Elementos da Cultura

A Cultura

A cultura é o único bem intelectual que pode ser considerado individual e coletivo ao mesmo tempo. Cada povo tem sua manifestação as crenças e seus costumes, tornando-a um bem individual. Porém, todos possuem cultura e também um bem coletivo. Cada grupo social manifesta seus costumes, anseios e pensamento de uma maneira. Usa um canal de escape para demonstrar o que pensa e, talvez, isso seja com o pensamento de guardar para a posteridade as filosofias individuais que permeiam seus povos por séculos ou milênios.

Elementos da Cultura

Elementos da Cultura

As formas de expressão de costumes são denominadas ‘elementos da cultura’. Estes são divididos primariamente em materiais e espirituais. Entretanto, são considerados elementos materiais aqueles que usam um suporte físico para perpetuar os conhecimentos de um grupo social em específico. Exemplos: artes plásticas, teatro, música, dança. Tais suportes permitem a perpetuação por milênios, da forma de pensar e agir de um povo.

Artes Plásticas

Principais

Principais

As artes plásticas talvez tenham sido o primeiro meio usado para transmitir conhecimento. Lembremos das pinturas rupestres do período pré-histórico, onde os primeiros homens povoadores do planeta Terra deixaram em paredes de cavernas, desenhos feitos com lascas de minerais, expressando suas formas de caça, costumes de vivência e crenças em forças sobrenaturais como fogo e espíritos provindo dele.

O desenvolvimento da inteligência humana fez o homo sapiens partisse para outras formas de expressão, como pintura em tela, paredes, igrejas, esculturas, mas sempre com uma única finalidade: guardar e transmitir conhecimento. É a partir do estudo de manifestações artísticas que podemos conhecer um pouco mais sobre determinados povos da Antiguidade. Dá-se o exemplo das esculturas gregas, onde percebemos o anseio daquele povo pela busca da máxima perpetuação do homem enquanto ser físico e mental.

A Escrita

Povo

Povo

A escrita também é um marco na história do homem na forma de transmissão de pensamento, utilizada até hoje na publicação de livros. Foi tão forte seu desenvolvimento que nomeamos a história em antes e depois do surgimento da escrita. É a forma mais clara e comum de permitir entender anseios, devaneios e crenças de um grupo social, pois, com o tempo a oralidade é prejudicada pela memória e, no caso do massacre de um povo, suas lembranças irão perder-se.

Os elementos espirituais da cultura são as crenças e rituais de fé. Irônico como todos eles navegam e usam como suporte os elementos físicos para registro e, assim, arquivamento para a posteridade. A crença de um povo pode ser comum a mais de um grupo social, caso de grandes religiões como cristianismo e protestante, ou individual, como as tribos ritualísticas da África, que perpetuam a crença apenas entre sua tribo de sangue.

Todos os elementos culturais podem ser analisados isoladamente, mas o ideal é ser observada a navegação entre eles conjuntamente, como a forma de fazer uma única cultura. Separados significam algo, mas juntos transmitem muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>