Pinturas com Lápis de Cor

As pinturas com lápis de cor são feitas com facilidade, pois é uma ferramenta bem fácil de manusear, permitindo fazer sombreados, tracejados e muitas outras técnicas para um resultado perfeito. Para conseguir esses efeitos com o lápis de cor existem algumas dicas como afinar bem a ponta, deitar o lápis, pintar com leveza, pintar mais forte e tudo isso vai dando vida ao desenho. Algumas pessoas criam verdadeiras obras de arte pintando com lápis de cor. Que tal conferir dicas bem interessantes abaixo?

Dicas Para Fazer Pinturas com Lápis de Cor

Você deseja fazer lindas pinturas a lápis de cor? Então vai gostar das dicas que reunimos abaixo para começar a usar esse material com maestria chegando a resultados impecáveis.

Escolhendo o Material

Há uma grande infinidade de opções de marcas de lápis de cor disponíveis no mercado sendo importante entender que tipo de pintura você quer fazer para escolher a melhor alternativa. A primeira distinção importante de fazer diz respeito aos lápis de cor escolares e profissionais. A primeira categoria se destina ao uso em ambiente escolar por crianças não tendo a mesma qualidade que as linhas profissionais.

Algumas marcas se destacam no mercado como Caran d’Ache, Derwent, Faber-Castell, Chameleon, Stadler, Koh-I-Noor entre outras. Porém, para quem está começando pode ser interessante investir em marcas com preços mais amigáveis ou na compra avulsa de lápis de cor em lojas que oferecem essa opção.

Também é válido ressaltar que algumas marcas conceituadas podem não satisfazer os seus anseios com o lápis de cor por esfarelar mais ou menos. Tudo depende do tipo de pintura e arte que você deseja fazer. Geralmente lápis produzidos na Europa tendem a ser mais esfarelentos por serem desenvolvidos para se adaptar a um clima bem diferente do nosso.

Base do Desenho

Para começar a pintar seus desenhos com lápis de cor é importante criar um traço de base, esse pode ser feito com um lápis HB ou com um lápis de cor. No primeiro caso risque com bastante suavidade para não deixar marcado, pois será bem difícil apagar depois e tente fazer linhas precisas para que o lápis de cor não se misture com o grafite ficando com um efeito acinzentado.

A segunda possibilidade é fazer o desenho usando um lápis de cor, quem usa essa técnica costuma usar o azul como base. No entanto, se você for fazer uma ilustração que irá ser colorida predominantemente por rosa pode fazer o desenho com um lápis rosa. Isso permite que o traço de base fique bem camuflado pela pintura.

Técnicas

As pinturas com lápis de cor podem ser feitas com a realização de degrade, cobertura total do papel ou com lápis aquarelável. No primeiro caso uma boa dica é posicionar o lápis de forma inclinada em relação ao papel de maneira que os pigmentos sejam adicionados aos poucos e com suavidade. Se você deseja obter uma mistura de cores com seus lápis é interessante usá-los com suavidade. Os pigmentos precisam se encontrar e se misturar.

Outra técnica que pode ser usada para colorir com lápis de cor é usá-los com o objetivo de cobertura do papel, isto é, aplicar um pouco mais de força para que pigmentem bastante. É uma forma de pintar que vai demandar mais esforço e também que pode causar dores nas mãos dependendo do tamanho da área que você deseja cobrir, mas quando feito com capricho oferece um resultado bem interessante.

Por fim, você pode usar lápis de cor aquarelável, um lápis que permite o efeito de aquarela quando água é passada sobre o pigmento. Há duas forma de trabalhar com esse tipo de lápis, a primeira delas consiste em pintar e depois passar o pincel umedecido transformando em tinta (nesse caso é interessante fazer uma cobertura suave, pois a água pode intensificar a pigmentação) ou então riscar um papel a parte umedecendo o risco para transformá-lo em tinta e então passar na ilustração.

Misturador de Cores

Uma ferramenta que pode ajudar consideravelmente no trabalho de quem quer usar diferentes lápis de cor em sua pintura é o misturador de cores. Basicamente se trata de um lápis que não possui pigmento e cuja função é ajudar a promover uma mistura mais eficiente das cores aplicadas.

Basta passa-los uma ou duas vezes sobre a pintura com cores distintas de maneira que elas fiquem bem misturadas. Também concede brilho ao desenho. Esse item pode ser difícil de encontrar no Brasil de maneira que é possível optar pela compra de um marcador blender que ajuda a fazer essa mistura de maneira eficiente gerando uma superfície lisa.

Escolha do Papel

Se você deseja uma pintura com várias camadas de lápis de cor deve dar preferência para papéis com gramatura mais elevada. Se o papel for liso será mais fácil fazer o lápis deslizar (tipo que combina bem com pinturas com sobreposição de pigmentos), no caso de papel texturizado você poderá obter um resultado mais interessante do ponto de vista de marcação da textura com a pigmentação do lápis. Nesse caso é válido usar uma técnica mais suave.

Tipos de Papéis

Tipos de Papéis

Em termos de cor o papel pode ser branco ou colorido, no entanto, pode ser que num papel de uma cor muito vibrante o lápis de cor não funcione tão bem. Esse tipo de lápis inclusive nas versões de maior qualidade não tento pigmento para depositar para cobrir algumas áreas. Você pode usar lápis pastel para a cobertura de determinadas áreas do seu desenho, esse material é interessante em especial para marcar os efeitos de luz em papel colorido.

Apontador ou Estilete?

Seus lápis poderão ser apontados usando apontador ou estilete, a opção por um ou outro depende do que é mais fácil para você e dos resultados que deseja obter. Quem gosta de desenhar usando esses lápis e/ou quer mais precisão para o preenchimento da cor na ilustração deverá deixar a ponta bem fina.

Apontando Lápis de Cor

Apontando Lápis de Cor

Com um apontador você consegue deixar a ponta bem fina, mas pode ter como custo a quebra da base de dentro do lápis. Quando isso acontece seu lápis passa a ter a ponta quebrada muitas vezes. Usando o estilete você pode deixar a ponta bem desenhada e afiada. Fique atento que você precisa ter cuidado para apontar os seus lápis com estilete para evitar acidentes.

Pintura com lápis de cor demanda treino, então dedique algumas horas por semana a fazer os seus desenhos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *