Como se Comemora o Chanucá?

O Que é o Chanucá?

A tradução literal dessa palavra é “inauguração”, mas a festa se chamou assim em referência ao fato histórico de que os macabeus (chanu) puderam descansar no cá que é 25º dia de Kislêv. Os macabeus são um povo antigo judeu que em cerca de 165 a.C conseguiram expulsar os gregos que estavam em Jerusalém.

Embora tenham sido os vencedores da batalha o templo local havia sido destruído e a Menorá (o candelabro de oito braços tradicional dos judeus) estava quase apagando. Havia óleo para manter o candelabro aceso por somente mais um dia, porém, um milagre aconteceu e foi possível mantê-lo aceso por oito dias, tempo que permitiu a fabricação de mais óleo.

Essa festa é chamada de Hanukkah nos países de língua inglesa e apesar de ser realizada geralmente em dezembro não tem nenhuma ligação com o natal. Pelo fato de se referir a esse acontecimento a festa dura 8 dias.

Como se Comemora o Chanucá – Oito Dias de Festa

A seguir vamos explicar algumas das tradições e formas de celebrar mais comuns nas festas de Chanucá.

O Dreidel

O dreidel é um tipo de dado, consiste numa caixa rotativa que possui quatro lados em que se pode ver uma letra hebraica em cada face. A tradição da realização do jogo do dreidel pelas crianças remonta a época de Antióquio antes que os judeus se revoltassem. O jogo servia como uma forma de proteção na época em que havia a ameaça de morte para os judeus que praticassem a sua religião.

Dessa forma os judeus tinham sempre um dreidel manual enquanto estudavam a Torá ou a santa escritura. No caso de serem descobertos pelos inimigos eles fingiam que estavam apenas jogando.

O Jogo de Dreidel

Nesse jogo cada um dos participantes recebe uma quantidade de moedas ou um doce. Cada jogador deve colocar as moedas ou o doce no pote chamado de kupah antes de girar o dreidel. Em cada face desse dado especial tem uma letra hebraica que são: Gimel Nun Hei Shin (as palavras formam juntas a frase “Grande milagre aconteceu lá”.

Cada jogador deve girar o dreidel e ver qual é a letra da face que ficou virada para cima. Cada uma das letras representa um resultado diferente nesse jogo, o significado se refere ao que o participante irá receber que pode ser nada ou até tudo que está no kupah.

Gelt de Chanucá

O significado da palavra gelt em ídiche é dinheiro e o chamado gelt de Chanucá se refere a tradição de dar moedas ou doces como presente para as crianças. Acredita-se que esse costume tenha sido criado pelo fato de que o chanucá acontece próximo ao natal. Atualmente, dar o gelt evoluiu para uma troca de presentes durante as oito noites do Chanucá.

As Chamas da Fé do Chanucá

Um dos principais costumes do Chanucá é acender as velas do Chanukiá que é um tipo especial de Menorá. Esse candelabro possui um espaço a parte para que seja acomodada a vela que irá acender as demais. Enquanto essa primeira vela queima são recitados alguns cânticos e bênçãos. Durante esse momento ninguém pode se retirar da sala, no dia seguinte são acesas mais duas velas e assim por diante até que as oito tenham sido acesas.

As Bênçãos do Chanucá

A bênção para as velas é a seguinte:

Ba-ruch ata, A-do-nai E-lo-hei-nu, me-lech ha-o-lam, a-sher ki-de-sha-nu be-mits-vo tav, ve-tsi-va-nu le-had-lik neir shel Chan-nu-kah.

E significa:

“Abençoado és, Senhor, nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos comandou a acender as velas do Chanucá.”

A bênção para o Chanucá é a seguinte:

Ba-ruch ata, A-do-nai E-lo-hei-nu, me-lech ha-o-lam, she-a-sa ni-sim la-vo-tei-nu ba-ya-mim ha-heim ba-ze-man ha-zeh.

E significa:

“Abençoado és, Senhor, nosso Deus, Rei do Universo, que realizou milagres para nossos ancestrais nos dias daquela época.”

Os Alimentos do Chanucá

O Chanucá é uma das datas mais importantes para os judeus embora não seja tão relevante quanto o Rosh Hashaná (Ano-Novo) e o Yom Kipur (Dia do Perdão). Pela sua importância no Chanucá são servidos alguns pratos especiais, a respeito do qual falaremos um pouco mais para a frente.

Latkes – Bolinhos de Batata

Os alimentos mais importantes do Chanucá são fritos em óleo para fazer uma alusão ao milagre do óleo que durou oito noites deixando a Menorá acesa. Dentre esses alimentos fritos que ganham destaque no Chanucá estão os latkes que são um tipo de bolinhos de batata.

Durante a época do Chanucá é possível encontrar os latkes em grande parte das casas judaicas. Os bolinhos de batata assada são unidos por ovos ou leite e depois são fritos no óleo. Em geral esses bolinhos são comidos com creme de leite ou com molho de maçã.

Sufganiyot – Tipo de Sonho

Uma tradição bastante forte do Chanucá em Israel é servir os sufganiyot que são bolinhos que se parecem o que chamamos de sonho. Basicamente são bolinhos fritos em óleo e feitos com geleia. Por cima dos bolinhos é jogado açúcar de confeiteiro, esses doces também fazem referência aos bolos que foram feitos rapidamente pelos Maccabees durante a batalha que deu origem ao Chanucá.

Época de Reunião e Alegria

O Chanucá, atualmente, possui alguns outros significados, como dissemos acima a data passou a ser de troca de presentes uma vez que acontece próxima ao Natal. Mas, além disso, o Festival de Luzes como também é chamado é um momento do ano em que as famílias judaicas ficam mais unidas e podem se reunir para rir, jogar e acedenrem as velas do Chanukiá.

Trata-se de uma forma de comemorar a vitória sobre a perseguição religiosa que o povo judeu sofreu num passado distante além de um milagre de renovação na fé ocorrido há mais de dois mil anos.

Curiosidades Sobre o Chanucá

Azeite de Oliva

Num tempo antigo era usado azeite de oliva para acender as menorás de Chanucás.

Menorá

A menorá que é usada atualmente tem grande semelhança com o Templo Sagrado e começou a ser usada durante a Idade Média. As menorás podem ter muitas formas e tamanhos, porém, é essencial que as chamas fiquem separadas umas das outras.

Dreidel

Em Israel o dreidel é chamado de sivivon. Essa palavra tem sua origem no alemão drehen que quer dizer virar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *