Quadros Mais Caro da História

Ao longo dos anos grandes obras foram feitas por diversos pintores famosos, muitos deles conhecidos até os dias de hoje. Esses quadros mesmo depois de muito tempo, muitos deles não perderam o seu valor, pelo contrário, alguns deles hoje valem milhões e são disputadíssimos em leilões pelo mundo todo, devido a sua história, ou pelo pintor e até mesmo pela época em que eles foram pintados, além claro, do significado interpretado diferentemente por cada um.

É válido lembrar que em cada época esses quadros valeram um valor diferente, mas dá pra ter uma noção do porque e como esses quadros chegaram a valores imensuráveis e também existem colecionadores que pagam quantias absurdas. Mas arte é arte e quem aprecia certamente tem bom gosto e entende do assunto.

Quais Os Quadros Mais Caros?

Existem muitos quadros caros, alguns deles podem ser listados, pois foram vendidos em leilões e estão espalhados pelo mundo todo, em museus ou com alguns colecionadores. Um desses quadros é “Os Jogadores de Carta” do pintor francês Paul Cézanne, uma obra feita entre os anos de 1890 e 1895, sua última venda confirmada foi em 2011 de um grego chamado Gerge Embiricos, e quem comprou foi a família real do Catar. Eles adquiriram o quadro por nada menos que US$ 250 milhões.

Há noticias também de que a mesma família também adquiriu a obra “O Grito” do pintor Edvard Munch, sendo muito reconhecido e a obra se encontra no topo das 5 obras mais caras da história, com um valor simbólico de US$ 120 milhões.

Cultura

Certamente muitas pessoas devem ter suas duvidas quanto aos valores estipulados para uma obra de arte, ou até mesmo qual o conceito de arte que torna uma peça dessas tão representativas e caras.

Esses conceitos de arte variam de pessoa pra pessoa, assim como o teor de cultura varia de país para país. O que para alguém ou em algum lugar possa parecer grandioso, para outras pessoas e em outras culturas não passa de uma tela pintada. Parece grosseiro mas é o que acontece em muitos países.

Dentro do mundo das artes as cifras de milhões são frequentemente vistas em leilões quase que diariamente, em leilões de quadros e obras de arte de diversos ramos pelo mundo todo. 

Estipulação de Preços

É complicado entender como se calcula um preço de uma obra de arte. Não é possível calcular a arte que vemos, pois ela é interpretada de formas diferentes. Embora realmente não tenha como estabelecer um preço exato do quanto vale um quadro desse tipo. Por isso a maioria deles são vendidos em leilões ou em acordos entre colecionadores e afins.

Sem contar que existem muitos quadros como “Monalisa”- Leonardo da Vinci -, “A Criação de Adão” – Michelângelo – e o “O Nascimento de Vênus” – Botticelli, todos exemplos de quadros com valor incalculável. Essas obras de arte passar por tanta história e são tão enigmáticas que não existe uma forma de calcular um valor monetário para que elas sejam vendidas.

A maioria dos quadros vendidos em leilões recebe um preço base, que nada mais é que um valor estipulado, da sua data, artista, história e etc. Com esse valor é iniciado os lances e o lance final leva a obra para casa.

Quadros Mais Caros Vendidos

Nu, Folhas Verdes e Busto – de Pablo Picasso, rei da arte cubista, essa obra foi arrematada em 2010 por nada mais nada menos que 106 milhões de dólares, deixando-a em segundo lugar na listagem de quadros mais caros do mundo.

Garcon à La Pipe – também de Pablo Picasso o quadro foi pintado em 1905 e sua úlltima venda é datada de 2004 por uma quantia de 104 milhões de dólares. Segundo alguns historiadores a obra representa o período rosa do artista, e foi o primeiro quadro dele a ser vendido por mais de 100 milhões.

Dora Maar Au Chat ­– Corroborando a importância do mestre Pablo Picasso mais uma vez entre os mais caros. Sendo de 1941 e vendido em 2006 por uma quantia de 95,2 milhões de dólares.

O Retrato de Adele Bloch-Bauer II – de Gustav Klint, feito no ano de 1905 (pelo menos terminado nele) o quadro foi arrematado também em 2006 por 87,6 milhões de dólares.

Triptych – pintado por Francis Bacon em 1976, a obra foi leiloada em 2008 por um valor de 86,3 milhões de dólares. É famosa por ser uma das poucas obras de pós guerra que possui o valor mais elevado em leilões de todo o mundo.

Retrato de Dr. Gachet – do pintor holandês Van Gogh, pintado em 1890 foi vendido por 82,5 milhões de dólares. E também entra para a lista de obras mais caras do mundo.

Le Bassin Aux Nymphéas – de Claude Monét também se tornou uma das obras mais valiosas, pintada por volta de 1919 o quadro foi arrematado em um leilão em 2008 por nada menos que 80 milhões de dólares.

Le Moulin de La Galette – uma obra demorada de ser feita por Renoir, foi terminada em 1876 e teve grande impacto no mundo das artes pelo inicio da arte impressionista. Em 2002 foi vendida por 78 milhões de dólares.

O Massacre dos Inocentes – Sendo uma das obras mais antigas listadas, entre as mais caras, datada de 1611 do período Barroco, o quadro foi pintado por Peter Paul e foi arrematado em um leilão em 2002 por nada menos que 76 milhões de dólares.

Todas essas obras e muitas outras também ou pertencem a colecionadores bilionários ou estão espalhadas por museus no mundo todo. É impressionante ver como a arte perdura por longas datas sem perder o seu valor. Não dá nem pra imaginar quanto custaria à obra de Leonardo da Vinci “Monalisa”. Sem contar também que é um dos quadros mais protegidos, e que possui um mistério que já se tornou até referência de história e motivos de filme.

Devido há algumas obras possuírem valor inestimável, passaram a ser patrimônio e não podem ser vendidas e nem leiloadas por ninguém, nem instituições do mundo. Mas para quem gosta de obras de arte, basta visitar um museu, sempre há novidades e algumas obras que possam ser vistas e admiradas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *