Obras de Henri Matisse

Infância de Matisse

O nome de batismo de Matisse era Henri-Émile-Benoít Matisse, filho de Émile Hippolyte Matisse e Anna Heloísa Gerard. Nasceu em 31 de dezembro de 1869 em Le Cateau-Cambrésis, no norte da França, região que faz divisa com a Bélgica.

Sua família era humilde, seu pai um pequeno comerciante de grãos, a família da mãe trabalhava com couro e ela também era pintora de porcelana, mais tarde Henri Matisse contou que foi sua mãe foi quem o incentivou a ser pintor e ter facilidade com o trabalho com as cores. Henri tinha irmãos, mas não há dados de quantos, eles moraram em distintas cidades na França. Até os 17 anos de Henri em que ele foi morar na capital francesa Paris, para estudar direito.

Foi no ano de 1887 que Henri Matisse se mudou para Paris para estudar Direito, seu pai é o grande responsável por essa escolha, o pai de Henri dizia que artistas eram imprestáveis e obrigou seu filho a cursar direito. Depois de se formar foi trabalhar como  escriturário do tribunal de Cateu-Cabrési.

Por volta do ano de 1889 Matisse teve um grave problema de saúde, uma crise de apendicite que o forçou a ficar em longo repouso de recuperação. Sua mãe percebendo que ele precisava de distração lhe presenteou com materiais de pintura.

Vida de Artista

Após se recuperar do apendicite Henri Matisse abandonou o trabalho judiciário, para tristeza do pai, e resolveu estudar Artes. No ano de 1891 Matisse se mudou para Paris, novamente, para estudar Belas-Artes na Acadèmi Julian, lá estudou com pintores famosos como William-Adolphe Bouguereau e Gustave Moreau.

Em 1894 teve sua primeira filha Marguerite, com  a modelo Caroline Joblau que era sua amante. Marguerite serviu de modelo para muitas das obras do artista. Mais tarde em 1898 casou-se com Amélie Noellie Parayre com quem teve dois filhos, Jean e Pierre, Amélie também assumiu a maternidade de Marguerite.

Matisse teve sucesso no inicio de sua carreira pintando natureza morta e paisagens tradicionais, em 1896 expos quatro obras no Salão da Sociedade de Belas-Artes e teve um quadro comprado pelo governo, para residência presidencial, a obra se chamava “Mulher Lendo”.

Contudo, por volta de 1897, quando passou a apresentar uma estética impressionista em suas obras sofreu criticas dos conservadores da época assim tendo dificuldade para vender seus trabalhos. Sabe-se que em meados dos anos 1898 Matisse conheceu as obras do artista Vicent Van-Gogh, apresentadas pelo pintor australiano John Jeter  Peter Russel, foi esse artista que também apresentou a Henri a teoria das cores, conforme disse o próprio Matisse, muito presente em  suas obras.

Além de Van-Gogh, que foi muito importante, outros grandes artistas influenciaram Henri Matisse como: Rodin, Gauguin, Camille Pissarro, Nicolas Poussin, Antoine Watteau, Edouard Manet, Paul Signac, Auguste Rodin, entre outros. Por pouco tempo testou as técnicas de pintura com pontilhismo de Cézanne e Paul Signac. Também foi para Londres estudar com o pintor William Turner. Henri Matisse dedicou-se a diversas expressões artísticas além da pintura, como escultura, gravação e decoração. Teve seu próprio ateliê mas esteve sempre estudando novas técnicas e formas de arte.

Fauvismo

Após ter uma exposição em Paris, organizada pelo negociante de artes Ambroise Vollard, conheceu os artistas André Derain e Maurice Vlaminck. Juntos organizaram um movimento radical de arte denominado Fauvismo, por um crítico da época. A palavra fauvismo significa “feras selvagens” e faz referencia as cores fortes e chocantes das obras que foram apresentada em uma exposição denominada Salão de Outono, em 1906.

O Fauvismo foi um movimento de duração efêmera, porém representa um dos primeiros movimentos de arte moderna do século XX. Aconteceu entre os anos de 1905 e 1907. As obras foram recebidas com espanto pelo publico. Após o declínio do movimento Matisse tirou tempo para viajar, buscando amadurecimento de suas obras, e uma arte equilibrada, pura e serena, mesmo diante de um mundo desequilibrado que se preparava para vivenciar a primeira guerra mundial.

Artista Consagrado

As polêmicas geradas pelo movimento Fauvista impulsionaram a carreira do artista Matisse, que passou a ser alvo de interesse dos vanguardistas da época. O artista se tornou mundialmente conhecido, passou a vender muitos quadros e a fazer muitas viagens. Conheceu a Europa, África e Ásia e passou a ter referencias diferente, de suas viagens sempre comprava tecidos, tapeçarias, cerâmicas e esculturas.

Os quadros “Harmonia em Vermelho” (1908) e “Natureza Morta com Peixes Vermelhos” (1911) são consideradas as obras de transição do artista. Onde se destaca as cores fortes, os movimentos e linhas e florais decorativos. Matisse cria um estilo simples com cores chapadas, de tons fortes, sem nuances e delimitadas pelo traço. Para o pintor desenho, cor e composição são parte de um todo em uma obra, e nenhum merece maior destaque, tem de haver harmonia. Dizia que gostaria que suas obras fossem tão confortáveis como uma poltrona.

Henri Matisse Fauvismo

Henri Matisse Fauvismo

Henri Matisse e Pablo Picasso são contemporâneos, exporão juntos em 1918,  assim que se conheceram desenvolveram uma grande amizade, porém também competiam entre si, eram rivais. Picasso e Matisse são considerados dois dos maiores artistas do século XX. A obra de Matisse se diferenciava de Picasso por não haver apelo políticos, ele preferia se manter neutro e tratar de outras questões.

Em 1920 escolheu Nice, na Riviera Francesa como seu refugio, mudou-se para a cidade que o inspirou com suas construções brancas e a paisagem do mar mediterrâneo. A partir daí começou a pintar quadros de grande riqueza cromática, como na série Odaliscas.

Nos anos de 1930 não pode mais pinar com tinta óleo, por motivos de saúde, por isso passou a fazer colagens, técnica que praticou até o fim da vida. o carvão também foi um material adotado por Matisse, como pode ser visto na obra “Tete de Femme” (1931). Nesse período sua arte fica mais gráfica, em contraposição as artes plásticas.

No ano de 1941 sofre com um câncer no intestino, após operado passa a depender de uma cadeira de rodas para se locomover. Nesse período se dedica a colagem, recortava papeis coloridos e colava em grandes telas, formando assim desenhos, os papeis eram coloridos com guache, técnica denominada “découpés guaches”. Em 1949 lança o livro “Jazz” contendo suas colagens de maior destaque, no mesmo ano o Museu de Arte Moderna de Nova York, EUA, apresentou uma exposição com a retrospectiva das obras do artista.

Matisse mudou-se para Vence, na França para fazer aquele que seria seu ultimo projeto artístico. O pintor decorou a Chapelle du Rosaire, um trabalho fantástico que foi considerada sua obra-prima, pelo próprio pintor. Desenhou vitrais azuis, com florais e arabescos, e murais com finos traços pretos, acreditava que nesse momento atingiu a simplicidade, característica que buscava em suas obras.

O artista faleceu com 85 anos, em 1954. Dedicou toda sua vida a pintura e tem ainda hoje suas obras admiradas e reconhecidas.

Principais Obras De Matisse

  • Mulher lendo, 1894
  • Mesa de jantar, 1897
  • Carmelina, 1903
  • Place des Lices, 1904
  • Retrato de Madame Matisse, 1905
  • Janela aberta, 1905
  • Mulher com chapéu, 1905
  • Harmonia em vermelho, 1908
  • Música, 1910
  • A família do artista, 1911
  • Madame Yvonne Landsberg, 1914
  • A Janela, 1916
  • Meu quarto em Beau-Rivage,1918
  • Odalisca, 1923
  • A blusa romena, 1940
  • O caracol, 1953
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *