Formação em Psicanálise

O ser humano por si só é muito difícil de ser compreendido. Muitas vezes tentamos entender algumas formas de comportamento humano e nem sempre chegamos a certa conclusão sobre tipos de condutas. Com o passar dos anos, a mente humana e suas limitações são foco de estudos aprofundados, e ciências como a Psicanálise têm se dedicado a isso com muito afinco. A Psicanálise procura se focar no entendimento do ser como um todo, investigando a psique humana. Foi desenvolvida por Sigmund Freud, grande médico neurologista, nascido na Áustria, no ano de 1856.

Tem três áreas de principal estudo, que são:

  • Formas de investigar a mente e seu funcionamento
  • Estudo sobre a teoria da vivência e comportamento humano
  • Forma de tratamento psicoterapêutico

A formação em Psicanálise pode ser realizada não somente por pessoas graduadas em Psicologia, mas também profissionais que atuam em outras áreas, como Enfermagem, Direito, Pedagogia, Letras, e também outras áreas afins, como conferencistas, líderes, capelães e diversas pessoas interessadas em trabalhar com essa forma de abordagem da psique humana. Uma pessoa que queira estudar a Psicanálise tem que realmente dedicar-se para tal propósito, pois como se pode imaginar, o estudo do comportamento humano não é algo fácil.Existem etapas iniciais para o aprendizado, que são: Teoria, Análise Pessoal e Supervisão. 

Na parte teórica, são abordadas as obras de Sigmund Freud e seus trabalhos nesse campo de atuação. O foco da parte teórica é proporcionar os conhecimentos necessários para lidar com os diversos casos clínicos. Já na análise pessoal, o estudante tem que realizar consultas com um psicanalista para aprender como é a atuação, adquirir experiência e compreender seu próprio inconsciente, bem como lidar com angústias próprias que lhe impedem no desenvolvimento pessoal. A meta é que o estudante tenha atingido um grande grau de equilíbrio pessoal, pois antes de pensar em tratar de alguém é necessário buscar a auto compreensão.

Na última fase de aprendizado, o estudante passa por todo um processo de supervisão, no qual é totalmente avaliado em sua capacidade de lidar com diversas situações e como realizar as avaliações em pacientes diferentes. O futuro da profissão de psicanalista tem o registro no CBO, que é a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho, sob a Portaria nº 397 desde 09/10/2002, o que possibilita a prática da profissão em todo o território nacional. 

A descrição sumária que compõe a atuação do profissional, consiste em avaliar comportamento individual, grupal e institucional, desenvolver pesquisas experimentais, clínicas e teóricas, demonstrar competências pessoais e realizar tarefas administrativas. O campo de atuação pode ser em consultórios particulares, hospitais e também em clínicas. O tempo de formação para Psicanálise dura em média 12 meses, e o curso exige muita dedicação, compromisso e esforço pessoal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *