Teatro na Escola, a Arte a Serviço da Educação

A Escola

A escola assume um papel importante, tanto na vida das crianças quanto dos adolescentes. É nela que tanto um quanto o outro formam sua personalidade e aprendem a conviver socialmente, fora do círculo familiar.

Teatro na Escola, a Arte a Serviço da Educação

Teatro na Escola, a Arte a Serviço da Educação

Nesse processo de formação de personalidade, a arte pode ser uma importante ferramenta. Entre as diversas práticas artísticas, o teatro é essencial, até por isso, uma disciplina intitulada “Teatro na Escola” foi incluída nos PCNs de arte em 2001.

O Objetivo

Peças

Peças

O objetivo maior dessa disciplina é o de fazer com que o aluno adquira maior autoconhecimento, o que inclui maior domínio corporal e uma melhor comunicação, trabalhando a expressão corporal e rapidez de raciocínio para se safar em situações que exigem tomada de decisões rápidas. É também por meio do teatro que o professor pode conhecer traços da personalidade do aluno e como se comporta, o que ajuda muito a dar um melhor direcionamento ao seu trabalho pedagógico.

Além disso, a prática teatral auxilia o aluno a desenvolver uma capacidade que terá de desenvolver sua vida toda: a de atuar coletivamente. Há vários tipos de teatro que podem ser utilizados nesse processo educativo, cada um de acordo com a faixa etária envolvida na atividade.

Problemas a Serem Superados

Infantil

Infantil

Há também uma outra maneira de se trabalhar o teatro na escola: a de levar à escola produções de grupos amadores e até profissionais. No entanto, um dos problemas que ocorrem nesse sentido é que muitos desses grupos acabam exagerando no didatismo, o que mostra o quanto conhecem pouco o processo cognitivo da criança. Nesse aspecto, é importante que não se menospreze a inteligência da criança e procure vivenciar o universo dela para gerar uma empatia. Como se vê, trabalhar com crianças e jovens não é para qualquer um. De qualquer forma, quando esta atividade é feita de forma pedagógica, traz muito enriquecimento para a formação dos alunos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Teatro
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *