Motivar uma Criança a Ler

Crianças que são acostumadas com oportunidades de leitura, são mais propensas a ter sucesso e ir mais longe na escola, do que aqueles que não têm incentivo a ler dentro de casa. Esta é uma descoberta do Centro de Pesquisa Internacional e da Universidade de Nevada nos Estados Unidos.
O hábito da leitura deve começar em casa. Não importa que tipo de formação educacional os pais possuem, o que importa é o que eles fazem para promover a leitura antes do filho começar na escola. Ajudar uma criança a ser um leitor hábil, requer algumas rotinas que a levará a ser um aluno entusiástico.

Leitura

Leitura

Pequenos

Com apenas alguns meses, as crianças querem explorar tudo como, olhar fotos, ouvir as vozes e apontar para os objetos que lhes interessam. Ajudar as crianças a associar imagens com palavras é um grande passo para a compreensão das palavras e relacionamento com as coisas.
Leia todos os dias para seu filho. Os livros ajudam a estimular a imaginação das crianças, para que elas possam ver o mundo fora de si mesmas. A leitura de histórias e falar sobre o que o personagem está sentindo e pensando, os ajuda a perceber que as outras pessoas também têm sentimentos.

Crianças Lendo

Crianças Lendo

Leitura de Livre Escolha

Permita que seu filho escolha os livros que quer ler. Se eles escolhem livros difíceis, você pode ajudá-los com a leitura, explicando o que significam as palavras que eles não reconhecem. Ouça quando o seu filho lê um livro. Não, eles não serão capazes de ler plenamente nesta idade, mas eles vão imitar o que ouviram você ler e vão associar as imagens.
Para fixar ainda mais essa prática, faça perguntas à criança enquanto lê, tipo: “O que o cachorro está fazendo aqui?”, “O que você acha que ele está cavando?”, “Ele parece feliz / triste, por quê?”
Fale sobre o que foi visto e lhes pergunte o que pensam a respeito. Isso estimula a capacidade de raciocínio e os ajudam a fazer relacionamento com o que está acontecendo no livro, mostrando como ser um leitor ativo no futuro.

Motivar a Criança

Motivar a Criança

Idade Pré-escolar

Quando a criança atinge de 3 a 5 anos de idade, a sua curiosidade sobre as coisas do mundo é impressionante. Alimente a curiosidade deles, deixando fazer as coisas com você, especialmente àquelas coisas que exigem leitura. Cozinhar um bolo requer a leitura da receita. Mostre a receita ao seu filho nas costas da caixa. A maioria tem fotos do que é necessário. Por exemplo, você pode pedir para encontrar  a palavra que vai corresponder à imagem dos ovos. Continue com a associação da imagem com a palavra, pois reforça que as palavras têm significados. Agora é a hora de adicionar as letras para a sua aprendizagem. As letras formam palavras e estas têm significado em nosso mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ensino
1.538

Função: Programação e SEO
Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG)
Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *