Trabalhando sua Espiritualidade

O Princípio da Criação

Desde o princípio da criação, DEUS formou o homem com três elementos intrínsecos, porém distintos entre si: espírito e alma e corpo. A despeito de entendermos ou aceitarmos, o fato permanece inalterado… É assim que somos! DEUS assim o quis, porque ELE queria ter no homem um lugar para Sua própria habitação. Esse foi o desejo de DEUS desde o princípio!

Conforme o gráfico, ao ser criado, o homem tinha um elemento com o qual poderia manter contato com DEUS, pois JESUS afirmou que DEUS é espírito… Através do seu corpo, o homem, como todos os animais, se comunica e percebe o mundo físico, e como tal, tem necessidades inerentes a todos os animais. Precisa de ar, de sol, de alimentos, de água – seu corpo é constituído em 80% líquidos. Como todos os animais, ele tem instintos e sentidos. Tem o instinto de sobrevivência, que faz com que valorize e lute por sua vida. Tem o instinto de preservação da espécie, que faz com que busque uma fêmea com a qual possa copular e gerar descendentes.

O Homem

Entretanto, o homem é muito mais que mero animal. Não é somente um mamífero primata. Não! Mais que isso! O homem também é dotado de uma inteligência superior, de onde afirmamos que é um ser “racional” – ele raciocina! Mais que meros instintos, o homem tem “sentimentos”, “emoções”… O homem tem uma alma (ou é uma alma e tem um corpo). Constituindo a alma humana nós temos os pensamentos, as vontades e os sentimentos. O homem é o único “animal” dotado de tais qualidades. Ainda que saibamos que os demais animais “irracionais” também tenham “sentimentos” – afeto, raiva, dor, etc. – não se sabe, entretanto, de outro animal que “pense”.

O homem é capaz de melhorar seu desempenho, é capaz de “evoluir” sua criatividade, diferentemente dos animais. Os castores constroem suas represas, porém sempre da mesma forma… O homem, pelo contrário, vem melhorando sua arquitetura! Além desses dois elementos – corpo e alma – , o homem, contudo, ainda tem um terceiro elemento – o espírito humano. Em termos de função, o que os sentidos são para o homem perceber e expressar-se no mundo físico, o espírito é para o homem perceber e expressar-se no mundo espiritual.

Por Carlos Alberto Bächtold

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Espiritualidade
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *