Biologia Tecidos

A parte da biologia que estudas os tecidos denomina-se histologia. Tecido é uma especialização morfológica, físico-químico e fisiológica das células. São células da mesma natureza com que se diferenciam por realizar uma função própria. É assim que autores como Grasse e Schumacher definem tecidos. Os tecidos mais importantes nos animais são o epitelial, o muscular, nervoso, sanguíneo e o conjuntivo.

Biologia Tecidos

O tecido epitelial é responsável por recobrir superfícies. Há três tipos de tecidos, entre eles o epitelial de revestimento (responsáveis pela cobertura da superfície externa do corpo e de cavidades corporais, impedindo a entrada de microorganismos) e o epitelial glandular – encarregadas de produzir e secretar substâncias importantes ao organismo.

O tecido conjuntivo tem a função de sustentação das partes moles do corpo. O muscular confere a capacidade de movimentação a vários órgãos do organismo. Já o nervoso tem por função coordenar as atividades de diversos órgãos, receber informações do meio externo e responder aos estímulos recebidos. Por sua vez, o tecido sanguíneo é encarregado da produção de células do sangue, como hemácias, leucócitos e plaquetas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Biologia
1.538

Função: Programação e SEO
Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG)
Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *