Conferência Internacional da Mulher

A Organização das Nações Unidas (ONU) vem demonstrando preocupação com as situações das minorias e dos desprivilegiados, que historicamente sofriam preconceitos e não eram vistos como verdadeiros cidadãos. No entanto, com relação à mulher, a ONU só veio oficializar o dia internacional da mulher (dia 8 de março) de uma forma muito recente, em 1975. O dia internacional da mulher representa a luta, as conquistas, a história e a própria participação da mulher e o seu importante em todas as áreas da sociedade.

As mulheres, ao longo dos anos, sempre sofreram com o preconceito e a falta de consideração por parte e com relação aos homens, no entanto essa história vem passando por mudanças, e apesar do histórico machista da sociedade brasileira e mundial, a mulher está conquistando os seus espaços em áreas muito além do que antes os homens achavam que era território exclusivamente masculino.

O Histórico de Lutas das Mulheres Pela Conquista dos Seus Direitos

As mulheres possuem um longo histórico de lutas e batalhas para conquistar o respeito, a igualdade e condições dignas de trabalho.

O dia internacional da mulher é uma homenagem a um grupo de mulheres que em 08 de março de 1857 fizeram uma greve na fábrica de tecidos onde trabalhavam em condições desumanas (carga de trabalho absurda – 16 horas; a diferença salarial entre homens e mulheres que executavam a mesma atividade; tratamento sem dignidade que era recebido e etc.).

A manifestação foi reprimida e houve abuso da violência e do poder. Cerca de 130 operarias foram carbonizadas e morreram em um ato de completa desumanidade. 

No entanto, em 1910, ocorreu uma conferencia internacional de mulheres socialistas, onde as mulheres trataram assuntos do seu interesse. Nessa conferencia ocorrida na Dinamarca, foi instituído que o dia 08 de março seria o dia internacional da mulher, como uma forma de homenagear as mulheres que foram carbonizadas naquela fábrica em 1857, procurando lutar pelos seus direitos.

No decorrer da história da humanidade, a mulher sempre foi subjulgada, por isso elas se uniram como uma forma de conquistar respeito e obter os seus direitos. A criação do dia internacional da mulher foi uma forma de buscar a redução e quem sabe o término do preconceito e da desvalorização sofrida pela mulher na sociedade. Apesar de todas as conquistas, ainda hoje existem casos de desvalorização e maus tratos contra a mulher. A mulher possui um importante papel na sociedade e merece ser tratada de forma mais justa e com todo o respeito pelos homens.

A Organização das Nações Unidas e os Direitos das Mulheres

A ONU desde a carta institucional apoia o direito das mulheres, pois a organização procura cooperar para resolver os problemas internacionais das pessoas independente do sexo, condição econômica, social, cultural e etc. isto é a instituição visa eliminar o preconceito, maus tratos e diferenças de tratamento existentes.

O movimento feminista foi criando força ao decorrer dos anos, a ONU declarou o ano de 1975, como o Ano Internacional das Mulheres e fez a organização da primeira conferencia mundial das mulheres, ocorrida na Cidade do México.

No ano de 1979, a ONU publicou a chamada Carta Internacional dos Direitos da Mulher, que possui 30 artigos que procuram combater a discriminação contra as mulheres.

A carta procura levar em conta fatores como a cultura e a tradição para que as relações dos papeis entre homens e mulheres sejam moldados. Essa carta se caracteriza por ser o primeiro documento que reconhece e afirma os direitos reprodutivos das mulheres.

Em 1980 foi realizada a segunda conferencia internacional da mulher, em Copenhague na Dinamarca. Nesta conferência, surgiu um programa que determinava ações para os países tomarem atitudes que resguardassem a propriedade financeira, guarda dos filhos, direito a herança e questões de nacionalidade das mulheres. 

Em 1985, tivemos a realização da terceira conferencia internacional das mulheres, ocorrida em Nairóbi, no Quênia, e teve como objetivo avaliar os avanços realizados nesses 10 anos de reconhecimento da ONU dos direitos das mulheres. A busca pela igualdade dos gêneros ganha o reconhecimento de todo o planeta, esse evento foi considerado como o nascimento do feminismo em todo o planeta. Foi percebido que os objetivos traçados na primeira conferencia mundial das mulheres não haviam sido alcançados e precisava ainda de muito trabalho para conseguir alcançar os mesmos.

A quarta conferencia internacional das mulheres aconteceu em 1995, na cidade de Pequim, na China. Esse conferencia foi muito importante, pois definiu os direitos das mulheres como direitos humanos, e acabou existindo o comprometimento com a criação de ações especificas que visavam garantir o respeito e o cumprimento dos direitos que foram determinados.

Esse conferencia teve a visão de que as relações vividas entre os homens e as mulheres precisavam ser revistas e reestruturadas, pois devia existir a igualdade entre os gêneros. No novo século que surgiu a ONU demonstrou bastante preocupação com o aspecto da violência e maus tratos contra a mulher, chamando a atenção dos países, para a responsabilidade de eliminar toda e qualquer tipo de violência contra a mulher.

Inclusive foi criado o dia internacional para a eliminação da violência contra a mulher, que é colaborado no dia 25 de novembro. No Brasil, entre as atitudes voltadas para a área do combate da violência contra a mulher, vimos a aprovação da Lei Maria da Penha em 2006, que é considerada um marco na conquista de direitos por parte das mulheres brasileiras.

Em 2010, a ONU uniu todos os órgãos de direitos da mulher e criou a ONU Mulher, que tem o intuito de acelerar os processos para que seja atingida a igualdade entre os gêneros e fortalecer as mulheres na sociedade. 

A Sexta Conferencia Internacional das Mulheres

Em 2014, teremos a sexta conferencia internacional das mulheres, que será sediada na Índia, em Bangarole. A temática desta conferencia está ligada a abordar formas de ajudar as mulheres a manterem a harmonia nos momentos mais complicados da vida, fazendo uma exploração do lado espiritual com os valores humanos que cada pessoa possui.

O objetivo dessa temática é obter harmonia nos relacionamento, no trabalho, na família e no planeta como um todo, criando um ambiente de paz. Com isso reforça o papel da mulher como espinha dorsal de uma sociedade forte e harmoniosa. As mulheres irão debater como enfrentar os desafios do mundo de uma maneira sustentável e conduzindo o planeta para a paz, criando um ambiente harmônico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *