Taoismo: Filosofia ou Religião

O Taoismo também conhecido como Daoismo tem origem na China e se trata de uma tradição religiosa e filosófica ao mesmo tempo. Em linhas gerais, Taoismo é viver uma vida em harmonia, “Tao”, significa caminho, via ou princípio. Porém, mais precisamente na tradição chinesa está ligado a uma coisa que é a fonte e a força de tudo aquilo que existe.

Simplificando, essa palavra se refere a filosofia e a um conjunto de doutrinas espirituais, além de uma hierarquia ritual extensa e instituição monástica. É muito comum encontrar livros com definições diversas, alguns apontam como “religião” e outros como “filosofia” do Taoísmo, porém, a essência é a mesma.

A principal obra que descreve sobre o Taoismo é “Tao Te Ching”, que relata os ensinamentos de Lao Zi e mais textos de Zhuangzi. A partir do que eles escreveram é que nasce a parte filosófica do taoismo. Ao longo do tempo foram sendo introduzidos outros ensinamentos no alicerce filosófico, como as teorias da Escola dos Naturalistas, que falam por exemplo, do conceito dos 5 elementos ou do yin-yang.

Nas escolas taoístas, assim são chamadas, Lao Zi vem reverenciado e dito como ancestral e imortal, além disso, são feitas práticas de exorcismo, além de adivinhação. Essas práticas servem para atingir o “êxtase” e torna-se imortal ou ter a longevidade.

Com o passar dos séculos, o Taoismo foi sofrendo com a influência da cultura chinesa, porém, foi sempre notado e feito questão que fosse notada, as diferenças entre o que é costume da religião popular chinesa das tradições rituais. Em alguns casos, cultura e taoismo se encontram, como no caso da alquimia chinesa, do zen-budismo, da astrologia chinesa, da medicina tradicional chinesa, das artes marciais e do feng shui. E não foi só da China que o taoismo sofreu influências, alguma coisa se deve as sociedades que viviam no leste da Ásia.

Uma segunda obra dedicada ao taoismo se chama Daozang, que por algumas vezes foi publicada obedecendo as ordens do Imperador da China. Em alguns momentos da história dessa nação, o taoismo foi definido como religião do Estado. Porém, com o passar dos anos foi perdendo a importância e exatamente depois do século XVII deixou de ser popular como era antes. Atualmente o taoismo é reconhecido como uma das 5 religiões da China e tem seguidores em várias partes do mundo.

Quanto a categorização do taoismo ele é dividido da seguinte forma, mesmo que reconhecido como religião na China:

  • Taoismo filosófico com textos deixados por Dao De Jing e Zhuangzi.
  • Taoismo religioso com base nos movimentos religiosos organizados na China vindos dos Mestres Celestiais (outro movimento que aconteceu durante o fim da Dinastia Han); a obra de Quanzhe “A Realidade Completa” e mais seitas ortodoxas de Zhengyi.
  • Taoismo tradicional com origem na tradição da cultura chinesa, da religião desse país.

Não é simples entender quais as diferenças, principalmente porque se tratam de complicadas interpretações. Alguns estudiosos chegam a afirmar que não existe nenhum tipo de diferença. Outros defendem que o taoismo foi identificado pela primeira vez logo no início da Dinastia Han, e não como várias escolas, mas somente como uma única. Tal afirmação se dá porque os textos de Zhuangzi e Laozi foram reunidos nessa época.

Falando das Tradicionais Origens do Taoismo

O taoismo visto como uma tradição chinesa tem a sua origem vista de uma outra forma diversa daquelas que foram citadas anteriormente. Basicamente 3 são as fontes principais: a primeira e a considerada a mais antiga e o mítico “Imperador Amarelo”. A mais conhecida e podemos dizer mais famosa, está na obra Tao Te Ching, se trata de um livro de aforismos místicos, que teria sido redigido por Laozi, segundo conta a lenda, ele era um contemporâneo mais velho de Confúcio. E por último, todos os estudos do filósofo Zhuangzi.

Como Funciona na Prática o Taoismo nos dias Atuais

Quem pratica a religião taoismo nos dias atuais acredita em uma energia cósmica vital que permite que exista vida na Terra e nos conecta a todo o Universo.

Se acredita na imortalidade, mas não aquela do corpo físico que temos agora. Quem pratica e crê na religião está se aproximando da natureza ao longo da vida e quando morre completa a trajetória no Universo.

Segundo o taoismo o conhecimento humano é afetado pelo ponto de vista, isto é, não existe somente uma verdade absoluta, e sim, vários pontos de vista diferentes.

O conhecimento muda de acordo com as mudanças constantes do Universo.

Um ser humano jamais chegará até o conhecimento porque o conhecimento não é conhecido, talvez seja possível entendê-lo e vivenciá-lo.

O taoismo praticado no Ocidente atualmente não é completamente como a religião reconhecida na China. Os praticantes ocidentais não adotaram, na sua grande maioria, os deuses e deusas da religião chinesa. São raras as instalações que exibem esses deuses em altar para que sejam adorados e celebrados durante uma reunião taoista.

No Ocidente em alguns casos o taoismo é visto como um modo de ser ateu porque a sua base seria a filosofia.

A religião é contemplada em cultos onde acontecem rituais, cerimônias, e os deuses, deusas e sacerdotes são essenciais para o taoismo nessas ocasiões.

Uma das filosofias defendidas pelos taoistas é buscar uma vida melhor para todos, através da busca do conhecimento.

O taoismo é rico de “ferramentas” que foram herdadas das tradições chinesas, então, durante um culto é possível presenciar várias situações, como: a purificação, a cura, a intercessão, o exorcismo, a adoração, a adivinhação, entre outras. Todas essas práticas fazem a linha que está entre a relação da humanidade com o mundo dos espíritos e dos deuses. E por isso, essa relação deve ser organizada com o Tao, isto é, em total harmonia.

A prática do taoismo religioso é feita com base em uma estrutura hierárquica muito bem definida e organizada. Possui regras, ritos de ordenação, processos de registro, entre outras coisas.

Existem algumas sedes principais do taoismo que abrigam os seus principais representantes. Em Taiwan se encontra o Templo Daoismo com os mestres celestiais: Tianshi ou Zhenyi. Em Pequim tem a Escola Perfeição Completa, que prepara as pessoas para a prática do taoismo e rituais ligados a religião.

Um outro detalhe importante para os sacerdotes taoistas que estão percorrendo o longo caminho da formação e para terem as ideais habilidades é aprender música. Eles estudam música, rituais, liturgia, práticas físicas e meditação. O período de formação para eles é longo e muito disciplinado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *