O Lago dos Cisnes

Criado pelo compositor russo, Tchaikovsky, o Lago dos Cisnes é um dos mais belo balés dramáticos do mundo e também reconhecido como tal. Fazem parte desse sucesso também os responsáveis pelo libreto que foram os russos Vasily Geltzer e Vladimir Begitchev.

Dividido em quatro atos, o Lago dos Cisnes estreou no dia 20 de fevereiro de 1877, em Moscou, no Teatro Bolshoi, também um dos mais famosos do mundo. Porém, se hoje o balé de Tchaikovsky é um sucesso, não foi bem isso que aconteceu na sua estreia, considerada um fracasso. O grande vilão daquela noite não foi a música, mas a orquestra que não conseguiu interpretá-la como deveria e a má atuação dos bailarinos. Também não estavam a altura do balé dramático, a coreografia e a cenografia.

O Lago dos Cisnes foi composto por Tchaikovsky para atender ao pedido do próprio Teatro de Bolshoi, feito um ano antes da sua estreia.

Os Personagens Que Fazem Parte do Lago dos Cisnes

O Lago dos Cisnes é um balé dramático composto pelos seguintes personagens: o Príncipe Siegfried, Odette, A Rainha, o Mago Rothbart (que possui asas bem grandes), a Feiticeira Odile, as Donzelas e os Convidados.

As Primeinras Montagens do Lago dos Cisnes

Muitas montagens Do Lago dos Cisnes foram feitas aos longos dos anos. Vejamos aquelas que foram as primeiras!

1- A Première Mundial aconteceu no dia 20 de fevereiro de 1877, no teatro que a encomendou, em Moscou, no Teatro Bolshoi. O não bem-sucedido coreógrafo foi Julius Reisinger e o regente da Orquestra, que também não estava no seu melhor dia foi Stepan Ryabov. Como havíamos contado anteriormente, a estreia foi um grande fracasso e orquestra e coreografia contribuíram muito.

2- Apresentação para Corte Imperial foi a segunda apresentação do Lago dos Cisnes, que acontenceu anos depois da sua estreia, no dia 15 de janeiro de 1895.

O palco escolhido para se redimir da primeira frustante apresentação foi o Teatro Mariinsky, em São Petersburgo. Dessa vez ficaram responsáveis pela coreografia do balé, os atos 1 e 3 por Marius Petipa e os atos 2 e 4 por Lev Ivanov. O regente também foi outro, Riccardo Drigo.

Uma segunda vez para enterrar de vez o fracasso da primeira apresentação.

Detalhes dos 4 Atos do Lago dos Cisnes

1- Primeiro Ato

Um lindo castelo e uma festa de aniversário com toda pompa e circunstância. O grande homenageado do dia é o príncipe Siegfried. O presente é um baile dado pela rainha para o filho, mas, um dia depois da festa, a pedido da mãe, ele deverá escolher uma esposa, entre as mulheres que estavam na festa. Porém, depois da saída de todos os convidados, o príncipe Siegfried vê um grupo de cisnes brancos passando próximo ao castelo. Ele fica enfeitiçado com o que vê e resolve sair para caçá-los.

2- Segundo Ato

O lago do bosque que fica próximo ao castelo onde vive o príncipe e as suas margens são de propriedade do mago Rothbart, um homem que domina a princesa chamada Odette e todo o seu séquito, cujo a forma é de uma ave de rapina.

O mago transformou a princesa Odette as suas donzelas em cisnes e a sua magia permite somente que as moças tenham a sua forma humana de volta durante à noite. Porém, a princesa Odette pode se livrar dessa magia, desde que encontre um homem que a ame de verdade. Então, Sigfried que descobre sobre a magia e se apaixona loucamente pela princesa, jura que irá libertá-la do feitiço do mago Rothbart.

3- Terceiro Ato

Enquanto isso no castelo, a rainha aparece com um nobre cavalheiro e sua filha. Diante dos dois, o príncipe não tem dúvidas de que a filha é a sua princesa Odette, porém, o que ele não sabe é que tanto o nobre cavalheiro quanto a sua filha são ilusões criadas pelo mago Rothbaart. Ele transformado no pai e a filha é a sua filha Odile.

Então, acontece a dança com o cisne negro que irá decidir a sorte do príncipe e se ele vai conseguir ficar com a sua amada Odette. Porém, neste momento, ele está sob o efeito do feitiço do mago acreditando que Odile, sua filha, é a princesa. Siegfried acaba escolhendo Odile como a sua futura esposa e em consequência, não cumpre o que prometeu para a princesa Odette.

4- Quarto Ato e Último

A princesa fica arrasada quando sabe que o príncipe ficará com outra jovem e os cisnes brancos tentam consolar Odette. Mas, nada a faz voltar a acreditar que poderá sair daquela situação e acaba aceitando a sua falta de sorte, se conformando com a situação. Quando ela desistiu, chega o príncipe Siegfried e conta como foi que o mago e sua filha o enganaram e a princesa resolve perdoá-lo. Os dois renovam os votos do amor que sentem um pelo outro e é então, o momento que o mago Rothbart irado, tenta tirar a vida de Odette. Mas, o príncipe consegue cortar as asas do mago e sem elas, ele fica sem nenhum poder. Com os votos de amor renovado com Odette, ela e o príncipe se casam.

O Lago dos Cisnes no Cinema

O balé dramático de Tchaikovsky ficou tão famoso no mundo todo que já ganhou algumas versões para o cinema. No filme “Cisne Negro”, a trama central é inspirada no Lago dos Cisnes. Os atores principais do filme são a atriz Natalie Portman e Vincent Cassel.

O Lago dos Cisnes também serviu de inspiração para “Barbie em O Lago dos Cisnes” e “Barbie e as Sapatilhas Mágicas”, ambos se tratam de uma adaptação do balé dramático para animação. O primeiro foi feito em 2003 e o segundo em 2013.

Até no Brasil, o Lago dos Cisnes já ganhou a sua adaptação. Em maio de 2014, o balé de Tchaikovsky ganhou uma adaptação no Brasil que foi apresentada em Belo Horizonte. A direção artística e a coreografia ficaram por conta de Cristina Helena.

Para quem ama balé certamente não faltará oportunidades para ver outras adaptações do balé dramático que encantou o mundo.

O Lago dos Cisnes é um dos mais belos balés dramáticos existentes, escrito pelo compositor russo Tchaikovsky e também com o libreto de Vasily Geltzer e Vladimir Begitchev.

A peça em 4 atos estreiou em fevereiro de 1877, e por incrível que pareça foi um grande fracasso de público, devido a má interpretação dos bailarinos e da orquestra contratada.

O balé conta a história do príncipe Siegfried, que é aconselhado por sua mãe a escolher uma esposa entre as garotas presentes na festa. No entanto, o príncipe avista um grupo de cisnes e resolve caçá-los.

No entanto um dos cisnes era a princesa Odette, que havia sido transformada em ave por um mago. Siegfried se apaixona e jura que quebrará o feitiço. No entanto, enganado pelo mago, o príncipe jura amor eterno a outra mulher.

Ao descobrir que foram enganados, Odette o príncipe trocam juras novamente, mas o mago acaba por inundar o lago, provocando a morte de Siegfried. Veja um dos atos da peça no vídeo!

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Concertos e Dança
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *