A Varicela

O Que é?

A varicela ou catapora é uma doença infecciosa e extremamente contagiosa, que normalmente ataca pessoas abaixo de 15 anos de idade. Seu causador é o vírus denominado Varicela-Zoster, que causa diversos tipos de infecções. Na fase inicial, tem-se a catapora bem estabelecida, há ainda a fase “latente”, na qual não há manifestações clínicas, e ainda a reativação do vírus, pois o vírus permanece em nosso organismo durante toda nossa vida em estado de hibernação. Ao ser “reativado” significa que a doença encontra-se entre um ou mais nervos sensitivos, sendo então chamado de Herpes-Zoster ou “cobreiro”.

Pensava-se que esta doença havia sido erradicada. Entretanto, tem-se notícias de vários surtos e inclusive mortes causadas por essa doença, por causa da automedicação, e da displicência dos pais para com suas crianças. Só no Paraná foram registrados mais de 12.000 casos de catapora.
Na cidade de Rio Preto foram registrados no último dia 20/10/2010 mais de 187 casos de contaminação pelo vírus Varicela-Zoster, mais conhecido como catapora.

Como é Contraída?

Antes da vacina, 90% das pessoas suscetíveis acabavam desenvolvendo a doença em sua fase inicial ou primária. No contato familiar, ocorrem mais de 80% das contaminações, sendo que somente 30% ocorrem nas escolas. É importante salientar que a contaminação dentro de casa, de uma pessoa para outra, agrava ainda mais o quadro. Após um período de 24 a 48 horas antes de surgirem as primeiras lesões no epitélio, prosseguindo até o desenvolvimento de crostas em todas as vesículas, normalmente de sete a nove dias.

Quais os Sintomas da Varicela?

Depois de estabelecidos no organismo, os vírus iniciam sua reprodução invadindo a corrente sanguínea e produzindo os sinais de infecção: febre de 38 a 39º, acompanhada por mal estar, inapetência, cefaléia. Tais sintomas são geralmente intensos, dependendo da quantidade de vírus contaminantes e da capacidade de defesa da pessoa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *