Como Usar o Teclado do Computador

Um dos grandes problemas enfrentados pelas pessoas que começam a usar o computador é a falta de conhecimento quanto às funções de algumas teclas, bem como dos recursos que o computador nos proporciona no desempenho dos mais diversos tipos de trabalhos que podem ser nele desempenhados.

Neste artigo vamos aprender sobre o teclado do computador e as funções que ele reúne. Tomaremos como base o teclado abnt2, conhecido como teclado brasileiro por conter a tecla ç (cê cedilha), enquanto que o teclado padrão americano não possue tal tecla.

Observe a figura abaixo:

teclado

teclado

Este é um típico teclado ABNT2, com o Ç incorporado às suas letras alfabéticas.

A seguir, temos uma descrição das teclas ditas “especiais” do teclado, e suas respectivas “funções”.

No canto superior esquerdo do teclado encontramos a tecla “ESC”. Normalmente quando damos alguma “ordem” ao computador através do teclado, para que o computador comece a processar o comando digitado, é preciso pressionar o “ENTER”. Se queremos “cancelar”, pressionamos o “ESC”. Lembre-se da palavra “escuse-me” (desculpe-me em inglês).

Configurar Teclado

Configurar Teclado

Ainda no canto esquerdo do teclado, abaixo da tecla <ESC> temos uma tecla onde encontramos os símbolos “ e ´ (aspas e acento agudo). Observe que não só nesta tecla, mas em algumas outras encontramos um símbolo na parte superior da tecla e outro símbolo na parte inferior.  Para acessarmos o caractere na parte de cima de uma tecla, precisamos pressionar a tecla <SHIFT>, , com uma seta vazada voltada para cima. No teclado encontramos duas dessas teclas, uma no lado esquerdo e outra no lado direito. No lado esquerdo ela encontra-se logo acima da tecla <CTRL> (control) e logo abaixo da tecla <Caps Lock>. No lado direito, encontra-se logo abaixo da tecla <ENTER> e acima da tecla <CTRL>.

A tecla shift também é usada quando queremos escrever uma letra em maiúscula (caixa alta). Mantendo-se o <SHIFT> pressionado, e pressionando qualquer letra, esta sairá em maiúscula.

Quanto à tecla <CTRL> normalmente é utilizada em combinação com outra(s) tecla(s), mas isso é assunto para um nível mais avançado de aprendizado. Aqui nos deteremos sobre um nível básico inicial.

A tecla <Caps Lock> serve para “travar” a “caixa alta” (letras maiúsculas). Observe que no lado direito do teclado, logo acima do teclado numérico, encontram-se três “leds” (pequenas lâmpadas), que indicam se determinada tecla está ligada ou não. Quando você pressiona o <Caps Lock> o led correspondente será ligado. O mesmo ocorre para as teclas <Scroll Lock> e <Num Lock>. Sendo esta última usada para ligar os numerais do lado direito do teclado. Caso contrário, se o led <Caps Lock> não estiver aceso, estarão em uso as outras funções indicadas em cada número do teclado.

Teclado Virtual

Teclado Virtual

Logo acima da tecla <Caps Lock>, do lado esquerdo do teclado, encontra-se a tecla <TAB> que é mais utilizada em programas específicos para mudar de um campo para outro na alimentação de dados. Por exemplo, se você está em uma tabela, em determinada “célula” (campo), ao pressionar essa tecla, irá para o próximo campo (ou célula).

Do lado direito do teclado, logo acima do <ENTER> encontra-se a tecla <Backspace>, ou simplesmente uma seta apontando para a esquerda. A função dessa tecla é “voltar apagando”. Ou seja, se você está no fim de uma palavra (por exemplo CASEBRE), ao pressionar uma vez o <Backspace> a última letra será “deletada” (excluída) (ficará então a palavra CASEBR).

O termo deletar em informática significa “apagar”, “eliminar”, “excluir”. Logo, já entendemos a função da tecla <DELETE> encontrada no lado direito do teclado, logo à direita do <ENTER>.

O <DELETE> exclui tudo o que estiver à direita do cursor. (Cursor é o nome dado a um pequeno traço que fica piscando intermitentemente no lugar onde será inserido qualquer caractere).

Temos também logo acima no teclado as assim chamadas “teclas de função”, (F1 F2 F3 F4… F12) cada uma delas com uma função própria dentro dos diversos softwares. De um software para outra, essas teclas funcionais variam de função. A única que normalmente mantém sua função é a tecla <F1> cuja função é buscar “ajuda” sobre determinado campo ou programa com o qual você está trabalhando. É chamada de tecla de ajuda.

Por Carlos Alberto Bächtold – Foz do Iguaçu, PR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>