Antropologia e Serviço Social

Compreender é Auxiliar o Próximo

O Serviço Social é uma profissão regulamenta da surgiu em 1898, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A burguesia, classe social dominante na época, julgou necessária a formação de um profissional capacitado para manter o proletariado sob controle. Ainda não havia um consenso sobre as técnicas e metodologias da nova profissão, apenas a sua necessidade e por isso deu-se a regulamentação.

Antropologia

Antropologia

Pode-se dizer que esta profissão surge paralela ao desenvolvimento do capitalismo. As questões sociais relacionadas ao antagonismo entre trabalho e capital e à desigualdade social, econômica e cultural, que nasceram juntamente com a evolução do modelo de sociedade capitalista, fizeram com que o surgimento do conceito de Serviço Social se fizesse urgente.

No Brasil, a profissão chegou a ser exercida e foi regulamentada pela lei nº 3252, de agosto de 1957. Mais tarde, em 1993, a lei foi alterada e permitiu uma nova dimensão para a profissão, com normas mais sólidas e um código de ética mais elaborado. Assim, surgiam os princípios do que vemos hoje como profissional de Serviço Social.

Assistente Social

Assistente Social

Serviço Social na Universidade

O curso superior tem duração de quatro anos e qualifica o profissional em diversas áreas relacionadas ao comportamento do ser humano. Afinal, para auxiliar alguém que esteja sendo injustiçado é preciso, antes de tudo, compreender os pensamentos e comportamentos desta pessoa em seu meio social e embasar teoricamente as ações. Por isso, o assistente social passa por aulas de filosofia, política, sociologia, antropologia, psicologia, entre outras.

A antropologia (do grego anthropos – homem e logos – conhecimento), por exemplo, é a matéria que estuda o comportamento do ser humano. Compreendendo a reação de cada indivíduo em determinadas situações, o assistente social é capaz tratar um perfil do paciente e auxiliá-lo de maneira mais fácil.

Em resumo, o assistente social é um profissional que, através de pesquisas e análises da realidade social, formula e executa políticas sociais que buscam a preservação e ampliação dos direitos humanos e da justiça. O assistente social pode exercer suas atividades em diversos ramos, como hospitais, escolas, conselhos de direito, movimentos sociais e serviços de proteção judiciária.

Serviço Social

Serviço Social

Não se pode ter uma vivência de serviço social sem entender a antropologia. É ela quem embasa todo o conhecimento deste profissional e através de conhecimentos prévios, guia o profissional em suas ações.

No Brasil, para exercer regularmente a profissão, o bacharel em Serviço Social deve estar inscrito no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) da região em que atua. Aqui existem quatro entidades ligadas ao serviço social, são elas: Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPS), Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social  (ENESSO) e Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>