A Religião e a Ciência

O Que é a Religião

Se fôssemos definir o que é religião, poderíamos dizer que é um sistema de símbolos  com erudição própria. Ela é caracterizada como uma proposta da existência de algo transcendente, além do empírico, muito maior e mais fundamental do que aquilo que é percebido por nossos sentidos físicos.

Em termos expressivos, temos que analisar a religião em vários aspectos. Existe o aspecto da fé, portanto abstrato e totalmente subjetivo; há o aspecto institucional, e portanto totalmente organizacional, e dentro desse aspecto temos ainda a questão ritualista e litúrgica e ainda as questões éticas e experimentais ou práticas.

Albert Einstein

Albert Einstein

Em termos de funcionalidade, as religiões do ponto de vista  dos religiosos executam suas funções de forma individual e social. Elas dão ao indivíduo motivo para viver e propósito de vida, alimentam suas esperanças quanto ao futuro, seja próximo ou não de modo a transcender o sentido do presente, compensando as dores de agora. Também do ponto de vista social, elas integram o indivíduo com sua comunidade religiosa, de forma que os que têm a mesma visão e valores comuns seguem a mesma fé.

Qual a Esfera da Religião?

Tendo em vista o fato de a religião propor trazer ao homem a tão almejada “paz de espírito”, é de se esperar, pois, que a religião trabalhe num âmbito exclusivamente espiritual, ainda que este reflita na esfera mental ou psíquica, e mesmo no plano físico, já que o homem é dotado também de alma e corpo. Logo, ela também possui elementos de cunho filosófico e prático. Entretanto sua esfera de ação tem como foco o plano espiritual, e portanto, fora do alcance “empírico” do ponto de vista científico.

Religião x Ciência

Religião x Ciência

O Que é Ciência?

Já a ciência poderia ser definida como um modo de buscar a verdade sobre fatos ou objetos. É um modo de se buscar a verdade na história através das evidências encontradas. Assim como na religião encontramos grupos diferentes com ênfases diferentes, também na ciência encontramos grupos que se especializam em setores diferentes da ciência, ou seja, que se especializam em investigar determinadas partes da realidade.

Qual a Esfera de Ação da Ciência?

Diferentemente da religião, que trabalha em bases totalmente subjetivas e abstratas, porque trabalha com a “fé”, a ciência se baseia totalmente na razão e na lógica, aceitando como realidade e verdade unicamente aquilo que pode ser observado e constatado através de experiências empíricas.

Religião

Religião

Esse conhecimento pode ser obtido de modo direto (por meio de ponderações) ou indireto (deduções baseadas em estatísticas ou relatórios). É preciso ter em mente, entretanto, que a ciência é uma ação coletiva, pois a vida acadêmica é organizada em associações científicas. Mesmo o cientista individual é parte de um grupo onde outros cientistas também se comprometem com um conjunto de normas epistemológicas no que diz respeito a determinado assunto, utilizando-se de um mesmo vocabulário técnico e partindo de uma mesma origem.

por Carlos Alberto Bächtold – Laboratório Municipal de Foz do Iguaçu, PR.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • oi

    Eliane 10 de Maio de 2011 14:56 Responder
  • a biblia talvez seja dos fracos como eu dependente eterno que levo uma vida de escravo dos outros que só pensao em matar a minha vida mortais e espirituais e como os deuses e sem DEUS QUE ELES DIZEM QUE SOU

    orlando alexandre valente ribeiro 16 de Maio de 2011 17:47 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *