Surgimento da Antropologia

No século XVIII, o Iluminismo trazia a razão como centro das compreensões e entendimentos dos fenômenos que o cercava. Surgem daí novas ciências, que colocavam o racionalismo como método e como orientação primordial para os estudos, afastando o conhecimento popular e a religião dos métodos de compreensão científica. Uma dessas ciências, que surge sob a égide do Racionalismo Iluminista, é a antropologia. Tal ciência tem por objetivo o estudo do homem (antro = homem e logia = conhecimento, estudo).

Surgimento da Antropologia

Mais especificamente, a antropologia estuda costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos de povos que habitaram e habitam o planeta. Isto é, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. Como disciplina científica, a antropologia só foi organizada no século XIX, com os constantes estudos sobre povos, no contexto do Imperialismo europeu, principalmente sobre o continente africano e asiático. No entanto, o saber antropológico remonta a Antiguidade Clássica, na preocupação dos filósofos gregos em compreender o homem e a cultura.


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades
1.536
http://www.prosperaweb.com.br/

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *