Profissões: Professor

Considerada como uma das profissões mais dignas, ser professor é mais que um emprego, é uma atitude. A ação de ensinar é uma das profissões mais antigas que se tem registro. O professor é quem transmite conhecimento a outras pessoas, mas longo dos tempos essa ação foi sendo modificada, assim como a definição de professor. Na Antiguidade, o professor nada mais era alguém com mais experiência, seja prática ou teórica, e que transferia o conhecimento para seus alunos, geralmente um número reduzido. Já na época de Platão e Aristóteles, com o número maior de aprendizes, as aulas eram ministradas em lugares redondos, onde os alunos se sentavam ao entorno no professor, que tinha a função mais de mediar e orientar o debate do que de dar aulas. O conhecimento era baseado na dialética.

Atualmente, os professores não possuem uma vida fácil, principalmente aqueles da rede pública. Vários fatores, como serem mal remunerados, salas lotadas e alunos sem respeito, contribuem para uma imagem triste da situação do professorado brasileiro. As aulas são baseadas no modelo expositivo, no qual o professor passa o conteúdo e pouco ouve dos alunos. O dia mundial do professor é 5 de outubro, mas no Brasil é comemorado dez dias depois.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ensino
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *