Como Foi Construída A Estátua da Liberdade?

A Estátua da Liberdade é um dos monumentos mais conhecidos de todo o mundo, sendo uma das maiores atrações turísticas dos Estados Unidos, sendo um verdadeiro cartão postal, o qual milhares de pessoas vão até Nova Iorque apenas para visitar e conhecer esta grandiosa obra humana.

O ponto turístico recebe em torno de 4,2 milhões de visitantes todos os anos, que se encantam com sua beleza e magnitude. A colossal imagem possui 93 (noventa e três) metros de altura, isso quando se soma a imagem à gigantesca base em que ela fica sustentada.

A Estátua da Liberdade fica localizada em uma ilha que fica próxima ao porto de Nova Iorque, Liberty Island – em português, a Ilha da Liberdade. A Estátua da Liberdade é um monumento tão magnífico e belo, que é considerada pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade e no ano de 2007 foi eleita como uma das 07 (sete) maravilhas da humanidade na era moderna.

A Estátua da Liberdade foi um presente dos franceses aos norte-americanos, como uma forma de celebrar a independência dos Estados Unidos, quando este país venceu a guerra contra os ingleses.

A Ideia de Construir A Estátua da Liberdade

De forma oficial, a ideia de construir a Estátua da Liberdade, surgiu em Paris no ano de 1865, durante um jantar que aconteceu na residência do jornalista e historiador Edouard de Laboulaye.

De maneira oficial, a construção da Estátua da Liberdade era uma forma de homenagear o centenário da independência norte americana e comemorar o bom relacionamento existente entre a França e os Estados Unidos.

No entanto, a construção da Estátua da Liberdade foi uma demonstração de força por parte da sociedade maçônica Francesa, onde até mesmo o escultor do monumento, Fréderic Auguste Bartholdi, era membro.

A Construção da Estátua da Liberdade

O trabalho de construção da Estátua da Liberdade foi iniciado na França, no ano de 1875 e levou 10 (dez) anos para ser completamente construída.

A estrutura foi projetada por Alexandre Gustave Eiffel (o mesmo projetista da famosa Torre Eiffel, localizada em Paris) e por Eugene Emmanuel Viollet le Duc, e foi construída pelo escultor já citado Frederic Auguste Bartholdi.

O escultor se inspirou no Colosso de Rodes para construir a Estátua da Liberdade e usou 02 (duas) pessoas especiais para se inspirar na construção da magnífica e gloriosa estátua. A mulher representada na estátua da liberdade possui a silhueta corporal da noiva de Fréderic e as feições do rosto foram inspiradas na mãe do escultor.

Para inserir a representação maçônica na Estátua da Liberdade, o escultor acrescentou ao projeto 03 (três) símbolos: a coroa de sete pontas, o livro posicionado na mão esquerda e a tocha. Todos os 03 (três) são símbolos dos maçons.

Na tábua ou livro posicionado na mão esquerda da imagem é feita a referência ao dia da independência dos Estados Unidos, que ocorreu no dia 04 de julho de 1776, e foi o grande motivo de homenagem pelo qual a estátua foi construída.

A cobertura ou casca da estátua da liberdade foi realizada com a aplicação de 80 (oitenta) toneladas de cobre que vieram da Noruega, e foram batidos com as mãos para se transformar nas formas definitivas da grande imagem da estátua.

O processo de construção da Estátua da Liberdade foi bastante similar à montagem de um quebra cabeça de muitas peças, que foi montada sobre uma gigantesca estrutura feita de aço (uma espécie de esqueleto metálico) e que foi projetada por Alexandre Gustave Eiffel. Esse esqueleto metálico está levantado ao redor de uma pilar centralizada que tem como objetivo sustentar as barras colocadas diagonalmente para conseguir fixar as placas de cobre – a chamada casca.

Para que todas as placas de cobre que compõem a casca ou a camada externa fossem unidas, foram usados rebites.

Em 1885, Frederic Auguste Bartholdi conclui a construção da Estátua da Liberdade, que apresentou uma altura de 46,50 (quarenta e seis e meio) metros e um peso de 225 (duzentas e vinte e cinco) toneladas.

Para ser enviada para Nova Iorque, a Estátua da Liberdade necessitou passar por um processo de desmonte e acondicionamento em mais de 200 (duzentas) caixas.

A Inauguração da Estátua da Liberdade

Depois de uma longa viagem da França aos Estados Unidos, com grandes dificuldades para ser concluída a travessia marítima devido às diversas tormentas ocorridas durante a viagem, a Estátua da Liberdade enfim chega à Nova Iorque.

Para abrigar a portentosa imagem da Estátua da Liberdade, os norte-americanos precisaram construir um pedestal para que a imagem fosse colocada.

Durante 1884 e 1885, esse pedestal foi erguido em torno de um antigo forte, que recebeu uma grande quantidade de concreto para suportar o grande peso a ser abrigado.

No pedestal foi transcrito um poema, The New Colossus – feito por Emma Lazarus, que contem os seguintes versos: “Tragam a mim os exaustos, os pobres, as massas confusas ansiando por respirar liberdade”.

A imagem da Estátua da Liberdade levou 04 (quatro) meses para ser montada no pedestal erguido pelos americanos na antiga ilha de Bedloe’s, que após a instalação da Estátua da Liberdade, passou a ser conhecida como Liberty Island (a partir de 1956).

A Estátua da Liberdade foi inaugurada em 28 de outubro de 1886, com a realização de uma grande parada militar e a presença do presidente norte americano Grover Cleveland, que na época governava o país.

Curiosidades Sobre A Estátua da Liberdade

Segue abaixo algumas curiosidades sobre a Estátua da Liberdade:

1)   Desde que a Estátua da Liberdade foi inaugurada, em 1886, ela passou por duas grandes reformas: em 1938 e em 1986, no ano do seu centenário;

2)   De acordo com o livro dos recordes (Guiness Book), a Estátua da Liberdade é a escultura mais pesada que existe – 225 toneladas;

3)   Para a pessoa conseguir chegar ao topo da Estátua da Liberdade, ela precisa subir 354 (trezentos e cinquenta e quatro) degraus, o que equivale a um prédio de 22 andares;

4)   É um dos pontos turísticos que mais atrai visitantes nos Estados Unidos;

5)   O fogo da Tocha que é erguida pela mulher representada na estátua retrata a liberdade conseguida pelo povo ao vencer a batalha contra os ingleses;

A mulher de coroa com a tocha na mão recebeu o nome de “Liberdade Iluminando o Mundo”. A imagem da Estátua da Liberdade ganhou grande conotação e importância para os norte-americanos, tanto que é um dos símbolos mais conhecidos do país em todo o mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *