Paul Cézanne

Paul Cezanne foi um francês nascido no ano de 1839, no mês de janeiro e no dia 19. Paul, nasceu na cidade de Aix-em-Provence e sua ocupação era ser pintor, num movimento da arte chamado de impressionismo ou pós-impressionismo, pertencente à arte moderna. Paul Cezanne foi importante para a arte mundial no quesito de ter feito pinturas e ideários que fez a passagem de conceitos de arte.

A arte então passou a ser mais inovadora, diferente. Paul fez a transição base para a arte moderna, ele foi o molde artístico entre o impressionismo e o cubismo moderno, aliás, dado que morreu no ano de 1906 já aos seus 67 anos, participou do processo em si como um todo. Paul foi muito influenciado por Delacroix, que era um pintor francês também e do romantismo. Cezanne começou sua transformação com um estilo próprio, suas obras mostravam alterações artísticas, como distorções de formas e contornos, também aparecia em suas artes a questão da perspectiva sendo realmente diferenciada, ou seja, ela não era com o padrão de um para um, mas sim alterada para receber as transformações de aumento ou diminuição de volume dos objetos, da mesma forma acontecia com o peso dos objetos, claro, de forma artisticamente retratada em um padrão de arte moderno já.


O pintor então criou um estilo próprio de arte, suas representações utilizavam muito as formas redondas e padrões criados por ele mesmo para representar a perspectiva da maneira com que ele via realmente a arte. Cones, esferas, cilindros, o método de ondulação e a utilização de formas arredondadas marcou sua arte como um todo para a transição para o modernismo (cubismo).  Algumas de suas pinturas retratam muito bem o que foi explicado em cima. Um de seus retratos mais famosos e não menos importante para a transição de arte é a pintura chamada de “Banhistas”, feita em 1874 e hoje está no museu de Nova Iorque Metropolitano.

A obra “Os banhistas” retrata literalmente seres humanos tomando banho em um riacho; as formas utilizadas para retratar as árvores, a beira do rio e até os seres humanos são bem arredondadas, com toques de pincel formando formas esféricas e arredondadas, ele retrata com cores vivas a natureza, diferente tons de verde bem como a utilização de vários tons de azul para contrastar com os tons da natureza. Outra obra bem famosa de Paul se chama “Os crânios”. “Os crânios” retrata literalmente 3 crânios em cima de uma mesa marrom para amarelada, estão alinhados na horizontal em perspectiva lateral com visão frontal.

A obra também é descrita com cores diferentes para cada crânio, sendo o primeiro cinza e branco, o segundo mais amarelado, cor de mostarda e o terceiro mais bege para branco. O fundo é retratado com escuridão, não na totalidade de preto mas sim com uma luz vindo frontalmente aos crânios e dando um contraste e visão muito diferenciada à obra. A mesa é amarela e está disposta para realçar a face frontal dos crânios. A obra foi feita já no final de sua vida, no ano de 1900 e está no Instituto de Arte de Detroit.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *