História das Favelas Cariocas: Turismo no Rio de Janeiro

Após o ECO 92, não somente as regras de sustentabilidade iniciaram o processo cultural no Brasil, como também o mundo ficou mais interessados com o desenvolvimento socioeconômicos do país, principalmente nos morros do Rio de Janeiro, palcos de diversos fatos sociais que registram de maneira pragmática os traços populares do Brasil.

Não fosse a atenuada violência dos anos noventa do século XX os índices poderiam estar desenvolvidos, assim como a confiança de grande parte do mundo turístico em fazer instalação na região sem se preocupar com a violência. Copa do Mundo e Olimpíadas estão prestes a acontecer e a estrutura hoteleira do Rio de Janeiro já conta com quase noventa por cento das vagas de quarto reservadas. Por este motivo, os governantes apoiam de forma direta a evolução dos leitos nos morros cariocas.

Favelas Pacíficas e Turismo no Rio!

As organizações de moradores dos morros pacificados se organizam para conquistar resultados positivos e por consequência subsidiara cidade com maior número de leitos para que as pessoas possam viajar para a cidade com menores preocupações com relação à temática. Não é novidade até mesmo aos turistas estrangeiros que o Rio de Janeiro sofre com a carência de leitos com preços mais em contra, principalmente nas épocas festivas que fazem os preços dos produtos e serviços aumentarem em quase trezentos por cento.

A visão privilegiada da paisagem carioca representa uma das grandes motivações para a demanda turística ao local. Os morros que estão em Ipanema ou Copacabana possuem visão privilegiada e serviços desenvolvidos em quantidade e qualidade acima dos oferecidos nos morros localizados em outras regiões cariocas.

Morros Pacificados Destaques no RJ!

Babilônia, Canta Galo e Chapéu Mangueira, considerados três destaques quando o assunto é infraestrutura hoteleira preparada para receber turistas. Nas regiões existem quinze UPP com previsão de aumento ou diminuição conforme a situação do crime nos locais, que na atualidade está com níveis inferiores do que no recente passado em níveis consideráveis. Estão presentes para assegurar a integridade física não somente dos moradores como também do conjunto de turistas que estão abrigados nos locais.

Este fato é importante, visto que os turistas podem andar pelas ruas e conhecer a cultura de perto sem se preocupar com aspectos de segurança, que no Rio de Janeiro representa problema pontual há séculos.

Ideal aos visitantes que ambicionam o conhecimento do que realmente existe no morro e não somente os aspectos estereotipados no cinema nacional que somente fazem cair à demanda turística em consequência do alto sensacionalismo vendido para o aumento de compras de bilhetes de cinema ou metragens em DVD. Somente indo ao local de maneira pessoal é possível ter a própria convicção do que representa aquela realidade.

Aumento da Moral do Turismo e Favelas no RJ

A imagem de populares com fuzis na mão fazendo guerra com a polícia e matando diversos inocentes já não representa ponto pontual nas regiões, evidenciando que o valor da cidadania dos populares está maior, assim como a imagem às crianças que podem finalmente brincar fora de casa sem ter que se preocupar de maneira constante com os tiros de bala perdida resultantes dos confrontos.

Em termos gerais as oportunidades de lucratividade para a população aumentam de maneira formal. As empresas voltam a serem instaladas ao redor das regiões, oferecendo emprego de qualidade aos populares que antes somente tinham apoio dentro do mundo do tráfico ou da milícia, dois mundos que oferecem a supressão da liberdade individual, destruindo todos os anseios do que venha a ser democracia.

As pessoas estão mais felizes, sendo que a felicidade tem tudo para aumentar, visto que mesmo o Ministério do Turismo prevê aumento nos índices turísticos de visitas nos morros cariocas. A evolução ética e moral dos moradores somente podem aumentar e integrar com as outras classes sociais de maneira positiva quando existe integração pacífica entre todas as partes.

Pacotes de Turismo

Por menos de cem reais os turistas podem encontrar instalações que oferecem serviços turísticos de qualidade com visão privilegiada, que nem mesmo os grandes e famosos hotéis podem ter a Guanabara. As zonas estão com maior nível de segurança depois da chegada das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

Pacotes para instalações em hotéis na região de Ipanema ou da praia de Copacabana custam pequenas futuras. Pode ser de difícil acesso por causa do alto número de concorrentes que ambicionam visualizar os clássicos fogos de artifícios que acontecem nas respectivas zonas, conhecido em nível mundial.

Aumento da Segurança nos Leitos das Favelas do Rio de Janeiro

Moradoras de favelas pacificadas percebem que a região está com maior nível de segurança em consequência do constante policiamento que fica no local com intuito de defender a região de novas invasões de traficantes e da milícia. De certa forma, o mundo está com menos medo de fazer este tipo de excursão em consequência da invasão proporcionada por grupos do Exército Militar, imagens que rodaram diversos países dentro do globo terrestre.

Com diminuição na violência os moradores estão adaptando as suas residências para atender a demanda turística que somente aumenta em níveis mundiais. O mundo tem curiosidade para conhecer como funciona esta cultura dentro da cidade que vai sediar os Jogos Olímpicos 2016. Dependendo da residência que oferece os leitos os clientes podem contar com serviço de almoço e jantar incluso no preço cobrado pelo pacote final.

Viagem Barata ao Rio de Janeiro!

De certa forma, esta representa a grande tendência da população dos morros para gerar rentabilidade no local onde as populações fixaram raízes há centenas de anos. Turistas de qualquer parte do mundo são bem vindos para curtir o ambiente caseiro oferecido na região.

Não se pode ignorar o fato de que os turistas que ambicionam economizar para assistir a Copa do Mundo ou as Olímpiadas encontram opções ideais com a instalação feita nos morros cariocas. Pessoas que ambicionam fazer outro tipo de turismo na cidade maravilhosa também podem enxergar esta como a opção que faltava para sair de casa durante o período de férias ou feriado. Visitar o Rio de Janeiro sem gastar muito dinheiro representa quase que um sonho!

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *