Quando Cuidar e Quando Relaxar

Caso Verídico

Convivi com uma colega de trabalho, que nunca relaxava. Segundo sua teoria, todo mau do mundo ia acontecer naquele momento e sua posição corporal era para a qualquer momento estar se defendendo de um soco. Certamente suas conexões nervosas e juntas estavam “on-line” para a hora do grande golpe, que nunca vinha ou que nunca vinha da maneira como era esperado.

Adrenalina

Quando Cuidar e Quando Relaxar

Quando Cuidar e Quando Relaxar

Sabemos que se na rua sou ameaçado por um cachorro, o corpo libera uma quantidade de adrenalina, me “turbinando” para a possível corrida e pular um muro caso necessário, para me defender da mordida canina. Pulei o muro, a ameaça se foi e o nível de adrenalina baixa em minha corrente sanguínea e está tudo bem.

Agora, se no desenrolar de um dia em um serviço administrativo descarrego inúmeras vezes adrenalina em excesso na corrente sanguínea, fará bem para meu organismo? Se você pesquisar para saber o que pode acontecer com sua máquina, vai ficar espantado!

A Vida Moderna

Massagens

Massagens

Será que só no escritório, no trânsito ou na fila do banco fico estressado? Vou contar um caso que presenciei há aproximadamente dez anos. Minha família e eu estávamos acampados em um sítio no interior de Minas Gerais. Era nosso mês de férias e amanhecemos naquele local lindo em uma segunda-feira. Tomando o café da manhã, observamos no sítio ao lado um trator que parava próximo a uma porteira. O tratorista a abriu, se acomodou na poltrona da máquina e ela se fechou.

Foi até ela novamente, a abriu, a calçou novamente e voltou para o trator. E não é que a “danada” fechou novamente? Voltou lá, já com o andar mais apressado, como se estivesse muito nervoso. Abriu mais uma vez a porteira, já como uma certa energia nos movimentos, pegou um pedaço de madeira do lado e a calçou novamente, apresentando ira. À distância e de férias, observava a cena e comentei com o meu grupo: “como um sujeito que mora num paraíso destes pode amanhecer uma segunda-feira tão estressado?”.

A Resposta

Spa

Spa

A resposta veio em menos de dez minutos, quando ele estava chegando à estrada principal. Lá vinha o caminhão tanque da companhia de beneficiamento de leite buscar o seu produto. Ah! Ele também tinha uma missão a cumprir dentro de um horário.

Lição

Nos enganamos quando analisamos superficialmente uma questão e logo queremos dar o veredicto. O “Seu” José do trator precisava cumprir um horário, mesmo morando no campo, bem longe do “nervosismo” do pregão da bolsa de valores. O que “Seu” José poderia melhorar em seu processo? Acertar da primeira vez ao abrir a porteira. Certamente evitaria a descarga desnecessária de adrenalina em seu organismo. E quanto a mim, será que tenho despejado adrenalina de mais em meu corpo?

Autor: Dirceu Pereira Mendonça

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *