O Que é Aculturação?

O Que É Cultura?

Cultura pode ser definida como tudo aquilo que envolve o conhecimento, as leis, as crenças, a moral, os símbolos, a arte, o comportamento, os costumes, as práticas sociais e os hábitos que foram adquiridos, assimilados e desenvolvidos por um grupo social e transmitidos de geração em geração mediante a vida organizada em uma sociedade.

Cada local apresenta uma cultura própria, que é influenciada e desenvolvida devido a diversos aspectos e fatores. A principal característica da cultura é a capacidade de adaptação que as pessoas tem para responderem as modificações e evoluções que acontecem no dia-a-dia.

Aculturação

Aculturação

Por isso, podemos afirmar que a cultura de um povo está sempre em pleno desenvolvimento, pois a todo instante as pessoas estão sendo influenciadas por novas informações, novos pensamentos e novas formas de ver os fatos e acontecimentos, que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento do próprio ser humano.

O Conceito de Aculturação

A aculturação se refere as mudanças culturais que são resultado do contato entre pessoas de duas sociedades distintas. Essas mudanças acontecem de forma natural ou imposta, o que dará origem a uma nova cultura. Historicamente, o processo de aculturação é visto com clareza nos momentos em que ocorreram a colonização dos seguintes continentes: América, África e Oceania.

Esse contato pode acontecer de diversas maneiras, podendo ser uma interação direta (guerras e conquistas militares, colonização de um povo, emigração e imigração, atividades missionárias e viagens de lazer e turismo), como também uma interação indireta através dos inúmeros meios de comunicação existentes (televisão, cinema, jornais e principalmente a internet).

Sociologicamente falando, o termo Aculturação é definido como o processo no qual 02 (dois) grupos sociais que possuem culturas diferentes, que entram em contato de forma continua, e através desse contato são originadas mudanças sociológicas, culturais em um dos grupos ou em ambos os grupos.

De forma resumida, a definição de Aculturação pode ser considerada como o processo pelo qual um grupo social passa por uma influencia cultural, e adota características e elementos pertencentes a uma outra cultura e deixa de lado as suas próprias características culturais.

Saiba Mais

Saiba Mais

A cultura Brasileira é um exemplo de aculturação, pois todos sabem da influencia das culturas africana (advinda com os escravos), da cultura europeia (principalmente dos povos da península ibérica – portugueses e espanhóis) e da cultura indígena. Todas essas culturas deram a sua contribuição para a rica cultura brasileira.

No entanto, os Antropólogos e cientistas das áreas de ciências humanas, criticam essa definição, pois eles consideram que esse conceito passa a ideia que uma cultura incorpora a outra, de forma que a cultura que incorpora os dados e informações acaba desaparecendo no momento em que os valores culturais são incorporados.

Contudo, estamos vivendo atualmente no mundo que é baseado na era da globalização que consiste em um processo de constante interação e aprofundamento das informações nos âmbitos – econômico, social, político e cultural entre as nações.

A globalização gera uma maior interatividade entre os povos e nações, permitindo que exista um processo de aculturação devido a maior proximidade existente pela maior velocidade de comunicação e de transmissão da informação, que assim distribuem os valores culturais de outros locais para as pessoas.

Imagem de Amostra do You Tube

Nisso, as mais diversas culturas do planeta estão em constante processo de interação e por consequência de transformação, e o conceito de cultura (conjunto de valores e práticas de uma sociedade) não pode ser visto de uma maneira engessada e que nunca ocorrerá mudanças, muito pelo contrário, a cultura de um povo está em constante processo de transformação sendo modificada a todo instante, pois hoje no mundo globalizado a interação entre os povos é muito maior.

Um exemplo dessa transformação cultural (processo de aculturação) pode ser observado nas comunidades indígenas do Brasil. No inicio do século passado (por volta de 1900), os estudiosos e autoridades acreditavam que devido ao contato entre os índios e o restante da população brasileira, a população indígena seria extinta em questões de poucas décadas. No entanto, se observou que ocorreu exatamente o contrario, a partir da década de 50 ocorreu o crescimento das populações indígenas.

Assim, pode se observar que a cultura é um processo aberto e que está em constante atualização e reorganização, onde o povo faz as suas escolhas, inovações e permanências com relação ao novo que incide sobre a sua cultura.

Imagem de Amostra do You Tube

O Processo de Aculturação

O processo de aculturação de um povo consiste em um processo dinâmico de transformação da cultura de um povo, que passa por uma série de fases, que podem levar a esse povo a ter uma serie de diferentes resultados e situações.

As fases de um processo de aculturação são as seguintes:

  • No inicio, existe uma certa desconfiança e oposição por parte do povo da cultura que está incorporando determinados costumes e hábitos;
  • Depois passa a existir uma seleção dos elementos culturais a serem assimilados por parte da cultura do grupo que está sendo “dominado” culturalmente;
  • A ultima fase é a que ocorre a assimilação ou rejeição dos elementos e valores culturais pertencentes a outra cultura. Isto é, a cultura original passa por uma reorganização com a introdução dos novos valores da cultura assimiladora;

Os Tipos de Aculturação

A Aculturação é um fenômeno social que se faz presente em nossas sociedades, onde elas se vão transmitindo seus valores e influenciando umas as outras de forma constante.

No entanto, pode se observar que a aculturação possui duas formas de interação com as sociedades:

  • Aculturação por destruição;
  • Aculturação por Assimilação;

Na Aculturação por destruição, uma sociedade impõe a sua cultura sobre a outra sociedade, e a cultura desta acaba desaparecendo. Um exemplo de aculturação por destruição é o ocorrido na época da colonização brasileira, quando o europeu que aqui chegou tentou impor costumes, valores e até mesmo a sua religião perante a população indígena brasileira.

Na Aculturação por assimilação, uma sociedade é influenciada culturalmente por outra sociedade, mas sem abandonar ou deixar de lado a sua própria cultura. Esta influencia acaba gerando um crescimento do patrimônio cultural, gerando um enriquecimento.

Um exemplo da aculturação por assimilação é o momento de globalização cultural que vivemos. Esta globalização gerada pela internet, está propagando os costumes dos países mais desenvolvidos pelos 04 (quatro) cantos do mundo.

Isso pode ser visto através da propagação das informações nas redes sociais, o que facilita para um cantor teen ter fãs por todos os locais, uma vez que os gêneros musicais que fazem a cabeça do jovem brasileiro, também agradam os americanos, os japoneses os europeus, etc. e esse efeito acontece com os programas de TV, com os filmes que são expostos nos cinemas, etc.

Hoje em dia, se crê que o processo de aculturação é proveniente da grande necessidade de buscar informações e aspectos culturais dos mais variados povos.

Um comentário

  1. Excelente aula de sociologia! Inclusive peço a permissão do autor trechos desta matéria em minhas palestras….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>