Lendas Da Mitologia Grega‏

As lendas da mitologia grega são importantes objetos de estudo para entendermos a sociedade grega como um todo. Os mitos gregos explicam as origens do mundo e das coisas, além de dogmatizar com uma linguagem clara, que não necessita reflexão. São ilustrações da vida cotidiana, apesar do aspecto fantástico que acompanha as narrativas.

Mitologia

Mitologia 

Com histórias que misturavam deuses e entes fantásticos com a vida no mundo dos seres humanos, na qual eles agiam diretamente, as lendas da mitologia grega narravam processos antigos que culminaram nas coisas como elas são. Como não admitiam questionamentos, por serem contadas por figuras dotadas de autoridade (como os poetas, considerados detentores das palavras divinas), eram forte instrumento de dominação social, pois se algo é de tal maneira por conta de uma ação dos deuses, então este algo também não pode ser contestado.

A Importância Dass Lendas Da Mitologia Grega Em Seu Meio e Seu Tempo

Mitologia Grega

Mitologia Grega

Estas lendas da mitologia grega, apesar de cheias de simbolismos e significados, eram de fácil entendimento. Pois que se constituíam de reflexos do cotidiano e, portanto, eram assimiladas naturalmente. Os mitos diferenciam-se das fábulas, pois para a sociedade criadora do mito, ele nada mais é que expressão de sua verdade, diferentemente da fábula que é uma história inventada para propagar conceitos. Para quem vive o mito, ele é real e digno de crença. Por isso seus deuses eram reverenciados em templos e rituais, seus enredos popularizados e passados de geração para geração.

As lendas da mitologia grega eram recheadas de entes fantásticos. Além dos deuses, com suas atribuições específicas e características pessoais que incluíam defeitos humanos demais, havia os gigantes, as ninfas (seres femininos de beleza e alegria), sátiros, centauros e sereias (seres que misturavam animais e humanos) e monstros como as Górgonas (como a Medusa) e as Quimeras. Por fim, havia os heróis como Perseu, Hércules e Aquiles, filhos mortais de deuses com humanos, com grandes habilidades e de feitos incríveis.

Sereias

Sereias

Na maioria das vezes as lendas envolviam os mortais, sempre presente como uma forma de ampliar o contato do sagrado com o profano. Essas lendas narravam como as coisas se tornaram do jeito que são, desde tempos muito antigos, em que os deuses interferiam deliberadamente no mundo dos homens, ajudando a quem eles guardavam afeto ou mantinham respeito,  tornando as vidas de seus desafetos extremamente complicadas.

Dentro desse contexto não só a origem do mundo material acontecia, mas também os sentimentos humanos eram criados, suas habilidades, seus preconceitos, etc. Bem como cidades e povos também acabavam tendo explicações através de lendas da mitologia grega. Portanto, grande parte do pensamento e do sentimento dos antigos gregos está imortalizada nestas lendas, que acabam sendo como retratos do cotidiano daquela civilização.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *