, dando diversas voltas através da escultura, e esse processo faz com que a bebida servida saia bastante gelada ao fim, seguindo diretamente para o copo do convidado.

Essa ideia além de ser decorativa, ainda atrairá mais os convidados, divertindo-os. Isso pode ser feito com uma bebida e com álcool e outra sem, para que assim possa ser desfrutadas por todos, até mesmo pelas crianças.

A Novidade do Bolo de Casamento em Gelo

Há bastante tempo que o bolo de casamento é parte importante de uma celebração, sendo bastante aguardado pelos convidados, que ficam até com a água na boca à espera. Além de ser gostoso, o bolo precisa ser esteticamente bonito, pois acaba sendo parte da decoração da festa.

Nos casamentos realizados nos Estados Unidos, as esculturas em gelo são bastante tradicionais, da mesma forma em outros países da Europa. No caso do Brasil, essa ideia realmente não pegou, talvez em razão das altas temperaturas e ainda das poucas opções de empresas que temos disponível no mercado.

Entretanto, há uma tendência que tem vindo com força total: os bolos de casamento feitos em gelo. Elas são perfeitos, e são sucesso garantido nos casamentos, especialmente naqueles realizados nas grandes cidades.

Com inúmeras opções de decoração e de tamanho, fabricados com gelo cristal (que têm durabilidade maior) fazem uma composição elegante com todos os tipos de decoração. O verdadeiro bolo pode ser servido depois, diretamente através do buffet.

Duvidas Sobre as Esculturas de Gelo

– Quanto tempo a escultura é capaz de durar?

A durabilidade está associada às variáveis que podem influenciar a escultura de gelo. Elas são principalmente a luz solar que incida sobre a peça, a temperatura ambiente, a proporção da escultura, se o evento será feito num ambiente aberto ou fechado e muitas outras. De maneira geral uma escultura de gelo tende a durar aproximadamente 08 horas, de acordo com o tipo e tamanho.

– Qual o Tempo Para se Encomendar Uma Escultura em Gelo?

Como elas são feitas manualmente, e de acordo com a peça isso pode ser bastante trabalhoso, é fundamental agendar a escultura com um tempo de folga. Caso tenha dúvidas, pergunte à empresa.

– No evento, onde deve ser colocada a escultura?

As esculturas podem ser deixadas num balcão, numa mesa, ou em algo similar que tenha suporte suficiente para suportar o peso dela, e ainda abrigue suportes que fazem a drenagem da água.

– Como será entregue a escultura de gelo?

A escultura em gelo deve ser entregue em média de uma hora antes do início da festa. O transporte é feito por meio de veículos frigoríficos.

Festival de Esculturas de Gelo

Há um festival de inverno com esculturas de gelo na China, na cidade de Harbin, no qual se pode ver esculturas de gelo naravilhosas com um toque especial, de uma sofisticada iluminação que conta com milhares de luzes coloridas de LED. Os escultores fazem o acabamento das peças usando formões, picadores, e até lasers nas duas últimas semanas antes do começo da festa.

Visitando o festival você dará de cara com uma exposição de monumentos extravagantes, como construções tradicionais, dentre elas uma réplica do Empire State Building,  um Coliseu, e todas fabricadas com gelo do rio Songhua, que é congelado.

Em 2014 o festival de inverno celebrou seu 30º aniversário e se torna mais extravagante e impressionante a cada ano.

Desta vez, o grande destaque ficou por conta da imponente cópia da igreja Hallgrimskirkja, localizada na Islândia. De acordo com os organizadores do evento, a escultura de gelo é a mais alta na China, contando com 46 metros, sendo produzida a parte da junção de mais de 12.000 metros cúbicos de gelo. Caracterizado com a mais popular e famosa atração da China no inverno, o festival recebeu um público estimado em 28,5 milhões de visitantes, somente nas duas edições anteriores.

Para auxiliar aos visitantes no combate às temperaturas baixíssimas do inverno de Harbin, os organizadores montaram treze postos de bebidas bem quentes em volta do parque, oferecendo um delicioso e aquecido chá de gengibre.

Pode ter certeza que as esculturas de gelo são as mais belas já feitas até hoje por um ser humano, já que ela combina o talento, a perfeição dos traços e o bom senso com a magia do gelo. O mais incrível é que existem algumas exposições feitas em locais extremamente quentes, onde os ambientes são refrigerados para manter as esculturas em forma.

Esta é mais uma maneira muito inteligente de se mostrar um talento excepcional na parte de esculpir. Quem pode visitar um local que expõe este tipo de escultura deve ir, sem sombra de dúvida e quem ainda não tem condições poderá se deliciar com algumas imagens que encontramos, veja só:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *