Psicologia do Desenvolvimento: Definição

Representa matéria complexa dentro das discussões acadêmicas entre os renomados psicólogos que discutem a tematização em nível mundial. Por conceito está relacionada com as mudanças comportamentais dos seres humanos com o desenvolvimento da vida. São examinados pontos distintos com características estruturais complexas, desde as habilidades motoras até na formação da identidade do indivíduo. Conheça a psicologia do desenvolvimento.

Importância da Psicologia do Desenvolvimento

As mudanças comportamentais estudadas pela psicologia do desenvolvimento são referência do decurso da vida. Considerado também processo em que as pessoas funcionam como instrumentos de contínua interação entre outras.

O campo de pesquisa da psicologia do desenvolvimento se expande em ritmo acelerado. No início do século passado os objetivos estavam estritos nas descobertas das tendências existentes em cada idade, medindo traços do comportamento físico e cognitivo. Na atualidade, o ritmo de pensamento acontece baseado nas considerações dos mecanismos subjacentes à evolução dos seres humanos.

Os seres humanos são espécies influenciadas pela história e experiências do passado. A psicologia do desenvolvimento tem importância fundamental nas análises psicológicas. O estudo tem total importância na observação do comportamento humano para entender particularidades e semelhanças que podem existir dentro das mesmas faixas etárias. Educadores podem traçar modelos qualitativos de sistemas de educação, além de aumentarem a compreensão das diferentes idades compostas no mundo. 

Principais análises da Psicologia do Desenvolvimento

  • Aquisição de linguagem
  • Entendimento conceitual
  • Entendimento da moral
  • Formação da identidade
  • Habilidades motoras
  • Habilidades na solução de problemas

Questões discutidas na Psicologia do Desenvolvimento

Existem inúmeras questões que permanecem misteriosas dentro do campo de estudo. Alguns pensadores acreditam que crianças são distintas dos alunos por causa da falta de experiência. No entanto, alguns jovens intelectuais se demonstram mais evoluídos do que muitos adultos trabalhadores braçais, fato que gera contradição nas considerações de semelhança das duas idades.

Desenvolvimento: A evolução do ser humano pode acontecer sobre diversas formas. Pensadores da psicologia do desenvolvimento discutem a questão com diversas ponderações: O desenvolvimento acontece por cauda da codificação interna ou condições sociais dos jovens? Existe conhecimento inato ou a experiência representa melhor professora para traçar o caminho da evolução?

A matéria procura compreender a evolução dos seres humanos em todos os aspectos existentes entre nascimento e fase adulta. O conceito estuda crescimentos do organismo e desenvolvimentos no campo mental, compreendendo ambos com formas de construções contínuas. As organizações no cérebro se organizam com o passar da vida, algumas estruturas permanecem até a morte do indivíduo. Neste sentido, doutrinas arianas que consideram indivíduos superiores por causa da raça são desacreditadas desde a metade do século passado. 

Influências e Aspectos do Desenvolvimento Humano

Há fatores que influencia forma direta no desenvolvimento humano de acordo com a doutrina, caso da hereditariedade, cuja carga genética pode alcançar potência alta no organismo da pessoa. Entretanto, a inteligência, por exemplo, está relacionada mais com as condições existentes no meio do que com a herança de genes. O meio pode ser compreendido como influências ambientais que interferem na tendência dos comportamentos

O crescimento orgânico, compreendido como aspecto físico, tem relação direta com o desenvolvimento mental dos indivíduos. A maturação neurofisiológica torna possível realizar a determinação dos padrões comportamentais. O desenvolvimento acontecer levando em consideração quatro aspectos indispensáveis: Físico, mental, emocional e social.

Jean Piaget: Teoria do Desenvolvimento Humano

Mesmo sendo alvo de críticos da atualidade as teorias de Jean Piaget ainda são levadas em consideração na maioria das estruturações de ensino às crianças no plante terra. O pensador divide a evolução humana em períodos de crescimentos evolutivo qualitativo dos pensamentos. Entre os períodos o apogeu acontece com o surgimento da linguagem, auxiliadora fundamental do aceleramento do raciocínio, culminando em interação com comunicação mais apuradas.

Piaget acredita que o respeito que as crianças possuem pelos indivíduos medidos como superiores representa principal evidência das primeiras evoluções da linguagem. No mesmo período a maturação neurofisiológica auxilia na evolução de novas habilidades, evoluindo inclusive as coordenações motoras. 

7 a 12 anos

Acontece evolução do aprendizado feito de forma sistêmica, no qual as crianças demonstram os primeiros níveis de autonomia com relação aos adultos da família. O público infantil inicia a formação dos próprios conjuntos morais, sendo influenciada e comparada com a estrutura cerebral nascida no ambiente familiar. A criança acostumada em obedecera os educadores começa a enfrentar e contestar os ideais impostos.

A partir de onze anos os conceitos de liberdade e justiça são medidos com maior clareza. Isso fica evidenciado com as conclusões e hipóteses que podem ser esquematizadas. As inspirações acontecem na sociedade, analisada sobre diversas formas para serem transformadas. Na idade acontecem também os conflitos no aspecto afetivo. Durante a fase adulta não acontecem mudanças significativas na estrutura mental. Piaget acredita que os adultos desenvolvem aumentos graduais na evolução cognitiva.

Jean Piaget

Considerado como um dos mais importantes pensadores da psicologia do desenvolvimento no século XX. Piaget demonstrava que a principal distinção entre humanos e animais estava na capacidade do pensamento abstrato. O desenvolvimento cognitivo estava direcionado com a maturação biológica.

Seguindo os instintos de biólogo, Piaget estava preocupado em analisar as adaptações do organismo em ambientes distintos. Os esquemas são denominações do autor para definir as organizações mentais que determinam comportamentos semelhantes ou diferentes dos demais membros do grupo. 

ABPD: Associação Brasileira da Psicologia do Desenvolvimento

A ABPD objetiva trocar informações entre pesquisas que satisfaçam interesses em com dentro da psicologia do desenvolvimento. Os currículos dos cursos de psicologia também são promovidos. Coopera com ensino da matéria. Instituição considerada centro de referência. As entidades governamentais e não governamentais são promovidas com o intercâmbio promovido pela instituição.

Também firma convênios, contratos e acordo de ajustes com podres públicos ou privados e promove discussões e atividades que sejam de interesse dos associados, contribuindo ao cumprimento de solucionar questões éticas reservadas a profissão ou conceitos da psicologia do desenvolvimento. Entidades com objetivos em comum poder realizar a filiação, independente se nacionais ou internacionais.

Vídeo sobre Psicologia do Desenvolvimento

Programa com especialistas respondendo perguntas usuais frequentes sobre a psicologia do desenvolvimento. A teoria de Piaget é citada apor grande parte deles. Conteúdo integrante do Programa da disciplina Psicologia do Desenvolvimento do Curso de Pedagogia da UNESP / UNIVESP. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *