A Tecnologia e a Educação

De acordo com o que estudamos, tecnologia é na verdade o conjunto de conhecimentos de que uma sociedade dispõe sobre ciências e artes industriais – incluindo-se os fenômenos sociais e físicos e a aplicação destes princípios à produção de bens e serviços.  Em outras palavras, tecnologia nada mais é do que o desenvolvimento do conhecimento de modo que o trabalho seja desenvolvido com menor esforço e com maior rendimento.

Claro que para que isso aconteça, é necessário que haja pesquisas, testes, planejamento e estudo. A tecnologia, dessa forma, transcende a dimensão puramente técnica, envolvendo estudo, pesquisa, planejamento, e capacidade de perceber.

A Importância da Tecnologia no Ensino

A Importância da Tecnologia no Ensino

Em nosso dia a dia, estamos em realidade cercados pela tecnologia, que já tomou conta da nossa sociedade hodierna.  Começando pela presença da tecnologia nos lares, por mais simples que seja o lar no qual entremos, ali perceberemos, ainda que de modo muito sutil, a presença da tecnologia. Seja na energia elétrica, seja na água encanada, seja na televisão, seja no rádio onde a família ouve seu programa radiofônico preferido, ou ainda no fogão a gás – que não deixa de ser o produto da tecnologia, ou, partindo para lares mais abastados, no aparelho de dvd, onde a família assiste seus filmes prediletos, ou nos playstations, onde as crianças brincam, ou ainda nos celulares dos membros da família, através dos quais se comunicam com seus conhecidos…

No transporte também temos a presença marcante da tecnologia… Os automóveis, cada vez mais sofisticados e com maior conforto, as motocicletas, os aviões, os ônibus, transportes ferroviários, navios…

Estudo

Estudo

Os efeitos da tecnologia na saúde também não podem deixar de ser percebidos, quando temos tantos equipamentos voltados para a manutenção da vida humana (e até animal). O desenvolvimento de vacinas, de remédios, têm permitido uma melhor qualidade de vida por parte daquelas pessoas que sofrem de alguma enfermidade. Até mesmo os portadores de câncer, hoje já tem sua dor amenizada. Já dispomos de vacinas contra muitas doenças que foram as causadoras de milhares de mortes no passado, quando tais medicamentos ainda não eram conhecidos, ou não estavam ao alcance da população.

Hoje, inclusive, a tecnologia já permite à medicina o transplante de órgãos, e até de membros. Já existe a possibilidade de movimento em próteses que outrora eram apenas toscas imitações dos membros perdidos.

No sistema educacional, mais do que nunca, dispomos cada vez mais de recursos provenientes do desenvolvimento tecnológico de nosso tempo.

As “cartilhas” são cada vez mais coloridas, mais autoexplicativas… Mais pedagógicas… As escolas já contam com televisores para transmissão de lições através de aparelhos de DVDs, e ainda contam com laboratórios de informática, onde as crianças podem ter acesso com um mundo totalmente novo e ilimitado de informações.

Tecnologia + Educação

Tecnologia + Educação

A essa entrada da tecnologia no mundo da educação, denominamos de tecnologia educacional.

Dentro da tecnologia educacional, dispomos de diversas ferramentas, às quais denominamos de recursos didáticos. Existem várias maneiras de conduzir-se uma ação pedagógica, todas, no entanto, devem conceber o aluno como agente ativo na construção de seus conhecimentos, criando condições para que este desenvolva sua capacidade crítica e possa compreender reconhecer e buscar explicações para as diferentes versões ou explicações para os problemas que estão investigando ou estudando.

Por Carlos Alberto Bächtold – Foz do Iguaçu, PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>