Revolta de Vila Rica

No século XVII e XVIII a extração de ouro representou a principal forma de explorar o país. Os portugueses acabaram com os estoques do pau-brasil e os olhos estavam atentos aos minérios que surgiam em alta quantidade – em principal na região de Ouro Preto, um dos municípios que mais possui visita turística nas Minas Gerais de hoje em dia. Por vezes o movimento tem o nome de movimento de Felipe dos Santos, protagonista do evento. No ano de 1720 os ânimos foram para baixo e o ponto de ebulição explodiu!

Quais As Principais Causas da Revolta de Vila Rica?

01-Colônia de Exploração: Brasil consiste em colônia de exploração, ao contrário da modalidade de povoamento que acontecem em parte dos países latino-americanos cujo poder era da Espanha, ou dos Estados Unidos comandados por ingleses. Em termos práticos no país existiam três classes de portugueses: Ricos, pobres que exploravam elite e a igreja católica. Não se pode ignorar o fato de que aumento da exploração colonial foi ponto elementar para que explodisse as revoltas.

02-Brasileiros: Interessante notar que o interior do país permaneceu inexplorado. No entanto, o açúcar logo veio para o Brasil e com ele os escravos importados. Para um grau inigualável na maioria das colônias americanas, os colonos portugueses de modo frequente se casaram com índios e os escravos africanos e também houve casamentos mistos entre os africanos e índios. Como resultado, a população do Brasil é misturada a um nível que não é visto em outros lugares. Os brasileiros cresceram e perceberam que existia algo de errado entre a relação da colônia e colonizadores. 

03-Imposto do Ouro: Portugal percebeu que com a queda do pau-brasil e aumento da exploração mineral representava a realidade do país e por isso encontrou múltiplas formas para retirar lucro, caso das Casas de Fundição, por exemplo, cujo objetivo consistia de cobrar taxa sobre o ouro explorado em terras nacionais, o que se equivalia a quase vinte por cento do ouro, denominada “quinto”. No começo do século XXI o brasileiro precisa pagar cerca de trinta por cento do que ganha em imposto, índice maior do que na época da colônia brasileira.

04-Queda no Comércio de Ouro: A corrupção consiste em ponto que existe no país desde os primórdios da colonização. Junto com ela também existe o costume de sonegar impostos há tempos. Portugal percebeu que os impostos não estavam sendo pagos como deveria e resolveu proibir a circulação do mineral. Vale ressaltar ainda que a coroa portuguesa implantava castigos violentos no campo financeiro ou físico aos exploradores que não pagavam as taxas de modo correto, fato que também auxiliou para que estourasse a Revolta na primeira metade do século XVIII.

Quais os Principais Objetivos das Revoltas?

Mesmo não sendo colônia de povoamento os brasileiros frutos da relação entre europeus, afrodescentes e nativos cresceram e começaram a perceber o nível de exploratório que existe no poder português sobre o Brasil. O principal objetivo inicial estava em acabar com a burocracia para explorar ouro, o que implica não apenas no fim dos impostos como também no extermínio do controle. Porém, essa foi apenas a ponto do iceberg. Na prática também exista luta contra outras cobranças consideradas elevadas em cima de produtos como bovinos, pinga e fumo que estavam estabelecidos em monopólios. 

História da Revolta de Vila Rica

Em suma o movimento contou com grupos da classe média e os pobres que residiam em Minas Gerais. O teor dos manifestos acabou por complicar o quadro das pessoas que reivindicava, visto que grande parte se armou com poderio de fogo e passaram a ocupar espaços considerados estratégicos em Via Rica. Os boatos eram de que o poder público chegaria para negociar melhorias nas condições de custo e benefícios com Filipe dos Santos, o homem que esteva no topo da organização contestatória. Porém, não foi o que acontecer. Soldados reais tiveram a ordem de atacar e ao mesmo tempo prender as pessoas que insistiam em ficar no motim.

O lado português atuou de forma tensa contra os movimentos. Filipe serviu como exemplo para controlar futuras reivindicações com a vida executada em público. As residências de certas pessoas que não participaram dos protestos também foram queimadas. Como consequência dos atos o poder público resolver apertar as regras para explorar ouro, sem contar que aconteceu divisão oficial entre paulistas e mineiros. 

Revolta de Filipe dos Santos

Durante o ciclo do ouro o Brasil aumentou o valor como colônia para Portugal. As explorações aconteceram em massa. Governo percebeu que estava perdendo o controle e implantou regras pesadas, em principal no campo de tributos. Parte dos exploradores conseguia ficar rica, mas grande parte das pessoas que se envolveram no trabalho era composta por membros da classe média e pobres em níveis miseráveis.

O ponto marcante esteve na cobrança de vinte por cento sobre o trabalho extraído, taxa considerada alta em comparação com as atividades do gênero que acontecem em outras colônias espalhas globo terrestre. Comercializar o minério em forma de pó ou pepita também representou ponto proibido aos olhos da lei, o que prejudicou de forma direta o comércio informal.

O povo cresceu e passou a perceber os níveis exploratórios. Não foram apenas os pobres que se sentiam ultrajados com as condições da colônia de exploração como também os detentores de minas ou comerciantes, que faziam parte do grupo da classe média no Brasil colônia. 

Felipe dos Santos encontrou na situação política e econômica a situação perfeita para iniciar movimentos contra o alto nível exploratório da coroa, que com o fim do pau Brasil estava ainda com maior sede a conquistar lucro da principal colônia. Aos poucos se tornou líder em principal por causa do teor que existiam nos discursos que com facilidade ganhavam o apoio do povo e da classe média.

Na prática a pequena revolução aconteceu por cerca de um mês. A força dos combatentes contra a coroa foi forte no início, visto que grande parte da Vila Rica estava dominada por representantes da revolta. Por esse motivo o Conde de Assumar não pensou duas vezes em promover o encontro de paz. Mas o fato não passou de tática estratégica. Quando os manifestantes abaixaram as armas, a tropa real iniciou o ataque: Capturou Felipe, incêndio casas e voltou com os tributos. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *