Sonhos Repetidos – Psicologia

Os nossos sonhos sempre foram motivo de questionamentos sendo uma dúvida da sociedade, e sempre é buscado entender melhor eles, sendo feito diversos estudos acerca do significado que eles poderiam ter. Através do tempo além de significados místicos, como os dados pelo espiritismo, e os premonitórios, porém a psicanálise também estuda e tenta explicar o que os nossos sonhos representam para as nossas vidas.

É muito comum sonhar com algo mais de uma vez, acontece com muitas pessoas e isso acaba sendo motivo para grandes questionamentos. Os sonhos repetidos podem ser também chamados de sonhos recorrentes, muitas vezes para nós eles parecem apenas uma história que acontece no universo dos sonhos, chamado de universo onírico. Os sonhos podem se repetir por dias, ou até mesmo passar alguns meses ou anos sem aparecer, mas, se ele voltar a ocorrer ele também é considerado um sonho recorrente. Uma característica dos sonhos repetidos também é que ele pode acontecer com algumas variações, mas tendo um desenrolar parecido. Para que os sonhos deixem de ocorrer é necessário que questões da vida pessoal da pessoa sejam resolvidas, ele provavelmente irá parar de aparecer no universo onírico, quando as questões relacionadas a vida despertada da pessoa forem resolvidas. Pode parecer estranho e difícil de entender o porque dos sonhos se repetiram, pois na verdade, encontrar significado em sonhos no geral é bastante difícil, quando ele ocorre várias vezes podemos nos questionar ainda mais sobre o que aquilo significa. Os sonhos repetidos geralmente estão relacionados com sentimentos ruins.


Há uma classificação para sonhos em três tipos, que são conhecidos como padrões, sendo eles os burburinhos psíquicos, as recordação de vidas passadas e a projeção astral. O primeiro tipo, chamado de burburinhos psíquicos, está relacionado as ações rotineiras que ocorreram naquele dia ou a pouco tempo. Podem aparecer por exemplo se você viu um filme ou leu uma história que lhe marcou muito, ou se você teve uma briga no trabalho ou um desentendimento por volta daquele dia com alguém. Geralmente as coisas no sonho podem se misturar, por exemplo, a briga acontecer dentro do filme, você estar naquele filme ou coisas parecidas. Esse primeiro tipo de sonho não é algo com grandes significados, eles acontecem mais pelo que você passou mas não tem relações extremamente profundas com a sua vida pessoal. O segundo tipo, chamado de recordações de vida passadas, está relacionado a acontecimentos passados, esses já mais profundo e não coisas simples do dia a dia, são acontecimentos que marcaram a sua vida, ou até mesmo algo que você não se recorde totalmente quando está acordo, porém que está preso no seu subconsciente. Esse tipo de sonho está vinculado a um trauma pessoal, geralmente a um sentimento de tristeza, e esse tipo de sonho é o que mais se torna repetitivo. O terceiro tipo, chamado de projeção astral, tem um significado mais complexo e talvez não seja aceito por todos, nesse tipo de sonho é dito que sua alma sai do corpo após você dormir, e ela cria uma espécie de consciência, esse tipo de sonho pode ser chamado de sonho lúcido, nesses sonhos é possível por exemplo ver entes queridos que já faleceram, há uma história completa na qual sempre há um começo, um meio e um fim, essa explicação pode não ser muito aceita por todos, porém muitas pessoas acreditam e a respeitam.

Os sonhos chamados de recordações de vida passada são os que mais acontecem de se repetir, isso se da pois são os que tem mais relação com a vida pessoal da pessoa, e relação com coisas consideradas por elas mais importantes, eles acontecem por estarem ligados a sentimentos extremamente fortes, e que fogem do controle do sonhador, por isso, muitas vezes após acordar desse tipo de sonho, ou até mesmo durante dele, sente-se uma angustia, sentimentos como desespero, medo e infelicidade, esses sonhos acabam por deixar quem os vivencia em suas noites com sentimentos ruins. Apesar do padrão do sonho, não quer dizer que aquilo tenha acontecido na vida passada da pessoa, para a psicologia, ele aconteceu nessa mesma vida e está ligado a um trauma. Para quem acredita em vidas passadas, esses sonhos podem estar relacionados com crenças antigas da família daquela pessoa por exemplo, ele está bem mais ligado com a trajetória espiritual feita pela pessoa.

Para quem sofre com os sentimentos que ocorrem durante os sonhos repetidos, há tratamentos dados pela psicologia, há diversos tipos de tratamentos que poderiam fazer esses sonhos acabarem, para isso, há especialistas preparados para essas situações. A psicologia irá ajudar a pessoa a “limpar” o que aconteceu no passado, ou seja, superar os traumas que lhe acometem, porém para isso é preciso que a pessoa esteja em busca de acabar com esses sonhos. Eles podem acontecer por exemplo com pessoas que tiveram traumas na infância e que são refletidos na vida adulta da pessoa, e essa já a muito tempo sem pensar nos acontecimentos de sua infância já não liga os seus problemas pessoas com aqueles acontecimentos, mas se eles realmente marcaram a vida da pessoa, eles podem assombra-la por muito tempo. Ao buscar ajuda de um especialista, ele irá querer entender esse sonho, é necessário então dar a ele todos os detalhes possíveis sobre ele, para isso, uma coisa que ajuda muito, é ter uma especie de caderno dos sonhos, assim sempre que acordar, pode-se anotar o que se lembra que sonhou naquele noite, pois muitas vezes nos esquecemos do sonho algumas horas após acordar, tendo as anotações em mãos é possível ter um conhecimento maior daquilo que foi sonhado, quando esses sonhos se tornam muito repetitivos, eles ficam vivos na mente da pessoa por mais tempo, mas também é interessante anotar se algo ocorreu diferente por exemplo.

É importante entender que os sonhos repetidos funcionam como uma espécie de aviso, alguns especialistas afirmam que apenas os sonhos repetidos são realmente importantes para interpretar mais sobre as pessoas, aqueles que acontecem somente uma vez são mais descartáveis. Para se entender melhor como pessoa é importante conseguir interpretar o que os seus sonhos repetidos querem dizer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *