3 Projetos Divertidos com Ímãs

Para as atividades a seguir, você vai precisar de uma variedade de imãs e outros suprimentos. Em vez de fazer uma lista de materiais para você, no entanto, é sugerido que você decida qual atividade você (e seus filhos) querem fazer, e então, se abastecer a partir da lista na descrição de cada atividade.

1. Faça uma Bússola

Você irá precisar dos seguintes itens:

  • – Tigela plástica cheia de água
  • – Pino de metal
  • – Íma
  • – Cortiça
Bússola Manual

Bússola Manual

Essa experiência vai mostrar como fazer uma bússola que aponta o norte. Magnetizar o pino, segurando-o em sua mão e passando o ímã em uma única direção, a partir da base para a ponta. Levante o ímã fora da ponta e então comece novamente na base. Repita este procedimento de 25 a 30 vezes.

Agora empurre o pino com o pedaço de cortiça, para que a rolha chegue ao meio do pino, e coloque a rolha / pino na tigela cheia de água. O pino deve ter sido magnetizado o suficiente para apontar o norte.

2. Atração polar / Repulsão

Você irá Precisar dos Seguintes Itens:

  • – Dois ímãs em barra
Atração polar

Atração polar

Os ímas tem os polos norte e sul magnéticos. Dependendo de qual parte que você coloque juntos, eles vão atrair ou não suas pontas. Se você colocar os pólos magnéticos norte e sul juntos, eles se atraem. Se você colocar dois lados semelhantes juntos, tanto norte quanto o sul, eles não vão se atrair ou ainda vão se repelir. Com esta experiência, você e seus filhos vão conhecer a força de atração ou repulsão do ímã.

Coloque duas extremidades opostas juntas e você irá notar que eles instantaneamente atraem um ao outro. Agora tente forçar os dois lados norte dos ímãs juntos. Você será capaz de sentir como os pólos se repelem. Você pode fazer a mesma coisa com os lados sul e verá o mesmo efeito.

3. Ímãs Flutuante

Você irá precisar dos seguintes itens:

  • – Cinco a oito ímãs  tipo “donut” (aqueles com os buracos no meio)
  • – Uma  haste de madeira que se encaixa através dos furos do ímã
  • – Base para a haste (madeira ou massa de modelar)
Ímãs Flutuante

Ímãs Flutuante

Primeiro, determine as forças magnéticas dos ímãs de rosca e qual é o lado norte ou sul.

Lembre-se, naturalmente, que pólos opostos se atraem. Agora, coloque três ou quatro ímãs na parte inferior da haste de madeira, uma vez que está de pé. O posicionamento dos ímãs é importante: Coloque todos os ímãs com o sul na parte inferior, assim quando você empilhar os ímãs, o norte (parte superior), parte inferior do imã atrairá o fundo (sul) do lado que você colocar em cima dele.

Coloque o imã que vem com o extremo norte para baixo. Não vai atrair para o lado norte abaixo dele, assim ele vai “pairar” sobre os outros ímãs. Você pode continuar a demonstração pairando, colocando um outro ímã, lado sul para baixo desta vez, sobre a haste. Este novo magneto também vai pairar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *