Documento Especial: A Cultura do Ódio (Parte 1 de 3)

Atualmente é algo muito comum à cultura de ódio que ronda nosso meio, principalmente nos dias de hoje onde as pessoas estão extremamente conectadas, devido ao usa da internet e as suas redes sociais, onde é possível se manifestar publicamente sobre qualquer assunto por trás das telas dos seus computadores, dessa forma não podendo ser julgados cara a cara, o que incentiva as pessoas a se manifestarem muitas vezes de forma odiosa.

E mesmo fora da internet, nas ruas, nas conversas nos bares, dentro das Universidades, sempre é possível encontrar alguém que não mede suas palavras de forma correta, às pessoas tem se sentindo no direito de se expressar da maneira que desejam, sem se preocupar com a possibilidade de ofender os demais.

Mas O Que Seria Cultura Do Ódio E Quem Ela Atinge?

As maiorias das pessoas concordam que o fascismo tem dominado grande parte da humanidade e que as pessoas não têm medido mais as consequências do que tem dito e feito.

Mas há um grande problema em tudo isso, todos reclamam da ideia da cultura do ódio, mas ninguém se coloca na posição de propagador de tal cultura. Qualquer um dos lados de uma discussão acredita que é o lado contrário que está errado e que está propagando a cultura do ódio, ninguém assume a posição de “errado” nessa história.

Cada pessoa tem acreditado em um conjunto de ideias que fazem com que ela aja de determinada maneira, pense, crie, etc. Essas ideias iram moldar o personagem que ali se encontra. O problema é quando tal conjunto de ideia, de uma maneira natural, começa a se propagar de maneira desordenada, e quando as pessoas se dão conta elas estão repetindo tais ideias como se fosse verdade absoluta, mesmo que elas sejam absurdas e fora do que seria aceito pelo senso comum.

Ilustração da Cultura Do Ódio

Ilustração da Cultura Do Ódio

Um ponto importante a se tocar quando se fala da cultura do ódio é como ela poderia ser percebida dentro de um grupo. Bom, quando um discurso mistura várias “tribos” podemos notar que há muito ecletismo para uma mesma causa, algo desenfreado. Por exemplo, quando filósofos, estilistas, atores, publicitários, humoristas, cronistas, dentre muitas outras categorias, passam a concordar com uma mesma coisa, ela se banaliza, e a partir daí ela se torna parte da cultura das pessoas que são atingidas por esses influenciadores também.

Tentar explicar o porquê dessa cultura tem se propagado em nosso meio é algo complicado, já que há sempre muitas versões sobre o assunto. É algo que ocorre em nosso meio e que tem se tornado cada vez mais comum, mesmo sendo algo que sempre existiu.

A cultura do ódio propaga temas que claramente sabemos que são errados, como racismo, homofobia, maus tratos aos animais, pedofilia, estupro, neonazismo, intolerância religiosa, defender o uso das armas, dentre diversos outros.

A agravação disso está totalmente ligada à expansão do mundo cibernético. Nos últimos onze anos foram denunciados mais de quatro milhões de denúncias relacionadas a crime de ódio na internet, ou seja, por dia em média ocorrem dois mil e quinhentos crimes com temas absurdos na internet, isso somente no Brasil.

Outro dado importante é o que temos entre os anos de 2016 e 2017. No ano de 2016 foram denunciados cerca de 115 mil casos, enquanto em 2017 o número foi de 60 mil casos. Mas, por mais triste que seja, é fato que a propagação do ódio não diminuiu na internet, o que ocorre é que o discurso de ódio tem sido banalizado nos últimos anos. Em todo mundo, mas especificamente no Brasil, o ódio tem se tornado natural, e muitas pessoas do poder e extremamente influentes tem tomado posse dele para ser notado pelo seu público.

O Que É O Discurso De Ódio?

O discurso de ódio é caracterizado por ser uma mensagem que promove o ódio e incita violência e discriminação a uma determinada pessoa ou grupo, abrangendo raças, nacionalidade, gênero, religião, condição física ou alguma característica marcante. Ele carrega palavras que perseguem e insultam as pessoas que são parte de um desses grupos. Algumas pessoas acabam tomando discurso de ódio como uma espécie de “lei” em sua vida, o que torna tais pessoas extremamente foras de si. Muitas vezes tal discurso pode também servir como o pontapé inicial para um crime, como homicídio.

Um dos maiores exemplos de cultura de ódio é a Segunda Guerra Mundial. Durante a Segunda Guerra Mundial os Alemães nazistas tinham um projeto de extermínio de diversos grupos que eles consideravam não dignos de viver, para isso eles usavam além da força, um discurso onde tentavam justificar os seus atos. Após a derrota dos nazistas surge a preocupação em conter ideias que tem o objetivo de excluir grupos que podem ser considerados diferentes dos demais, para proteger a população. Alguns países tem em suas próprias legislações impedimentos ao então chamado discurso de ódio.

Tais legislações podem sim ser benéficas, já que assustam muitas pessoas que param de propagar ideias erradas, mas elas não as impede totalmente, que por muitas vezes praticam atos de ódio escondido dos responsáveis por manter a ordem. Outras vezes, por mais que haja a lei, ela não é cumprida e então as pessoas param de ter medo dela.

No Brasil, não há ocorrência de atos como na Segunda Guerra Mundial, mas não pense que estamos imunes a cultura de ódio, o principal alvo de preconceito no país são os negros e também os homossexuais, que sofrem na mão dos que acreditam que são superiores a tais pessoas. O país carece de uma legislação que mais forte e que busque suprimir o discurso de ódio, apesar de a constituição garantir a igualdade dos indivíduos perante a lei.

Apesar de existirem muitas leis para restringir o discurso de ódio elas não podem impedir a discriminação e o preconceito, apenas punir se esse ocorrer e for denunciado.

A Internet Tem Agravado a Cultura Do Ódio?

A banalização do ódio tem um crescimento intenso com o uso da internet atingindo cada vez mais pessoas. Muitas questões a cerca da internet explicam como a cultura do ódio se propaga mais dentro das redes sociais, como o fato do usuário poder fazer quaisquer declarações de maneira anônima, ou ainda de ter acesso a conteúdos com mensagens negativas de forma muito rápida.

O país tem passado por um intenso movimento de cultura do ódio que muitas vezes é mascarado como justiça, isso é extremamente preocupante, e dentro da internet a velocidade com o que isso é propagado é impressionante. Apesar do acesso a internet ser a solução para muitos problemas, e algo essencial na vida das pessoas dos dias atuais, ele se torna uma via de mão dupla quando pensamos nesses aspectos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *