O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida é uma peça teatral de três atos montada em forma de auto, originalmente escrita por Ariano Suassuna em 1955. A primeira encenação ocorreu um ano depois na cidade de Recife, em Pernambuco.

A história serve como pano de fundo para mostrar problemas sérios encontrados no Nordeste brasileiro, como o coronelismo, a pobreza extrema em que algumas pessoas se encontram e várias figuras populares na região, como o cangaceiro.

O auto também possui uma forte referencia religiosa, misturando elementos do barroco catolicismo brasileiro, além de elementos da cultura popular e traços da literatura de cordel.

Posteriormente a história virou minissérie, que foi exibida na Rede Globo em 1999 e acabou adaptada para o cinema no ano 2000. No entanto, outros personagens de Suassuna foram incorporados à trama original, como o Cabo Setenta, Vicentão e Rosinha, personagens da obra A Inconveniência de Ter Coragem.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *