Feira de Artesanato em São Paulo

O artesanato é a manifestação cultural mais autêntica de uma comunidade, já que reflete as tradições e gostos daquela população. Essa forma de cultura já se tornou uma das principais fontes de renda de muitas famílias e muitas vezes, suas técnicas são passadas de pais para filhos e no Brasil são usados vários elementos naturais na confecção de peças artesanais, como sementes, cascas de árvores, penas de aves, e ainda muitos outros. As peças artesanais podem ser encontradas em vários lugares, e são frequentemente usadas em decoração de ambientes, quartos, salas, e ainda como acessórios de beleza, brincos, pulseiras, anéis, tornozeleiras.

Feira de Artesanato em São Paulo

Feira de Artesanato em São Paulo

A grande maioria é feita em uma única peça e quando confeccionada em número maior, por ser artesanal, sempre carrega a identidade de quem o faz, por isso, nunca um artesanato é exatamente igual ao outro e é essa a principal beleza dessa arte. O artesanato brasileiro tem particularidades que são definidas por regiões, cada lugar tem seu próprio artesanato, no Sul são feitas as cuias, para tomar chimarrão, no Nordeste, as garrafas de areias coloridas. Para se adquirir o artesanato, muitas pessoas recorrem às casas do Artesão, muito visitadas, que reúnem os trabalhos dos artesãos de toda a cidade e funciona num ritmo de cooperativa.

Feira de Artesanato em São Paulo

Feira de Artesanato em São Paulo

Porém, o local mais indicado para se encontrar todo o tipo de artesanato, a um preço acessível, são as feiras. As Feiras de Artesanato estão espalhadas por todos os cantos do Brasil, em São Paulo, por exemplo, elas podem ser visitadas em todos os meses do ano, e há aproximadamente 40 delas em toda a cidade. Nas Feiras, além do artesanato, podem ser encontradas antiguidades, boa conversa, e ainda comidas típicas de várias regiões do país. A mais antiga das feiras de São Paulo está localizada na Praça da República, desde a década de 50 que ela faz grande sucesso e conta com mais de 600 expositores. Ela funciona aos fins de semana no horário das 9:00 às 17:00h.

Feira de Artesanato em São Paulo

Feira de Artesanato em São Paulo

Além dela, ainda temos a Feira da Praça Princesa Isabel, que está aberta desde 2008, mas o número de artesãos que expõem seu trabalho é menor, em torno de 80, porém, com uma particularidade, nele você pode encontrar materiais artísticos como tintas, molduras, cavaletes e pincéis. Outra feira artesanal muito famosa é a do Bairro da Liberdade, região povoada por descendentes de japoneses, onde você pode encontrar produtos artesanais, comidas típicas, além de acessórios para a confecção de pratos japoneses, como ervas, farinhas, entre outros. Além delas, você pode visitar muitas outras, como a Feira de Arte da Praça Benedito Calixto, a Kantuta que fica na Mooca, com produtos de origem Boliviana, sem contar a Feira de Raridades da Praça Dom Orione, no Bixiga. Todas elas são bons programas familiares, para se comer bem, ver coisa bonita e fazer um passeio diferente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Feira
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de participar da feira de artesanato faço lustres ecologicos

    Nomejoao lima 7 de junho de 2013 23:45 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *