Como Estudar Para O Enem: Ciências Humanas

Não existem dicas secretas que fazem aumentar as notas no ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio serve para analisar a compreensão de assuntos diferentes que fazem parte da vida escolar. A melhor forma de estudar está em focar ao máximo no conhecimento geral desde o primeiro ano do ensino médio para chegar com melhores condições no momento de demonstrar o que sabe de forma teórica no papel. Caso não tenha levado os estudos a sério no passado está no momento de se concentrar.

Junto com o aumento na população brasileira crescem o número de vagas em universidades que atuam na linha do ProUni. A concorrência também fica grande e apenas quem tem o preparo necessário consegue tirar notas positivas a entrar na universidade de forma gratuita.

Quando lançado não era levado a sério por alunos e instituições de ensino. Com o vínculo ao ensino superior gratuito aumenta o número de pessoas que disputam de forma acirrada para conquistar a chance de crescer na vida acadêmica e se preparar ao mercado de trabalho. Conheça conselhos que podem ajudar a fazer o ENEM.

Dicas Para Estudar ENEM: Artes e Linguagem

01: De acordo com os administradores da prova existe a expectativa que o público compreenda como funcionaram as estruturas compostas em diferentes tipos de sociedades, de forma prática em terras nacionais desde a época da colonização até os dias de hoje. Para estudar compreenda quais motivos culturais e econômicos moveram a arte dos artistas ao ponto de influenciar na linguagem.

02: Por vezes podem existir discussões que se relacionam de forma direta com os padrões de julgamento do valor e realidade, de forma principal entre os padrões de beleza que influenciaram não apenas roupas e quadros como também a arquitetura de elementos onipresentes no ambiente do território nacional e que por vezes servem como cartão postal do país.

03: Compreender o período dos movimentos da arte no Brasil compreende em elemento básico para conquistar nota de qualidade no Exame Nacional do Ensino Médio. Procure estudar do movimento barroco com a influência portuguesa, indígena e africana até a arte pós-contemporânea. Atenção! Especialistas indicam que quase trinta por cento do conteúdo avaliativo no ENEM referente à linguagem traz perguntas sobre o respectivo conteúdo.

04: Os analistas indicam que o objetivo do ENEM no que tange às perguntas de linguagem está em compreender de forma íntima como funciona a sensibilidade e nível do saber dos alunos que querem ingressar no ensino superior. Esqueça as aulas de educação artística e leve em conta a literatura como estudo básico a melhorar o caminho para seguir à universidade. Por esse motivo procure ler artigos que fazem críticas e apontam vantagens ou desvantagens no período em termos de movimentos artísticos em terras nacionais.

05: Cuidado com for criticar. Caso a crítica tenha sido de determinado autor, aponte as fontes e deixe o conteúdo da redação com melhor qualidade em termos de conhecimento. Levante os dois lados da questão. Não se esqueça de valorizar a arte e trazer soluções quando for fazer a crítica, dois elementos que fazem diferencial  entre as respostas convencionais encontradas na média nacional.

06: Também existem movimentos artísticos que fizeram sucesso no mundo internacional como questão do Exame Nacional do Ensino Médio. Estudo os atos internacionais que influenciaram de modo direto em manifestações artísticas no Brasil, como o Cubismo de Pablo Picasso e os Movimentos Civis, por exemplo.

07: Não se pode esquece o valor aos estudos ao ENEM que existe nos principais movimentos artísticos que aconteceram em terras nacionais no século XX: (A) Semana de Arte Moderna; (B) Grupo da Anta; (C) Movimento Verde Amarelo; (D) Antropofágico; (E) Sociedade Pró-Arte Moderna.

Dicas Para Estudar ENEM: Ciências Humanas

01: Desde a época do império português o país tem movimentos que lutam em favor da democracia. Compreender a história política e econômica dos principais fatos da história brasileira serve como auxílio a conquistar melhores notas. A história nacional é longa e demanda anos de estudos para alunos conseguirem desenvolver respostas que surpreendem os analistas.

02: Em termos de império estudo o período Regencial do Príncipe Regente (Dom Pedro) que com o Partido Brasileiro organizou a Declaração de Independência do Brasil. No mesmo período vale o destaque à Guerra do Paraguai cuja vitória determinou a supremacia do poder militar nacional. Queda de Dom Pedro II também representa pontos demandados no caderno de ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio.

03: O período republicano também tem importância, embora as ditaduras militares do século XX tenham tendência de aparecer em maior número de perguntas por serem movimentos recentes com nomes conhecidos em termos populares, como Getúlio Vargas, por exemplo, ou JK, presidente que sofreu golpe militar depois de construir Brasília.

04: Brasil Democrático. Estudo que deve existir de forma detalhista, desde os primeiros atos para a Constituição de 1988 até os problemas políticos que o país vive na atualidade no sentido de formar país com democracia entre o povo de forma legítima e não apenas nos termos da lei. Reformas agrárias e distribuição de renda também podem ser assuntos presentes no Exame Nacional do Ensino Médio.

05: Economia Internacional. Necessário compreender os acontecimentos econômicos que interferiram na economia brasileira de forma história, como no caso do Crack de 1929, quando os Estados Unidos interromperam o consumo global e modificou a demanda do Brasil ao ponto de prejudicar na oferta de insumo, de forma principal no setor cafeeiro.

06: Filosofando. Aspectos básicos da filosofia, como a compreensão dos sofistas sobre moral e ética representa matéria que com certeza está presente no ENEM. Entenda como os movimentos gregos e romanos influenciaram na cultura ocidental.

07: Estudos Geográficos. Compreende a geografia no Brasil pode não ser o bastante para conseguir notas importantes no ENEM. Por esse motivo existe a necessidade de compreender com melhor saber as características que se relacionam com o mundo sustentável e manejo ambiental com menor nível em termos de desmatamento. A educação ambiental pode ser exigida entre os alunos que respondem os cadernos de geografia ou biologia.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ensino
1.538

Função: Programação e SEO
Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG)
Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *