Projetos Diversidade Cultural‏

Os projetos de diversidade cultural têm como objetivo fomentar o respeito entre as diferentes tradições e modos de vida, através do mútuo conhecimento, assim como, valorizar as diferentes manifestações culturais e mostrar suas influências e inter-relações.

São projetos que dialogam com o respeito aos Direitos Humanos e ensinam a tolerância, demonstrando que as culturas, apesar de diferentes, não podem ser classificadas em graus de importância, e por isso, são de suma importância para seja qual for o meio social o qual serão pensados e implementados.

Importância dos Projetos de Diversidade Cultural

Vivemos uma época em que muito se fala sobre globalização, na qual, por conta das novas tecnologias, principalmente a internet, o mundo aparenta ser menor, com as distâncias entre os povos tendo sido resumidas. Com isso, o embate cultural tornou-se constante. E talvez tão grande quanto o que as Grandes Navegações criaram para sua época. Desse modo, a diversidade cultural fica evidente e as consequências disso podem ser benéficas, mas também perigosas, ao deparar-se com a intolerância e o etnocentrismo.

Objetivos de Tais Projetos

Para que tal situação desastrosa aconteça cada vez menos, projetos de diversidade cultural têm sido incentivados no mundo todo, principalmente junto às crianças e à juventude. A UNESCO, órgão das Nações Unidas para a Cultura, aprovou na assembleia de 2001, a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, que exorta seus países-membros a patrocinarem projetos que visem promover a igualdade e a tolerância, e qualifica a diversidade cultural e sua liberdade como um direito fundamental dos homens.

Ainda, o órgão criou o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural e, todos os anos, abre editais para a escolha de projetos de diversidade cultural a serem financiados em países em desenvolvimento. É uma ótima oportunidade para aquelas nações que usam a falta de verba como justificativa para abandonar tais projetos.

Projetos Diversidade Cultural‏

Projetos Diversidade Cultural‏

No Brasil, a diversidade cultural sempre foi uma marca de nosso povo. Porém, a realidade é que muitas culturas foram atacadas durante toda nossa história, algumas deixando, inclusive, de existir, e outras sofrem preconceitos ainda hoje. Portanto, projetos de diversidade cultural que fomentem a liberdade destas populações em promover suas tradições e costumes são importantíssimos para melhorar sua qualidade de vida. Se nosso país hoje possui uma rica cultura, é por conta da síntese das tradições e elementos que formavam a identidade de cada povo que aqui passou a conviver.

Sem projetos de diversidade cultural que ensinem a tolerância e o respeito e, ao mesmo tempo, valorizem as manifestações culturais das minorias, a globalização e as novas tecnologias, antes de servirem para nosso desenvolvimento, servirão apenas para aumentar a opressão de algumas culturas sobre outras. Dessa forma, uma parte significativa delas pode desaparecer para sempre, levando consigo um fragmento importante da riqueza cultural da humanidade.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>