Maiores Teatros do Mundo

O teatro é uma arte milenar, uma das formas mais antigas de entretenimento e cultura. Em todo o mundo existem diversos locais em que as peças são apresentadas. Saiba, a seguir, quais são os maiores e mais impressionantes teatros do mundo.

Maiores Teatros do Mundo

Maiores Teatros do Mundo

Shakespeare’s Globe Theatre (Londres, Inglaterra)

O teatro Globe original foi construído pela companhia de Shakespeare, em 1599, mas foi destruído pelo fogo em 1613. Uma réplica foi construída em 1997 a poucos metros do local original, com base registros históricos para que ficasse o mais fiel possível.

Embora quase idênticos na aparência ao original, a nova estrutura de 857 assentos tem várias características modernas. Uma característica fielmente recriada é o telhado – o novo tem o primeiro e único telhado de colmo permitido em Londres desde o grande incêndio de 1666.

Düsseldorfer Schauspielhaus (Düsseldorf, na Alemanha)

A história deste teatro alemão remonta o ano de 1818, quando o Rei Friedrich Wilhelm II da Prússia presenteou os moradores de Düsseldorf com a construção do local. A versão atual do teatro foi construída na década de 60.

Suas linhas curvas foram projetadas para se parecerem com uma cortina de teatro. O projeto do arquiteto Bernhard Pfau foi escolhido em um grande concurso.

Balboa Theatre (San Diego, nos Estados Unidos)

O Balboa Theatre foi construído em 1924 e nomeado em homenagem ao explorador espanhol Vasco Nuñez de Balboa, o primeiro europeu a descobrir o Oceano Pacífico. A propriedade acabou caindo em desuso, mas em 2002 uma grande restauração começou.

Uma réplica da fachada do teatro, que representa o navio de Vasco, foi criada usando cores originais identificadas a partir de fotografias e foram usadas recriar o projeto de tapeçaria que adornavam as paredes. A reforma do teatro custou cerca de 25 milhões de dólares.

BAM Harvey Theater (Nova York, nos Estados Unidos)

O teatro BAM Harvey abriu em 1904 e era palco para peças de Shakespeare, espetáculos de vaudeville e musicais. Foi transformado em um cinema em 1942, mas, tempos depois, o dançarino Harvey Lichtenstein contratou o arquiteto Hugh Hardy para reformar o interior do local para que ele pudesse funcionar como um teatro novamente.

A Estrutura atual incorporou as colunas originais e o teto manchado de água, dando ao local um estilo greco-romano. A restauração 1987 preservou os detalhes e manteve as associações históricas.

National Noh Theatre (Tóquio, no Japão)

O teatro japonês Noh teatro foi construído em 1983 com madeira de diversos ciprestes de mais de 400 anos. Possui três aberturas e os lugares se espalham na frente do palco em forma de leque.

Apesar dos elementos tradicionais, há muita tecnologia na construção. Cada assento tem um sistema de legendas que pode ser mudado do Japonês para o Inglês apenas com o toque de um botão.

Noh (que significa habilidade ou talento) é uma forma de drama musical tradicional no Japão. As peças deste estilo podem durar um dia inteiro.

Salle Richelieu (Paris, na França)

O Salle Richelieu, também conhecido como o Comédie Française, foi construído no final do ano de 1600. A grande escadaria é forrada com bustos de figuras importantes do passado do teatro. O busto do dramaturgo francês Corneille é um dos mais famosos, devido à crença de que quem tocar nele atrairá boa sorte.

Além de teatro, o local é um museu vivo. Contém objetos, artefatos, pinturas e esculturas de grande interesse para a história do teatro francês, incluindo a poltrona do ator Jean-Baptiste Poquelin, que foi utilizada apenas algumas horas antes de sua morte.

Minack Theatre (Cornualha, no Reino Unido)

O cenário é tão impressionante neste teatro que não é muito difícil se distrair da peça apresentada. Por outro lado, o barulho das ondas dá para as histórias encenadas um toque único.

O teatro foi uma a ideia do falecido Rowena Cade, que permitiu que o seu jardim fosse utilizado por um grupo teatral local. Em 1932, Cade, com a ajuda de seu jardineiro, arrastou várias toneladas de rochas da praia e criou um local aberto ao público. Hoje, há apresentações entre Junho e Setembro, embora o teatro permaneça aberto durante todo o ano para visitação.

State Theatre (Sydney, na Austrália)

O State Theatre de Sydney foi inaugurado em 1928. Ele foi projetado pelo arquiteto australiano Eli White, que se baseou no trabalho do americano John Eberson. O resultado é um local com um estilo que mistura o gótico, o italiano e a arte déco.

O teatro contém o segundo maior lustre no mundo e um órgão Wurlitzer de valor inestimável. É reconhecido pelo National Trust of Australia como uma construção de grande importância histórica e de alta qualidade arquitetônica. Sua preservação é considerada como essencial para a cultura australiana.

Ópera Margrave (Bayreuth, na Alemanha)

Criada em 1745, o Ópera Margrave é considerado pela UNESCO como o melhor teatro barroco da Europa. O palco tem 27 metros de profundidade e foi considerado o maior de toda a Europa até 1871.

Grande parte dos materiais originais permanece no local (incluindo vastas extensões de lona pintada e madeira), juntamente com as estruturas originais, tais como as escadarias individuais que levavam até o camarote privado pertencente ao Margrave de Brandenburg-Bayreut, que encomendou o teatro, e sua esposa. Essas escadas foram concebidas para que o público abaixo pudesse observar o casal caminhando até o seu lugar.

Teatro Amazonas (Manaus, no Brasil)

Não existem muitos teatros localizados no meio da floresta amazônica, e o Teatro Amazonas é certamente o mais espetacular. Foi construído no final do século 19, durante o ciclo da borracha e foi projetado pelo arquiteto italiano Celestial Sacardim.

O trabalho levou 15 anos para ser concluído, em grande parte devido ao fato de que o material foi trazido de várias partes do mundo: as telhas vieram da Alsácia, na França, as escadas e colunas foram feitas de mármore italiano e as paredes de aço vieram de Glasgow, na Escócia. O teatro possui 198 lustres, que também vieram da Itália, e a cúpula central, coberta de 36 mil azulejos pintados nas cores da bandeira nacional do Brasil.

Os teatros existem no mundo há muito tempo, sendo geralmente um lugar muito elegante, bonito e algumas vezes até clássico, com relação a sua arquitetura. Em alguns casos eles passam a ser monumentos e construções históricas de suas cidades, ganhando um caráter ainda mais conservador e interessante. Enquanto algumas cidades contam com pequenos e médios teatros, outras dispõem de um recinto extremamente grande que dão origem aos maiores teatros do mundo. Geralmente o destaque para estes prédios onde foram instalados os teatros vai para a sua arquitetura, que por muitas vezes conta com bastante detalhe em sua parte exterior. Logo a seguir vamos ver algumas fotos de grandes teatros no mundo inteiro, confira cada uma destas maravilhas clássicas:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Teatro
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *