Chico Xavier: O Maior Brasileiro de Todos os Tempos

Todo país tem aquelas pessoas que se destacam e acabam se tornando um símbolo das coisas boas que existe em cada nação. Com o objetivo de eleger um representante máximo do melhor de nosso país o SBT produziu o programa “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”.

A eleição teve como resultado Chico Xavier com mais de 70% dos votos do público. Para quem se interessa em saber mais sobre a vitória desse ícone do amor e da paz e também sobre o programa pode acompanhar o artigo abaixo.

O Programa

O programa intitulado “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” é inspirado no programa “The Greats” criado pela BBC. O grande objetivo é fazer uma eleição com votos populares de quem mais se destacou em seu país e deixou um bom legado para a sociedade.

Esse programa já foi feito em diversos países do mundo como, por exemplo, Inglaterra que elegeu Winston Churchill, Itália que escolheu Leonardo da Vinci, África do Sul que votou em Nelson Mandela e também por aqui no Brasil cujo resultado foi Chico Xavier.

O programa que foi apresentado pelo jornalista Carlos Nascimento foi um grande sucesso e foi dividido em várias etapas para que a eleição fosse feita de uma forma mais assertiva. Depois de algum tempo de programa chegaram-se aos 12 finalistas, confira a lista abaixo com todos os nomes. 

Os 12 Finalistas

  • Ayrton Senna
  • Chico Xavier
  • Fernando Henrique Cardoso
  • Getúlio Vargas
  • Irmã Dulce
  • Juscelino Kubitschek
  • Luís Inácio Lula da Silva
  • Oscar Niemeyer
  • Pelé
  • Princesa Isabel
  • Santos Dumont
  • Tiradentes.

A Final

Depois de confrontos diretos de entre duplas de candidatos foi feita uma semifinal que teve como vencedores Chico Xavier, Santos Dumont e Princesa Isabel. Na noite de 03 de outubro de 2012 foi realizada a grande final do programa que sagrou o líder espírita como sendo o grande vencedor.

A votação de Chico foi bastante expressiva totalizando 71,4% dos votos do público através de SMS e internet. 

Por Que Chico Xavier?

Dentre os principais motivos que levaram o líder espírita a ser o mais votado foram a sua luta como um mensageiro do amor e a busca pela paz. A capacidade de Chico tocar o espírito de seus seguidores e assim oferece paz para aqueles que haviam perdido um ente querido teve grande importância.

A Vida de Chico Xavier

O nome completo do maior brasileiro de todos os tempos é Francisco de Paula Cândido Xavier, porém ele sempre foi conhecido por seus seguidores simplesmente como Chico Xavier. Nascido em Pedro Leopoldo no dia 2 de abril de 1910 veio a falecer em Uberaba no 30 de junho de 2002.

Chico além de ser um médium se tornou um porta-voz e divulgador da doutrina espírita no Brasil. Um curiosidade é que o nome de batismo de Chico é uma homenagem ao santo do dia em que ele nasceu, Francisco de Paula Cândido, porém, este nome foi trocado por Francisco Cândido Xavier assim que ele psicografou o seu primeiro livro no mês de abril de 1966. 

A Infância Sofrida de Chico Xavier

Muitas pessoas conhecem apenas Chico Xavier como o médium que psicografava, mas não sabem muito sobre sua história embora haja um filme que conte a vida dele. Uma parte muito difícil da vida desse homem foi à infância.

De acordo com relatos a mediunidade de Chico se manifestou pela primeira vez aos 4 anos quando ele disse ao pai João Cândido Xavier, um vendedor de bilhetes de loteria, que ouvia e conversava com espíritos. A mãe dele se chamava Maria João de Deus e era uma dona de casa católica.

Aos 5 anos de idade a mãe de Chico faleceu e seu pai sem condições de sustentar os 09 filhos os distribui entre os seus parentes. O destino do menino médium foi ir morar com Rita de Cássia, sua madrinha e amiga de sua mãe. Porém, com o tempo a mulher se mostrou bastante cruel e além de vesti-lo constantemente de menina também lhe batia sem pretexto algum.

Rita torturava o menino das piores formas possíveis de se imaginar e o único consolo de Chico era conversar com o espírito de sua mãe que sempre lhe dizia para que tivesse “paciência, resignação e fé em Jesus”.

A Cura

A mudança de tratamento por parte da madrinha aconteceu quando ela obrigou Chico a participar de uma simpatia para curar a perna de seu outro filho adotivo, Moacir, que sofri de uma ferida incurável.

A simpatia dizia que uma criança em jejum deveria lamber a ferida durante 03 sextas-feiras seguidas para que ela se curasse. A tarefa ficou para Chico que aconselhado pela mãe fez o que a madrinha pedia para não ser mais torturado.

Os espíritos para ajudar Chico promoveram a cura de Moacir e assim Rita passou a tratar um pouco melhor o menino. 

A Madrasta

A madrasta de Chico foi uma pessoa muito importante em sua vida, chamada Cidália Batista, ela insistiu que o pai do menino reunisse os 09 filhos novamente. Outra atitude importante de Cidália foi matricular Chico numa escola pública para que pudesse estudar, nesse tempo ele tinha sete anos.

Os dons espíritas de Chico lhe causaram muitos problemas durante a vida escolar, pois por mais que falasse para os colegas e professora que conversava com espíritos e que eles o ajudavam a fazer as tarefas ninguém acreditava.

O pai de Chico chegou a cogitar a possibilidade de interna-lo devido a essas manifestações. Durante os estudos Chico trabalhou em diversas funções como vendedor e caixeiro viajante para ajudar nas despesas da casa. 

O Contato Com a Doutrina Espírita

Foi somente no ano de 1927 que Chico Xavier veio a ter contato com a doutrina espírita. Aos 17 anos ele enfrentou a perda da madrasta Cidália e ainda a obsessão espiritual de uma irmã que todos julgavam estar louca, mas que ele sabia ser atormentada por um espírito.

Depois de ajudar a sua irmã a se livrar do problema Chico descobriu por indicação do espírito da mãe as obras de Allan Kardec e aí começou a sua dedicação a essa doutrina. O médium publicou diversos livros psicografados de espíritos e se dedicou a levar mensagens e recados de pessoas que haviam feito a passagem para os seus entes queridos que permaneceram por aqui.

Saiba mais sobre o programa O Maior Brasileiro de Todos os Tempos acessando http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *