Divindades Indianas

Quem tem curiosidade para saber um pouco mais sobre as divindades indianas poderá conhecer um pouco mais sobre elas a seguir. Selecionamos informações relevantes a respeito das principais divindades e o que elas representam para os indianos.

Brahma – O Criador

Os hindus acreditam que o universo está sempre sendo destruído para ser então reconstruído por Brahma, um ciclo eterno. Sem a existência de Brahma nada maios existiria e ele é o primeiro deus da Trindade Hindu composta por Brahma, Vishnu e Shiva. Sendo o Deus Criador, Brahma, já foi considerado o maior de todos os deuses, pois ele dava movimento ao universo.

Contudo, foi perdendo a sua importância com a ascensão de Vishnu e Shiva. A personificação de Brahma é feita com ele usando um manto branco e montado num ganso. Conta com quatro cabeças sendo que foi delas que nasceram os Vedas que ele tem em suas mãos juntamente com seu cetro e outros símbolos.

A Trindade dos Deuses

A Trindade dos Deuses hindus é formada por Brahma que é o Criador e o princípio da harmonia e equilíbrio; Shiva que é o deus associado a destruição e Vishnu que tem associação com a Preservação. Cada um desses deuses tem a função de representar um aspecto do universo.

O Nascimento de Brahma

O nascimento de Brahma é cercado por diversas lendas dentre as quais se destacam a do “Ovo Cósmico” e outra em que ele teria nascido de uma flor de lótus que teria brotado do umbigo de Vishnu. Foi somente depois de ter brotado que ele começou o seu trabalho de criação do universo. Nessa versão podemos observar uma certa subordinação a Vishnu.

Aparência de Brahma

Brahma seria um homem de pele vermelha e com quatro braços e quatro cabeças que estão direcionadas para os quatro pontos cardeais do universo. Possuindo oito olhos esse deus está sempre atento a sua Criação e aparece montado num ganso que é sagrado e que anda pelo céu para poder observar a sua obra.

Letra Minúscula

Para os hindus as palavras “deus” e “criador” são escritas usando letras minúsculas o que quer dizer que aquele que cria não é considerado como a divindade com mais poder. O entendimento que se tem é que Brahma apenas cria devido a graça de Shiva ou Vishnu. Dessa forma apenas cumpre as ordens dos superiores, além disso, Brahma é um deus findo uma vez que depois do período de “cem anos celestiais” (em torno de 4 milhões de anos) ele será destruído assim como o universo que criou. Outro deus irá surgir para criar um novo universo.

Vishnu – O Conservador

Vishnu é considerado pelos hindus como sendo o deu universal e tem consigo quatro símbolos que são um búzio, um disco, uma flor de lótus e uma maçã. Quando as pessoas precisam de ajuda o deus vem na forma de um avatar ou reencarnação. Embora ele não fosse de muito destaque nos Vedas acabou se tornando uma divindade muito importante para os hindus. A função principal de Vishnu é conservar o universo.

Trata-se do principal deus da Trindade Hindu e que representa Sattvaguna que é o modo da bondade e que tem responsabilidade pela sustentação, proteção além da manutenção do universo. O deus Vishnu é a fonte de origem de todos os avatares e dos deuses, se encontra presente em todos os átomos da criação assim como no coração de todos os seres.

Aparência de Vishnu

Uma curiosidade é que o nome “Vishnu” quer dizer “aquele que tudo penetra” ou então “aquele que tudo impregna”. Pode ser representado de duas formas, uma estando deitado numa serpente que possui mil cabeças e que se encontra flutuando num mar de leite. Quando representado assim ele recebe o nome de Narayana que é aquele que mora em águas cósmicas.

No umbigo dessa figura há uma flor de lótus da qual sai Brahma, o Criador. Aos pés dele se encontra Lakshmi que tem como função representar a riqueza e a beleza que está curvada para o deus absoluto. Uma serpente envolve Shesha ou Ananta que está representando a eternidade e que tem mil cabeças que se voltam para Vishnu numa representação do ego.

Outra maneira de Vishnu ser representado é de pé em cima de uma flor de lótus ou numa serpente. Também representa o sábio que está procurando por conhecimento e possui quatro braços sendo que em cada mão possui um lótus (conhecimento); um disco (destruição), uma concha (origem dos cinco elementos), uma massa (tempo) e uma arma.

Conhecendo Vishnu

Sendo o preservador do cosmos Vishnu tem como função manter as leis do universo e também é conhecido por ter participação nas conquistas românticas. Se a ordem se mantém no universo Vishnu fica dormindo. Contudo, se existe desequilíbrio Vishnu então utiliza Garuda (seu veículo) para guerrear contra o caos. Ele ainda pode enviar avatares ou então encarnações para salvar o mundo.

Shiva – O Destruidor

Shiva ao lado de Vishnu é um dos deuses mais poderosos do hinduísmo e pode ter duas formas. A primeira delas é a do extremado asceta que mata demônios e que se encontra envolvido por serpentes, ele conta ainda com uma coroa feita de crânios em sua cabeça. Como é o senhor da destruição Shiva é retratado dançando num círculo de fogo.

Uma curiosidade interessante sobre esse deus é que ele consiste numa miscelânea de deuses, cultos e mitos que são repetidos desde a pré-história da Índia. Como o objetivo da destruição empreendida por Shiva é que algo novo seja construído ele é muitas vezes chamado de transformador e renovador. Os registros das primeiras representações de Shiva são do período Neolítico.

O Trishula

As representações de Shiva geralmente trazem a figura de um tridente que é chamado de trishula. Basicamente se trata da arma que ele usa para fazer a destruição da ignorância dos seres humanos. O seu tridente possui três pontas sendo que em cada uma delas estão representadas três qualidades que são rajas (movimento), tamas (inércia) e sattva (equilíbrio).

Domínio da Morte

Shiva também é representado com uma serpente em volta da sua cintura e também em volta do pescoço simbolizando que ele tem domínio sobre a morte de maneira que ele é imortal.

Os indianos acreditam em vários deuses, cada um cuidando de alguma coisa especifica. Existe uma trindade no hinduísmo, sendo 3 os grandes deuses, dentre eles: Brahma, Shiva e Vishnu. Outros também são bastante conhecidos como é o caso de Mahadevi, Ganesh, Matsia, Curma, Varaa, Narasima, Vamana, Parasurama, Rama, Krishna, Lacshimi, Sita, Hanuman e Garuda.

O primeiro e mais importante de acordo com a sociedade é Brahma, considerado o criador de tudo. Vishnu é quem preserva o universo e inicialmente não fazia parte da trindade. Shiva é o deus que possui várias faces e é conhecido também como “O Destruidor”. A seguir veremos uma galeria de fotos com diversas imagens referentes a estas divindades indianas, confira:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Divindades
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *