Para Que Serve o Vidro?

Determinados materiais olhamos a nossa volta e podemos notar se colocarmos um olhar atento, pois eles são utilizados nos mais variados locais e contextos seja qual for a necessidade. Um desses materiais é o vidro, que pode passar até sem ser notado de tão utilizado que esse material é em nosso cotidiano. O vidro é um dos materiais que foi descoberto há muito tempo tendo registro de sua utilização desde o início dos primeiros registros da história do homem na terra e esse material foi sendo aperfeiçoado com o tempo conforme foram havendo diferentes necessidades para o seu uso. Vamos falar hoje um pouco mais sobre o vidro, seu uso e para que pode servir em nosso dia a dia.

Hoje o homem consegue dominar a técnica de fabricação do vidro, mas nem sempre foi assim, antes ele dependia de uma fabricação natural, que é quando alguns tipos de rocha são fundidas quando levadas a temperaturas extremamente altas e são solidificadas em pouco espaço de tempo. Isso é o que ocorre quando há erupções vulcânicas.

Em termos de materiais que não prejudicam o meio ambiente o vidro pode ser considerado um material ecologicamente correto, pois ele não agride o meio e pode ser reciclado. O vidro é inorgânico e ele é formado a partir da sílica que passa por um processo onde é resfriada até atingir um estado mais rígido. Não é apenas da sílica que se origina o vidro, podendo esse material ser obtido também através de outros compostos inorgânicos e também vidros orgânicos e metálicos.

O resultado da formação de vidros é visto na arquitetura mais moderna e também na arquitetura mais antiga, principalmente em igrejas antigas, onde visualizamos lindos vitrais com imagens de representações bíblicas que impressionam e chamam a atenção com suas cores e figuras. O vidro serve para decorar e dar um toque especial a diversos ambientes, algumas vezes servindo apenas como detalhe na decoração de um ambiente, outras vezes tem um uso primário e ainda agracia com a sua riqueza de charme e elegância que oferece ao ambiente, como é o caso dos vidros utilizados para a confecção de box de banheiros. Esses vidros são temperados para oferecer segurança em casos em que quebram com uma pessoa próxima, e ao quebrar esses vidros se estilhaçam formando pequenos cacos e não pedaços pontiagudos de vidros que podem vir a machucar ainda mais uma pessoa.

Vemos também vidros que são utilizados em sacadas, sendo colocadas como portas para esses ambientes, há também paredes de vidros, que são extremamente charmosas quando usadas em casas modernas de campo. Vemos o uso de vidro na confecção de piscinas infinitas, dentre outras. Nessas casas com grandes toques do uso de vidro percebemos que a decoração fica mais moderna e gera um ambiente bem iluminado com a luz natural durante o dia.

Os vidros podem ainda ser utilizados para a decoração dos espaços ao serem confeccionados na forma de vasos de flor, quadros decorativos, ou até mesmo usado em mesas e bancadas de cozinha, como pias de banheiro, dentre outros. O vidro é uma peça muito agradável que pode ser usado em uma diversidade de ambientes e conferir muita elegância ao ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *