O Que Está Escrito na Espada do Último Samurai?

O filme O Último Samurai, embora tenha uma forte visão norte-americana, conseguiu nos fazer conhecer um pouco melhor a cultura tradicional dos samurais que são uma parte muito relevante da cultura japonesa. Descubra qual é a mensagem gravada na espada do último samurai e o que ela significa.

História do Filme ‘The Last Samurai’ (O Último Samurai)

O enredo desse longa nos apresenta a jornada do herói, um recurso de roteiro muito utilizado em Holywood, em que um personagem passa por uma série de experiências que o transformam numa pessoa diferente. O personagem central da trama é o Capitão norte-americano Nathan Algren (Tom Cruise) que recebe uma proposta de trabalho de diplomatas japoneses para modernizar o país, pois eles acreditam que a existência dos samurais emperra o crescimento da nação.

Também é contratado para essa função Bagley que é o antigo coronel e desafeto de Nathan. O Japão que é visto pelos olhos de Algren parece parado no tempo, pois há diversas carruagens com escravos circulando, indivíduos munidos de Katanas (tipo de espada medieval que conta com uma lâmina recurva em que existe um lado cego) e um exército bastante despreparado.

O Ferimento

O fraco exército japonês entra em batalha com os samurais que são vistos como selvagens. Durante o embate ferrenho, Nathan, acaba sendo ferido com gravidade e então levado para a província dos Samurais. Ele é levado para a casa de Taka, irmã de Katsumoto que é líder dos Samurais e esposa de um general que foi morto por Algren na guerra.

O ferimento faz com que o personagem mergulhe em alucinações que trazem o seu passado a tona e o fazem questionar a moral com que agiu. As pessoas que Nathan matou nos conflitos, especialmente os índios, voltam para assombrá-lo. Aos poucos ele se acostuma com essa cultura e começa a conquistar o respeito dos samurais. Ao longo da trama ele se torna um samurai e então recebe a sua Katana.

Num dado ponto do filme Katsumoto comete o chamado seppuku, ato que consiste em cortar a barriga para que as vísceras caiam ao chão e que deve ser feito quando o samurai perde a sua honra. O samurai não pode jamais soltar qualquer som relativo a dor, se isso acontecer cabe a outro samurai lhe cortar a cabeça para que ele possa morrer com dignidade. Nathan ajuda seu amigo a cumprir o seu destino.

O Que Está Escrito na Espada do Último Samurai?

Finalmente chegamos a questão principal do longa, a mensagem gravada na Katana (espada) que Nathan Algren recebe ao se tornar um samurai. A mensagem é a seguinte: ‘私は新たに加わった古いスタイルの戦士に属し’ que traduzindo significa ‘Eu pertenço ao guerreiro no qual o velho estilo se juntou ao novo’. Essa frase se refere a como a cultura tradicional dos samurais se uniu a do novo guereiro que foi adicionado ao grupo. Trata-se de um filme que fala a respeito do fim da cultura samurai no Japão.

Curiosidades Sobre o Filme O Último Samurai

Era Meiji

O filme se passa na Era Meiji também conhecida como Restauração Meiji que é um período real da história do Japão. Esse momento foi um tanto quanto turbulento, pois teve início com a queda do xogunato (governo) de Tokugawa que era um líder opressor e que depois de destituído foi substituído pelo Imperador-Céu Meiji (1603-1868) que passou a tentar ocidentalizar seu país.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *