Quanto Você é Sugestionado?

Eu tive uma conversa com um grupo de pessoas que trabalham na mesma empresa e no qual vários colegas tinham perdido quantidades significativas de peso e mantiveram. Eu perguntei como eles tinham conseguido concretizar o objetivo. A resposta, que todos estavam de acordo, era que uma determinada pessoa tinha começado a perder peso e ficou cerca de 20 quilos mais leve do que antes, todos começaram a comentar sobre o quão bom ele ficou e, em seguida, um colega disse que iria fazê-lo também .. . depois o outro disse: “se você estiver fazendo isso, eu vou fazê-lo também”.

Um Plano

É assim que tudo começou. Todos os que se juntaram a este grupo perderam peso e se mantiveram em forma – TODOS. É evidente que a primeira pessoa, o líder, inspirou uma grande dose de confiança dentro do grupo. Eu não sei bem o suficiente para saber o que estavam fazendo como a dinâmica no trabalho, mas é interessante conjecturar o que teria acontecido…

Talvez esse “líder perda de peso” foi alguém que foi muito respeitado, que em geral, todo mundo olhou e tentou imitar. Talvez não era o caso, talvez esse “líder da perda de peso” foi realmente uma pessoa com excesso de peso, que já havia tentado todas as dietas, e na perda de peso fez todos pensarem: “Se ele pode fazer, eu definitivamente posso “. Você pode ver agora como diverso poderia ser, mas quaisquer que foram, eles trabalharam.

Sugestão: Poderosa Arma

O que também é demonstrado é como todos nós somos sugestionáveis, desde que nos é dado a sugestão. Um hipnotizador sabe muito bem como colocar o instinto humano de sugestibilidade para trabalhar. Um hipnotizador escolherá o tema mais sugestionável para executar o “truque” e depois trabalhar de uma pessoa para outra, de acordo com seus níveis iniciais de sugestionabilidade. E assim até o final, o sujeito menos sugestionável se tornará mais sugestionável do que o primeiro a ser escolhido. Essa crença na capacidade da pessoa do hipnotizador é gerada, pouco a pouco, simplesmente observando a reação dos outros.

A linha inicial é a de que todos nós somos sugestionáveis, dado o estímulo correto. Eu queria ganhar um real por cada pessoa que ao longo dos anos que tem reservado uma sessão de hipnoterapia e à chegada o seu anúncio de abertura foi “Eu não sei se isso vai funcionar por que eu sei que não sou influenciável”. Como um hipnoterapeuta, o trabalho é descobrir o que é o “gancho” direto de cada pessoa. Este trabalho é muitas vezes feito antes que o cliente chegue, por exemplo, se um fumante inveterado vai para uma sessão de hipnoterapia e parou de fumar facilmente, como se uma  pessoa perdeu muito peso, incentiva todos a pensar que eles podem fazer isso também.

E assim, quando a pergunta é como você é sugestionável, a resposta é que você é mais sugestionável do que você quer ser. Ela resume-se à expectativa e desejo.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *