Museu Madame Tussauds

Já pensou que sensacional poder tirar fotos com várias celebridades de uma única vez? Visitando uma das 14 unidades do Museu Madame Tussauds você pode ter esse gostinho, mas saiba que as celebridades são de cera. O museu dedicado a representações de cera dos famosos é um dos mais famosos do planeta e sua sede se encontra em Londres. As 13 filiais do museu estão em: Washington, D.C., Nova Iorque, Los Angeles – Hollywood, Las Vegas, Orlando, Xangai, Hong Kong, Viena, Amsterdã, Berlim, Tóquio, Sydney, Banguecoque e Blackpool.

Quem Foi Madame Tussauds?

A grande curiosidade que as pessoas tem a respeito desse museu é quem foi a Madame Tussauds do nome. Trata-se de Marie Tussaud (1761-1850), nascida Marie Grosholtz em Estrasburgo na França. Marie aprendeu a técnica de modelação em cera com o patrão de sua mãe, o médico suíço Philippe Curtius que realizava essa atividade para ilustrar alguns estudos acerca de anatomia. O gosto por modela figuras famosas apareceu ainda na adolescência de Marie.

No ano de 1835 Tussauds se mudou para a Inglaterra e realizou a sua primeira exposição na Baker Street, bem perto de onde está situada a sede do museu inaugurado no ano de 1884. Uma curiosidade é que as técnicas empregadas por Tussauds ainda são usadas para a confecção de estátuas de cera de famosos e até mesmo de membros da realeza. O museu Madame Tussauds se tornou tão famoso que foi citado até mesmo no livro “Volta ao mundo em 80 dias” de Júlio Verne.

Estátuas Famosas

A artista que detém o recorde de mais estátuas espalhadas pelas filiais do museu Madame Tussauds é a cantora pop e atriz Lady Gaga conhecida como “Mother Monster”. Porém, a estátua que é a mais abraçada é a do cantor e ator Justin Timberlake. Contudo, nenhum dos bonecos de cera dos cantores pop recebeu um pedido de casamento como a estátua do ator de Bollywood Shah Rukh Khan. Em abril de 2007 uma fã muito apaixonada pelo artista deu ao boneco um anel de diamante e fez o pedido. Ainda não teve uma resposta.

Confecção dos Bonecos

O trabalho para a confecção de um boneco do Museu Madame Tussauds é árduo e tem como ponto de partida as primeiras medições do artista a ser homenageado. São feitas mais de 500 fotos do modelo e quando o boneco finalmente está pronto é feito o lançamento para a imprensa. No total esse trabalho leva um total de 150 mil libras, mas esse investimento é compensado pelo volume de visitantes que a sede e as filiais do museu possuem.

Barba, Cabelo e Bigode

Quem olha a perfeição das estátuas de cera dos museus Madame Tussauds se pergunta como podem parecer vivos. Em parte isso deve ao uso de cabelos de verdade para compor as madeixas, barba e bigodes das estátuas. Até mesmo as sobrancelhas recebem esse cuidado para que a estátua não fique artificial.

Como se trata de cabelo de verdade o museu mantêm em seus quadros funcionários especializados nos cuidados com os fios. As madeixas são penteadas com pente e recebem banho de shampoo. Um momento estranho foi quando em 1996 um funcionário do museu precisou cortar o cabelo da estátua de Hitler, pois ele estava crescendo.

Dois Pesos, Duas Medidas

Na história da confecção de bonecos de cera do Museu Madame Tussauds o maior boneco já criado foi o Hulk que tinha 4,5 metros de altura e de largura 2,4. Para se ter uma ideia os dedos desse boneco eram mais grossos do que o braço de um homem adulto. Já o menor boneco da história do museu foi da personagem Sininho de Peter Pan que tinha cerca de 16 centímetros de altura.

Duro na Queda

O Museu Madame Tussauds de Londres já mostrou que é duro na queda três vezes na história. Primeiro sobreviveu a um incêndio no ano de 1925, depois resistiu a um terremoto em 1931 e por fim conseguiu escapar do bombardeio dos nazistas em 1940.

Dicas Para Visitar o Museu Madame Tussauds em Londres

Quem vai viajar para Londres deve incluir esse museu na sua lista de passeios imperdíveis, pois mesmo tendo um ingresso que pode pesar no orçamento vale a pena. Confira a seguir as dicas para organizar a sua visita e aproveitar o melhor do que a sede do Madame Tussauds oferece.

Qual o Horário de Funcionamento?

Os horários de visitação do museu variam durante o ano, consulte o site.

Qual o Endereço?

O endereço do museu é: Marylebone Rd, Londres NW1 5LR, Reino Unido. Você poderá chegar ao museu com o metrô Baker Street (Bakerloo, Circle, Hammersmith & City, Jubilee e Metropolitan Lines).

Qual o Valor dos Ingressos?

Para os adultos (mais de 16 anos) o valor é de 29 libras, crianças (de 4 a 15 anos) pagam 24 libras e crianças menores de 4 anos não pagam.

Por Que Visitar o Madame Tussauds?

Sabemos que o valor do ingresso não é exatamente barato, mas para quem gosta de fotos inusitadas com celebridades vale cada centavo. Porém, o museu oferece muito mais do que simplesmente a chance de tirar fotos com as estátuas super-realistas das celebridades. O museu organiza as exposições dos bonecos seguindo critérios, por exemplo, tem uma ala de casais, outra de esportistas, celebridades vestidas para uma noite de gala e assim por diante.

As exposições dos bonecos de cera são apenas uma das atrações do museu que ainda tem um cinema 4D com personagens da Marvel e um passeio muito divertido de terror com atores. Porém, vale dizer que pode ser um pouco assustador para algumas pessoas, a dica na porta é que basta não encostar nos atores para que eles não encostem nos visitantes.

Quais as Estátuas Mais Famosas do Museu Madame Tussauds de Londres?

Dentre as estátuas que costumam se destacar dentre os visitantes estão as dos Beatles, Elvis Presley, Freddie Mercury, Principe Philip e a Rainha Elizabeth II, Duque e a Duquesa de Cambridge, William e Kate, Pelé, Amy Winehouse, Hitler e Churchill.

Economize

Quem está fazendo uma viagem de turismo para Londres pode aproveitar o combo 4 em 1 do VisitBritain que consiste na compra de 4 ingressos para 4 atrações de maneira a receber um desconto de até 40%. As atrações são: Museu Madame Tussauds, Aquário de Londres, London Eye e London Dungeon.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Exposição
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *