Gestos de Saudação Mais Usados no Mundo: Conheça

A comunicação faz parte da nossa vida, em todas as circustâncias. Se trata de um processo onde acontece uma troca de informações, e muitas vezes, símbolos e gestuais são usados para essa “conexão”. Antes mesmo que as palavras existissem, era possível se comunicar, os antigos habitantes do planeta Terra usam os gestos para realizar a comunicação entre eles. E a linguagem gestual não se perdeu no tempo ou ficou esquecida no passado com a chegada das palavras, ela ainda é usada.

Não podemos esquecer que é a forma de comunicação das pessoas com problemas auditivos e de fala. Também serve para as pessoas que não têm nenhum problema de fala ou audição, de qualquer parte do mundo, para manter comunicação umas com as outras, que seja do tipo mais simples, como um aperto de mão ou um aceno com a cabeça de aprovação.

Conheça Gestos de Saudação Que Estão Entre Os Mais Usados No Mundo

1- Saudação Com As Mãos

O aperto de mãos é um sinal de respeito e educação, é mais comum no Ocidente, principalmente entre os homens. É um gesto muito usado para fechar um acordo, um compromisso, muito usado no mundo dos negócios para selar um contrato. Acredita-se que esse gesto tenha aparecido com intuito de mostrar que “ambas as partes estavam desarmadas”. Quando um homem estendia a mão para o outro, ambos poderiam ter certeza de que não existia uma arma na mão do outro. O gesto de apertar as mãos, balançando-as levemente seria para ter certeza de que a tal arma não estava escondida na manga da camisa.

2- Curvar-se Diante de Uma Pessoa

O gesto de curvar-se diante de uma pessoa é muito comum em alguns países orientais, como na Coreia ou no Japão. Quando uma pessoa de frente para a outra curva levemente o corpo para frente olhando para baixo. Além de ser um modo de dizer “olá”, significa respeito, pode ser usado também como um pedido de desculpas e até mesmo para dizer obrigado, como gratidão. Esse gesto pode vir seguido de um aperto de mão.

3- Añjali Mudra

Difícil o nome, não é mesmo? Esse é um gesto de saudação usado nos países da Ásia, entre eles, o principal, a Índia. Esse gesto pode ser feito em silêncio ou acompanhado com uma saudação falada, que seria “namastê”. Namastê signifca “o Deus que existe em mim saúda o que existe em você”. O gesto é feito com as duas mãos juntas direcionadas para cima, como se a pessoa fosse rezar, levadas na altura do peito com uma levíssima inclinação para frente, quase imperceptível.

4- Aceno

Se você está de um lado da rua e vê uma amiga passando do outro lado, com tantos carros que vão e vem e com a pressa que você está para evitar de chegar no trabalho atrasada. O que você faz? Dá um tchauzinho ou um aceno, como preferir. Esse com certeza está no top dos gestos mais comuns do mundo. Normalmente, a mão que acena, isto é, faz um leve movimento de um lado para o outro, serve para cumprimentar de longe, mas também para se despedir de outra pessoa. Segundo histórias, que não são comprovadas, o aceno ou tchauzinho tem a mesma origem do aperto de mãos, um modo para verificar que o “amigo” está desarmado.

Em filmes românticos o aceno triste da mocinha que está deixando o seu príncipe encantando fala muito mais do que mil palavras, não é mesmo?

5- Aloha – Shaka ou Hang Loose

Se você faz parte a galera do surfe conhece muito bem esse gesto de dizer “oi”, “olá”, “tudo bem”, “adeus”. Esse gesto é feito junto com um ligeiro movimento da mão. Segundo contam as histórias, esse gesto surgiu no Havaí e foi criado por um homem chamado Hamana Kalili, que teria perdido 3 dedos da mão moendo açúcar. Com o problema físico, Hamana fazia o gestual usando os dedos que restaram o polegar e o mindinho, e os surfistas gostaram do gestual, que espalhou no Havaí e depois no mundo, se tornando um dos mais usados.

6- ILY

Esse gestual nasceu para criar comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, ILY, são as iniciais de “I Love You”. Esse sinal nasceu com certeza nos Estados Unidos, mas foi no Canadá, duranet a década de 60 que ele se popularizou. Nesta época, os hippie passaram a usar o gesto, que não demorou muito a se propagar por todo o mundo. Para a galera hippie o gesto passou ter o significado de “paz e amor”. Muitos faziam o gestual e falavam as duas palavras.

7- Na Aba do Meu Chapéu

Esse gesto consiste em levantar dois dedos até uma certa altura da cabeça, mais precisamente, onde se você estivesse com um chapéu, estaria a aba. É mais usado nos Estados Unidos e na Austrália e entre os homens. A origem desse gesto seria justamente vinda de quando os homens ainda usavam chapéu em qualquer ocasião.

8- Gesto de Continência

Esse é um gesto usado como brincadeira por um civil quando ele quer dizer que entendeu as “ordens”. Na verdade é uma saudação usada por militares de qualquer parte do mundo. A continência teria surgido no fim da Idade Média, o gesto era feito pelos cavaleiros que precisavam levanter o visor do elmo para ser feita a identificação. Não demorou muito para que o movimento fosse feito com a mão na testa e usado na presença dos soberanos, chegando até aos militares.

9- Polegar Para O Alto

Tudo bem, tudo certo, em qualquer parte do mundo, se você colocar o polegar para cimaNem para todos os povos, na Austrália e na Nigéria, o seu gesto poderá ser interpretado como obsceno. E se for feito na beira da rua ou da estrada nos países da Europa, nos Estados Unidos e aqui no Brasil, vai parecer que você está querendo uma carona. E ainda tem uma diferença, na Alemanha, não é joia e sim apenas a representação do número “1”, enquanto no Japão é “5”.

Na Antiguidade, esse gesto tão amigável não era dando o “OK” e sim representava desaprovação. Diz-se que em Roma, na época das lutas no Coliseu, se o gesto era feito pela plateia é porque eles queriam ver a morte do lutador com uma espada.

10- Beijo Na Bochecha

Diz-se que o beijo na bochecha, praticamente usado no mundo inteiro, foi imitado de uma escultura indiana. Engraçado, é que nos dias de hoje um beijo na bochecha em público na Índia é considerado um ato obsceno. Em outros países, como na Turquia, a troca de 2 beijos na bochecha entre homens é muito comum.

O beijo já foi o que representa hoje o aperto de mão, um modo de selar um acordo, isso na Idade Média, mas se conta que o “cumprimento” era dado na boca.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *