Henry Moore

O artista Henry Spencer Moore nasceu no ano de 1898 em Castleford, Yorkshire e faleceu no ano de 1986 em Perry Green, Hertfordshire. Em sua carreira atuou como desenhista e escultor, o destaque do seu estilo foi o desenvolvimento de obras tridimensionais com foco figurativo tendo um passeio pela abastração.

Até hoje Moore é reconhecido por suas esculturas abstratas criadas em grande escala e feitas de mármore e bronze fundido. Através de seu trabalho ele conseguiu introduzir uma nova forma de modernismo no Reino Unido. Podemos observar em sua obra grande influência da arte mexicana pré-colombiana além do surrealismo e o construtivismo.

Biografia de Henry Moore

O britânico Henry Moore nasceu em Castleford, West Yorkshire, ele era o sétimo de oito filhos do casal Mary Baker e Raymond Spencer. O pai de Moore trabalhava como engenheiro de minas e devido a ser autodidata valorizava muito o estudo de maneira de fez de tudo para que seus filhos não tivessem que trabalhar numa mina como ele.

Já na escola infantil Henry começou a modelar em argila e esculpir em madeira. Quando tinha somente 11 anos tomou a decisão de que seria um escultor e foi então que começou a prestar mais atenção sobre as histórias das realizações de Michelangelo. Aos 12 anos de idade Moore ganhou uma bolsa de estudos na Castleford Secondary School.

Nessa escola ele teve uma professora de artes que o ajudou a aprofundar os seus conhecimentos e o encorajou a seguir a sua vocação e talento. Quando chegou a idade necessária prestou o exame para uma bolsa na faculdade de arte da sua região. Mesmo com o seu talento e vocação os pais de Henry eram contra a sua carreira de escultor, pois achavam que não lhe daria futuro. Moore se formou professor.

Henry Moore e Barbara Hepworth

Na Leeds School, Henry, conheceu a estudante de arte Barbara Hepworth com quem teria uma amizade de toda a vida. Um dos marcos do início da carreira e formação de Moore foi o fato de que ele passou a ser introduzido na temática das esculturas africanas tribais.

No ano de 1921 Moore ganhou uma bolsa no Royal College of Art de Londres, Hepworth já estava estudante lá desde um ano antes. Nessa fase de estudo Moore aproveitou para aprimorar os seus conhecimentos em arte primitiva e escultura. Nesse período os dois amigos, Hepworth e Moore, começaram a trabalhar em suas primeiras esculturas.

Os trabalhos de ambos tinham grande influência do estilo vitoriano romântico e a temática central eram as formas naturais. Em geral as obras giravam em torno de temas como animais e paisagens. Conforme o tempo passava Moore se sentia menos a vontade com produzir peças que seguiam esse conceito clássico.

Escultura Direta

Devido a esse sentimento de forte incômodo Moore passou a desenvolver um trabaloho que tinha maior influência de artistas como Jacob Epstein, Constantin Brancusi e Frank Dobson. A ideia principal desse novo trabalho era criar uma escultura direta em que as imperfeições dos materiais bem como as marcas que as ferramentas deixavam passavam a fazer parte da obra.

No ano de 1924 Moore ganhou uma bolsa para estudar durante um semestre as obras de Michelangelo e outros artistas importantes na Itália. Nessa fase Moore já havia deixado clara a ruptura com a tradição clássica, não obstante, chegou a citar mais algumas vezes o trabalho de Michelangelo como uma influência.

Volta Para Londres

Quando voltou para Londres, Moore se tornou professor na RCA e nesse posto ficou por sete anos. Como ele trabalhava como professor somente duas vezes por semana contava com um bom tempo livre para desenvolver a sua arte. No ano de 1929 Moore se casou com Irina Radetsky que era estudante de pintura da RCA e que logo se tornou a sua musa.

Logo após o casamento Moore e a esposa foram morar num estúdio em Hampstead, Londres. Nesse local havia uma colônia pequena de artistas que atraiu também Hepworth e Ben Nicholson que era o seu parceiro. Outros nomes importantes da arte também se mudaram para a região de maneira que ela se tornou um local efervescente.

Abstração

Na década de 1930 Moore passou a ocupar o posto de chefe do Departamento de Escultura na Escola de Arte de Chelsea (Chelsea School of Art). Nessa década o trabalho dele e de outros amigos artistas como Hepworth passaram a ter um estilo mais abstrato. Parte da influência por essa abstração vinha das constantes viagens para Paris em que eles tinham contato com artistas como Picasso, Jean Arp entre outros.

Com o interesse crescente pelo movimento surrealista, Moore, passou a integrar o grupo Unit One Group de Paul Nash no ano de 1933. Uma passagem interessante foi que em 1937 Roland Penrose comprou uma escultura de Moore que recebeu o nome de “Mãe e Criança” feita em pedra para colocar em seu jardim. A obra escandalizou os vizinhos e Penrose, houve intensa campanha na imprensa contra a escultura.

Guerra

No ano de 1917, Moore, foi convocado para o exército que lutou na Primeira Guerra Mundial e mesmo tendo sido ferido num ataque de gás na Batalha de Cambrai ele sempre fez questão de dizer que teve uma passagem muito tranquila pelo conflito. Durante a Segunda Guerra Mundial Moore foi espectador e ficou muito impressionado com os bombardeios de Londres e então fez uma série de desenhos dos refugiados nos abrigos antiaéreos no ano de 1940.

O Reconhecimento Internacional

No ano de 1945 Moore já era um artista bastante conhecido e devido a isso foi indicado para ser membro do Comitê de Arte do British Council. Nessa fase ele ainda foi contemplado com o título honorário da Universidade de Londres. Parte do reconhecimento do seu trabalho se deve ao contraste do uso de espaços cheios e espaços vazios em suas obras.

Como já tinha uma bagagem de observação e estudo de formas da natureza o trabalho de Moore conseguia ter integração com essa temática. O artista é tido como um dos principais escultores contemporâneos e recebeu diversos prêmios ao longo da carreira. No ano de 1983 o Metropolitan Museum de Nova Iorque criou a retrospectiva “Henry Moore: 60 anos de arte” que fez homenagem aos seus 85 anos de vida.

O escultor Henry Spencer Moore mais conhecido por Henry Moore nasceu no dia trinta do mês de julho do ano de 1898 em Castleford,West Yorkshire – Inglaterra e faleceu no dia trinta e um do mês de agosto do ano de 1986. Sua fama se deu devido a suas esculturas em bronze semi- abstratas localizadas em todo o mundo e que atualmente são obras públicas de arte. Estudou na Escola Secundária em Castleford e seu grande talento para escultura medieval foi notado rapidamente pelo diretor do colégio. Seu professor de arte foi quem deu maior incentivo para que ele seguisse a carreira de escultor.

A maioria de suas obras relata figuras humanas abstratas que relatam mãe e filho ou também figuras reclinadas. Suas obras mostram muito o corpo feminino e no ano de 1950 passou a esculpir grupos familiares. Podemos notar em suas esculturas espaços ocos ou perfurações o que ficou bem característico em seus trabalhos.

Henry Moore Obras

Conhecido por ter sido um importante escultor inglês, com grande referencia em esculturas de obras abstratas com origem britânica. A maioria de suas esculturas estão expostas em diversas cidades do mundo, como na Inglaterra por exemplo. Henry nasceu na Inglaterra no ano de 1898 e faleceu em 1986 com os seus 88 anos de idade.

Suas principais obras são:

  • Pessoa Deitada (1929).
  • Família (1949).
  • Cabeça com capacete (1950).
  • Figura Reclinada (1951).
  • O Arco (1953).
  • Tema Vertical, n° 9 (1979).
Henry Moore Obras

Henry Moore Obras

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *