Pintores e Obras: Conheça mais Sobre Portinari, um dos Maiores Pintores Brasileiros

Em um país com uma natureza exuberante e miscigenação de raças e culturas, é natural que a produção artística brasileira seja variada, com gerações de pintores cujas obras marcaram a história da arte nacional, tanto que muitos de seus trabalhos atualmente valem verdadeiras fortunas, sendo disputados à tapa por bilionários em renomados leilões de arte realizados pelo mundo.

Talvez um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos seja Cândido Portinari (1903-1962), cujas obras são famosas mundialmente, retratam os contrastes sociais do país, que intriga e fascina ao mesmo tempo, tanto que atualmente o nome do pintor virou praticamente uma “griffe” da arte plástica nacional. 

Nascido na cidade de Brodowski, município situado no interior do estado de São Paulo, estudou artes plásticas na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro, que no início do século XX era referência no estudo das artes plásticas do país.

Para completar seus estudos, Portinari visitou diversos países da Europa, como Itália, França e Espanha, onde além de ampliar seus estudos nas artes plásticas, desenvolveu seu crivo social e político, que extravasou nas suas futuras obras, como na obra “Café”, por exemplo, elaborada no ano de 1935 e foi premiada em Nova York, nos Estados Unidos.

A partir dessa premiação em Nova York, as obras de Portinari passaram a ser conhecidas em todo o mundo. Outras obras do artista que se destacaram mundialmente e que hoje valem fortunas astronômicas são: “Tiradentes”, “A Primeira Missa no Brasil” e “São Francisco de Assis”, que enfocam situações cotidianas do Brasil no início do século XX, com sua economia agrícola, a exploração dos trabalhadores negros e a mistura de raças em nosso país. 

Além de mostrar os contrastes do Brasil, Portinari também foi um ótimo retratista, tanto na pintura como nas gravuras, dentre seus retratos mais conhecidos estão: o retrato de sua mãe, o seu próprio e de seu amigo, Mário de Andrade, famoso escritor e um dos artistas que encabeçaram o movimento modernista de 1922, que revolucionou a arte brasileira, tanto na pintura, como na literatura.

Apesar de ter falecido jovem, com 59 anos, em 1962, tendo como causa aparente de sua morte por causa de uma intoxicação provocada pelos agentes químicos das tintas, Portinari teve uma produção artística intensa. De pinturas a desenhos e gravuras, o artista produziu cerca de cinco mil obras, que incluem de esboços a murais. 

Até hoje, ele é considerado o mais famoso e importante pintor brasileiro, cujas obras retratam muito do que ainda hoje existe no país: a desigualdade social, que foi tão questionada por Portinari em suas obras, como: “Retirantes”, de 1944, da Série Retirantes, que retratava migrantes nordestinos em um quadro sombrio e questionador ao mesmo tempo.

Se você deseja aproveitar as férias de verão para conhecer um pouco mais sobre as obras desse magnífico pintor, pode visitar a sua cidade natal, Brodowski, que possui um museu criado especialmente para o mais ilustre morador, que conta com um rico acervo sobre suas obras e história, inclusive com documentos e objetos pessoais, sendo um programa imperdível para quem aprecia as artes plásticas.  

O Museu Casa de Portinari está instalado na antiga residência onde o artista passou a infância e a juventude. Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – centro- Brodowski – SP. Telefone: (16) 3664-4284. Site: http://www.museucasadeportinari.org.br/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte
1.538

Função: Programação e SEO
Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG)
Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *